Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 10:28 Pesquisa avançada

Mesma /home para duas distros - partição nfts

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Mesma /home para duas distros - partição nfts

Mensagempor Rousseau » Qui, 26 de Setembro 2013, 0:32

Vou formatar o pc (atualmente com o ubuntu 12.04) e ao invés de deixar uma distro, vou ficar com duas - lubuntu e bodhilinux. Minha dúvida é: como usar a partição do meu hd que esta com os arquivos (músicas, textos etc) que usava quando tinha um dual boot com o windows como /home destas outras duas distribuições que vou instalar? Tem como usa-la como /home para as duas distribuições sem formatar a partição? E tem algum problema a partição ser ntfs? (quando particionei ainda não tinha instalado o ubuntu).

P.S: to fugindo do ubuntu por achar o unity pesado para um pc com 1 gb de ram.
"A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável." (eu)

Rousseau
 
Mensagens: 9
Registrado em: 26 Setembro, 2013

Re: Mesma /home para duas distros - partição nfts

Mensagempor nuno_nunes » Qui, 26 de Setembro 2013, 11:17

A partição /home não pode ficar em ntfs tem que ficar ext4
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Mesma /home para duas distros - partição nfts

Mensagempor Rousseau » Qui, 26 de Setembro 2013, 18:17

nuno_nunes (26-09-2013, 11:17) escreveu:A partição /home não pode ficar em ntfs tem que ficar ext4


Era o que eu tinha imaginado. Então não tem jeito de usar a partição sem formatar essa que esta com os arquivos?! Ou tem jeito de mudar o formato sem ter que formatar?

edit: já vi que não tem jeito mesmo, ou zero a partição ou fica em nfts mesmo. Vou instalar as duas distros e continuar usando a partição D: em nfts mesmo, porque tem muito arquivo e o backup vai gastar muito tempo.
"A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável." (eu)

Rousseau
 
Mensagens: 9
Registrado em: 26 Setembro, 2013

Re: Mesma /home para duas distros - partição nfts

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 27 de Setembro 2013, 9:38

O melhor mesmo é arranjar ua maneira de guardar os dados e passar para uma partição ext4. Não só o NTFS seria mais lento como tem algumas características más que fazem eu recomendar o ext4, nomeadamente a questão da desfragmentação.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Mesma /home para duas distros - partição nfts

Mensagempor Rousseau » Sex, 7 de Fevereiro 2014, 21:37

Ainda não tive tempo de fazer o backup dos arquivos e mudar o formato da partição. E a galera aqui em casa sempre usa o pc, e a partição nfts esta com alguns arquivos, textos e trabalhos importantes, e a senha para acessa-lo é, obviamente, a mesma do login. Minha questão é: tem como mudar a senha para o acesso a esses dados, ou tem como criar uma pasta com uma senha separada?
"A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável." (eu)

Rousseau
 
Mensagens: 9
Registrado em: 26 Setembro, 2013

Re: Mesma /home para duas distros - partição nfts

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 9 de Fevereiro 2014, 22:47

Sobre Backups, como sempre recomendo:

Relativamente à troca de senha, não percebi que senha está a perguntar. Mas se copiar os dados para uma drive separada, obviamente que os ficheiros não vão encriptados. Depois volta a trazer os ficheiros. Em todo o caso, garantias é sempre algo positivo, por isso fazer uma cópia completa ao seu sistema (caso tenha espaço) é sempre algo preventivamente bom!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Mesma /home para duas distros - partição nfts

Mensagempor Rousseau » Ter, 11 de Fevereiro 2014, 21:18

Claudio Novais (09-02-2014, 21:47) escreveu:Sobre Backups, como sempre recomendo:

Relativamente à troca de senha, não percebi que senha está a perguntar. Mas se copiar os dados para uma drive separada, obviamente que os ficheiros não vão encriptados. Depois volta a trazer os ficheiros. Em todo o caso, garantias é sempre algo positivo, por isso fazer uma cópia completa ao seu sistema (caso tenha espaço) é sempre algo preventivamente bom!



No começo do tópico fiz a pergunta sobre a partição nfts, como não tive tempo de formatar - estou realmente sem tempo - o pc essa partição ainda continua em nfts e o sistema, obvimente em ext. Queria saber se tem como mudar a senha desse acesso ao nfts, pelo que percebi ele fica como um drive virtual no pc (estou usando o lubuntu 12.04) e para acessa-lo tenho que usar a senha do administrador. Tem como mudar apenas a de acesso a esse drive?

Ficou claro a pergunta agora?
"A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável." (eu)

Rousseau
 
Mensagens: 9
Registrado em: 26 Setembro, 2013


Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 70 visitantes

cron