Olá Pontonulo,
ANtes de mais, não há qualquer problema em ter muitos smiles, eu também gosto deles
Sobre programação e o UBuntu, bem, isso não é uma regra que você devia considerar. Volta e meia nos tutoriais apresentamos comandos do terminal pelo simples facto de nós redatores sabermos que se fizer dessa maneira vai dar certo de certeza! Já através de alteração de opções de várias janelas etc etc pode não ocorrer como previsto e depois até pensam que o artigo foi mal redigido.
Na verdade o Ubuntu já foi considerado várias vezes como muito mais simples de utilizar do que o Windows para pessoas que nunca tenham utilizado um computador. E acredite que isso é verdade. Eu próprio senti muitas dificuldades em perceber como o Ubuntu funcionava, porquê? porque queria fazer o que fazia no windows no ubuntu e isso não funciona assim. É como você querer meter uma mudança num carro com mudanças automáticas, a coisa não funciona da mesma maneira!
E sobre a facilidade de aprendizagem de quem nao conhece computadores, basta ver pelos menus do UBuntu: são todos organizados por tipos de aplicações, no caso do windows isso ja nao acontece. Mas não só, como instala uma aplicação no windows? precisa de ir À internet (e possivelmente fazer download de conteúdo pirata que requer serial) e depois tem de instalar numa localização em específico; como é no Ubuntu? simples, diz para instalar determinada aplicação pelo centro de software e ele faz download e instala! Já para não falar de drivers entre muitos outros pormenores.
A verdade é esta: atualmente utilizar o Ubuntu não requer qualquer tipo de conhecimento de programação. No entanto, tenho de admitir, ha uns anos atrás as coisas não eram assim!
E pronto, posto isto, espero que goste da estadia neste espaço e espero vê-lo a participar no fórum, ajudando e apresentando novidades aos utilizadores! Aliás, até pode começar por partilhar o seu ambiente de trabalho aqui:
viewtopic.php?f=30&t=18Abraço