Bem-vindo: Ter, 14 de Maio 2024, 0:41 Pesquisa avançada

Placa de Video nee ATI: Trinity [Radeon HD 7520G]

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Placa de Video nee ATI: Trinity [Radeon HD 7520G]

Mensagempor cristovamvl » Ter, 2 de Abril 2013, 0:09

Boa Noite.
Tenho instalado no meu HP Pavilion G6 Notebook PC a ultima versão do Kubuntu Quantal 12.10. Quando entro nos "Additional Drivers"" para adicionar a placa de vídeo, aparece 2 opções para escolha. Adicionando qualquer uma delas:"Vídeo driver for the ADM graphics accelerators", reiniciando o PC, não entra no modo gráfico com um trabalhão depois para voltar ao normal. Parece que está acontecendo algum conflito no "fgrlx" e fgrlx-update. Alguma sugestão?

cristovamvl
 
Mensagens: 3
Registrado em: 01 Abril, 2013

Re: Placa de Video nee ATI: Trinity [Radeon HD 7520G]

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 2 de Abril 2013, 0:35

@cristovamvl, apesar de alguns utilizadores terem relatado que conseguiram ter placas ATI a funcionarem no Ubuntu 12.10 (nomeadamente o Xterminator que se estiver a ler isto convido-o a participar neste tópico), a maioria deles não conseguiu.

Porquê? Basicamente há dois motivos: o primeiro é que o Ubuntu 12.10 usa algum software demasiado novo que exige que os drivers se adpatem; o segundo motivo é o facto da ATI não se importar quase nada com o bem estar dos seus clientes e por causa disso não cria as adaptações necessárias.

Ela criar até disse que criou, veja aqui, no entanto, a velocidade de desenvolvimento é do pior que pode haver. Sinceramente recomendo vivamente sempre a nunca comprarem material da ATI por causa deste motivo.

Qual a solução? Bom, talvez o Xterminator tenha uma melhor, mas tenho dados aos inúmeros utilizadores a seguinte: se puder instale o Ubuntu 12.04 e depois adicione este repositório. A solução é tremendamente eficaz e muito simples! Pode haver exceções, claro, visto que é material da ATI xD mas a verdade é que é uma solução com uma taxa de sucesso elevada.

Claro está que isto não é uma solução perfeita visto que não está a usar o Ubuntu mais atual, mas infelizmente este é o estado atual que a ATI está a impingir aos seus clientes.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Placa de Video nee ATI: Trinity [Radeon HD 7520G]

Mensagempor cristovamvl » Ter, 2 de Abril 2013, 18:03

Obrigado Claudio pela resposta! Só me resta então esperar uma nova atualização dos Drivers ADM. No site indicado aparece um "Drive Beta" para versões acima do Xorg/Xserver 6.9. O meu é a versão 7.1. Quero nem me arriscar por ser beta! (rs) A solução dada para a instalação 12.04 do Ubuntu seria ideal, mas alguém já testou com essa serie 7.000? Vamos aguardar!
Obrigado mais uma vez!

cristovamvl
 
Mensagens: 3
Registrado em: 01 Abril, 2013

Re: Placa de Video nee ATI: Trinity [Radeon HD 7520G]

Mensagempor Tox » Ter, 2 de Abril 2013, 23:47

meu notebook tbm tem grafica amd e tive problema com isso no Kubuntu e as vezes nem consegui fazer o sistema voltar, a solução era deixar o driver open padrão mesmo.

a unica Distro onde drivers da AMD funcionaram normalmente foi no openSuse 12 com KDE.
Note = Asus F45A = Ubuntu 13.04 64x
PC = 2500k 4,0GHZ - 8GB 1600Mhz - HD 2TB WD - GTX 560 = Ubuntu 13.04 64x + Seven Enterprise 64x
Server = GA-E350N - 4GB 1333Mhz - HD 1TB Samsung = Xubuntu 13.04 64x
Avatar do usuário
Tox
 
Mensagens: 42
Registrado em: 22 Fevereiro, 2013

Re: Placa de Video nee ATI: Trinity [Radeon HD 7520G]

Mensagempor cristovamvl » Qua, 3 de Abril 2013, 0:10

Tem como voltar amigo Tox, mas dá um trabalho fora do comum! Como vc disse, deixo com o "open"padrão. Vamos esperar! Ainda acredito em uma atualização segura!

cristovamvl
 
Mensagens: 3
Registrado em: 01 Abril, 2013


Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes