Claudio Novais (22-11-2013, 12:00) escreveu:Se fôssemos por esse caminho então também não fazia sentido ter o Lubuntu, Kubuntu, Xubuntu entre outros!

Basicamente eles disponibilizam serviços, nomeadamente espaço de servidores de alta disponibilidade e depois têm mão de obra gratuita de quem trabalha para estes sabores. Isso é bom para a Canonical, pois vai segurando estas distribuições que podem dar algo mais no futuro para além da publicidade que à priori fazem logo ao Ubuntu. Já para não falar de que eles passam logo a ter controlo sobre o que acontece no sabor. Basta ver o que aconteceu com o Ubuntu Gnome, que anda a receber muita trabalha da canonical.
Como é mais do que óbvio Cláudio!!
Quanto ao Mate e, em relação ao facto de tu gostares tanto da Dash do Unity, no Mint Mate, ao clicares em menu, em baixo à direita aparece a sua própria Dash!
É só escreveres o nome do programa e ele procura enquanto escreves!
É MUITO mais rápido que a Dash do Unity e tem o mesmo princípio!
Retiras os ícones do Desktop e ficas com o ambiente de trabalho completamente desimpedido para o aproveitares ao máximo com aquilo que realmente interessa! Os programas que queres usar!
Quanto ao Global Menu, eu pessoalmente prefiro os menus nos próprios programas, por isso, desinstalei-o no meu Ubuntu e não o uso!
Não vejo diferenças também no Elementary, abres o menu aplicações e até podes escolher a maneira como ele é apresentado!
Tens um "Dash" de procura que te encontra os programas enquanto digitas (também!).
Ainda não consegui perceber qual a diferença para o Unity, tirando o Global Menu.
Até porque na personalização, todos são mais "abertos" que o Ubuntu!
Na velocidade e fluidez, todos são melhores que o Ubuntu.
Na estabilidade, o Mint e o Elementary nunca me deram problemas, ao contrário do Ubuntu!
Até tu te queixas do "peso" e da estética do Ubuntu!
Por isso, não percebo porque o achas melhor em relação aos outros!
Mas percebo a tua "paixão" por ele, pois eu também a tenho!
Mas consigo me aperceber, no meio dessa paixão que, de momento, existem distros melhores em termos de estabilidade, rapidez e beleza do que ele!
Embora esta afirmação seja um pouco contraditória, visto que ambos são baseados no Ubuntu!
Mas como é evidente, trata-se da tua opinião, por isso, é tão válida quanto a de qualquer um.
Só que ainda não consegui entender onde é que o Ubuntu é melhor que o Elementary ou o Mint enquanto distro de uso diário!
Hasta.