Seria mais ou menos assim, quero montar um servidor web completo com phpmyadmin, tudo atualizado e otimizado a partir de um pacote .deb, clicou, instalou tudo e todas as dependências. Não sei como fazer isso à partir de links ou comandos do apt-get, ficaria até mais fácil usando uma lista de apt-get dentro de um pacote .deb.
Outra coisa que acharia interessante, não descartando o pacote .deb, seria do tipo getdeb, com um clicar do mouse já instalar tudo e todas as dependências, nesse caso eu não achei tutorial nenhum à respeito.
Se souberem de algo do tipo me avisem e me ajudem a construir esse pacote deb, irá ajudar muitos usuários novos, estou fazendo isso mais por eles, já que eu já sei todos os caminhos e arquivos necessários pra montar um servidor LAMP. Quem migra do windows instala num click só, por que não no ubuntu; mint?

Então, estou à disposição, tenho tempo vago pra estudar o assunto, basta alguém enganchar comigo nesse projeto, sabendo como lançar tudo de uma só vez em pacote deb ou gdeb, fica tudo perfeito

Abraços, aguardo ansioso a respostas.