
Esta versão incorpora mudanças importantes para o núcleo do ambiente de trabalho Xfce e espero conseguir cumprir uma série de pedidos de longa data.
Entre as atualizações mais notáveis é o localizador de nova aplicação que combina a funcionalidade do appfinder velho e xfrun4. O Painel também tem um novo modo vertical para melhor uso do espaço nos monitores ecrã largo e um plugin para novas ações. Na área das configurações do xfsettings há maior integração das funções rentabilizando os processos em execução. Há também uma reformulação de diálogo de configurações com as categorias e diálogos acopláveis habilitados por padrão. Novidades nas configurações do rato. O Thunar ganhou um layout mais polido para reduzir o uso de espaço e de interação mais ágil com o gerador de miniaturas. Ainda não ficou decidido sobre como mesclar a funcionalidade de desktop no Thunar, em vez disso o Xfdesktop recebeu várias melhorias, incluindo o suporte a um único clique, melhorias na colagem de arquivos. Melhoramentos significativos no código de gerenciamento de energia, o Gerenciador de Janelas agora tem suporte para janelas lado a lado e uma tecla de navegação foi adicionada ao switcher (alternador de ambientes de trabalho).
Outra grande mudança para os usuários é a remoção dos pacotes de documentação do usuário e a introdução de docs.xfce.org. A razão para esta mudança é a contribuição limitada de documentação desde Xfce 4.8, então esperamos que o wiki vai atrair mais colaboradores. Os botões de ajuda na interface ainda funcionam, mas você vai ser convidado para abrir o site de documentação no seu navegador web.
Além disso, desapareceu o xfce-utils. Este conteúdo ou foi removido ou transferido para outros pacotes Xfce. Todas as alterações de dependências e outros estão listados no ChangeLog 4.10pre1. O núcleo Xfce também ganhou um par de novos componentes, porque nós pensamos que eles devem ser integrados como fundamentais para um desktop mínimo: xfce4-power-manager (gerenciamento de energia) tumbler, (geração de miniaturas de componentes Thunar e outros), garcon (biblioteca de menu, já era uma dependência em 4,8), thunar-volman (gerenciador de volume para Thunar).
Claro que quanto a traduções também melhorou muito, graças ao fantástico trabalho das nossas equipas de tradução.
Nós esperamos que você aproveite este lançamento. Por favor, nos dê sua opinião por compartilhar seus pensamentos, blogs, tweeting ou mediante a apresentação de relatórios de bugs. Com a sua ajuda, o XFCE 4.10 será o melhor lançamento de sempre (pelo menos até à 4.12)!
Atenciosamente e obrigado a todos que contribuíram para este lançamento.
http://www.xfce.org/about/news/?post=1333238400