Esta foi uma pequena experiência que quis fazer aqui no fórum: produzir algo que é comum desta quadra, pelo menos no Hemisfério Norte, e demonstrando todas as alterações. Assim, todo o processo de construção da animação foi gravado para quem quiser reproduzir nos seus blogs e/ou fóruns.
O processo de construção poderá não ter sido o mais perfeito, mas foi certamente o que me senti mais à vontade. Relativamente à neve que está pousada no logotipo, letras e por baixo das letras, esta foi apenas uma aplicação da ferramenta pincel do Gimp, com cor branca e alguns tons de cinza para produzir efeitos de sombra. Ao mesmo tempo, utilizei algumas ferramentas mais avançadas do Gimp para produzir alguma irregularidade natural da neve, nomeadamente flocos de neve com diferentes tamanhos e tons.
Todo o processo de desenho desta parte está demonstrado no vídeo seguinte:
Quanto à animação, eu não utilizei flash. Aliás, recuso-me a usar quando temos atualmente alternativas muito eficazes, nomeadamente o HTML5. No entanto, o HTML5 não é compatível a 100% e portanto resolvi fazer um pequeno gif.
O Gif foi feito totalmente de forma manual. Não sei se existe maneiras de construir algo de forma automática, no entanto, o processo permitiu-me, novamente, criar movimentos irregulares que proporcionam uma naturalidade mais evidente. Pelo menos eu acho que é assim mesmo.
Uma vez que foi tudo feito de forma manual, o vídeo demonstrativo da construção do GIF poderá ser um pouco cansativo. Quem não gostar, recomendo que avance alguns minutos quando eu começar a criar as frames. Após a construção das frames pode-se ver algumas funcionalidades que ativei no Gimp para criar a animação. Por fim, neste mesmo vídeo abaixo, mostro também a aplicação das duas imagens no próprio fórum. Fiz essa aplicação em runtime, através do Google Chrome: