Bem-vindo: Sex, 26 de Abril 2024, 1:10 Pesquisa avançada

ubuntu 12.04 vs Mate 1.6 [RESOLVIDO]

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

ubuntu 12.04 vs Mate 1.6 [RESOLVIDO]

Mensagempor fsantana » Sáb, 21 de Setembro 2013, 13:05

Tenho o Ubuntu reinstalado de raíz.
É que já fui forçado a algumas reinstalações (a última provocada pela corrupção da base de dados da Central de Software do Ubuntu) que nem o próprio programa conseguiu fazer a recuperação da mesma quando instado a fazê-lo, e eu dar Ok, aquele nunca conseguiu recuperar a referida base de dados, e que me impedia de fazer qualquer instalação fosse ela feita pela C.S.U. ou em alternativa por comando (via terminal) - logo forçado a reinstalar!
Instalei alguns programas adicionais e removi e substituí outros (tais como o Libreoffice pelo Openoffice).
Instalei o Mate para poder usufruir do Gnome2 em vez do Gnome3 (que pessoalmente não aprecio).
Quando faço login tanto posso entrar no ubuntu como no mate.
E assim passo a pôr algumas questões:
Quando estou no ubuntu posso lançar programas que têm suporte no Mate/Gnome2?
E quando estou no Mate/Gnome2 posso também instalar programas (tipo My Unity) que é suportado no Ubuntu?
E também após as inúmeras instalações posso correr em qualquer umas das situações (ubuntu/mate) qualquer programa sem qualquer tipo de incompatibilidade?
É que me aconteceu quando instalei o Gnome2 (mate) fiquei com algumas situações duplicadas nos menus e não sei como proceder porque as opções duplicadas ocupam espaço e podem incompatibilizar-se?
Embora saiba que o ubuntu é um SO, e o Mate um ambiente gráfico.
Se alguém puder esclarecer ficava grato.
Abraço.
Editado pela última vez por fsantana em Qui, 10 de Outubro 2013, 17:52, em um total de 4 vezes.
Avatar do usuário
fsantana
 
Mensagens: 149
Registrado em: 24 Março, 2013
Localização: Almada

Re: ubuntu 12.04 vs Mate 1.6

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 21 de Setembro 2013, 18:24

É assim, a Canonical causa um pouco de confusão aos seus utilizadores, na realidade a sessão que selecciona no ecrã de login, a denominada por Ubuntu, é na realidade o Unity, i.e., um ambiente gráfico. Ora como pode já imaginar, uma aplicação não é por si só dependente apenas do ambiente, apenas requer as bibliotecas instaladas usadas no ambiente, e essas são chamadas quer esteja no ambiente que faz uso delas ou noutro ambiente qualquer.

Vejamos, o VLC é uma aplicação de reprodução de áudio e vídeo, caso não saiba, o VLC tem interface gráfica via Qt, que por sua vez é usado no ambiente gráfico KDE. Ora, ao instalar o VLC no Unity (Ubuntu), ou noutro ambiente qualquer diferente do KDE, apenas terá como requisito instalar as bibliotecas necessárias, que apenas serão chamadas quando abrir o VLC.

Como o que referi face ao VLC, o mesmo acontece com as aplicações Mate e Unity, ambas poderão correr sem problemas numa ou noutra plataforma.

Tenha apenas atenção a um pormenor, se aplicar temas no Mate, veja se o tema possui apenas Gtk2 ou se possui também para Gtk3, porque se apenas tiver suporte para Gtk2, nas aplicações do Mate, as aplicações terão o tema, mas as aplicações Gtk3, terão o aspecto nativo (que não é nada bonito de se ver :facepalm2: ).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal


Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 117 visitantes

cron