Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 23:33 Pesquisa avançada

Forçar Aceleração de Hardware em Sites pelo Firefox

Secção dedicada aos browsers: Firefox, Google Chrome, Chromium, Opera e até aos demais desconhecidos. Apresentam-se novidades, extensões, questões, tweaks, tudo sobre estes navegadores! Sendo válido para todas as plataformas, Linux, MacOS e Windows!

Forçar Aceleração de Hardware em Sites pelo Firefox

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 15 de Janeiro 2014, 23:34

Na vídeo aula anterior eu expliquei como forçar a aceleração de hardware no navegador Chrome. Agora explico como fazer o mesmo processo porém com algumas particularidades diferentes no Firefox. O principio é o mesmo, vamos setar a configuração usando o “about:config” no navegador.

Esse precisamos digitar na barra de endereço e pesquisar a o comando que queremos adicionar ou modificar caso ele já exista no navegador. Sempre tendo em mente que qualquer modificação pode dar algum crash no seu navegador, melhorar ou deixar ele lento para tais funcionalidades.

No meu caso e acredito que no seu também, utilizamos só sistema GNU/Linux que o usa o OpenGl e é ai que vamos utilizar uma implementação dele para fazermos a modificação. Confira.



Fonte: Seja Livre


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Forçar Aceleração de Hardware em Sites pelo Firefox

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 16 de Janeiro 2014, 12:49

Boas Nuno, por acaso, tive ontem a ver este artigo assim como o vídeo e adoptei fazer as alterações propostas.

Agora, o meu Firefox Nightly parece mais rápido efectivamente no carregamento das páginas.

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Forçar Aceleração de Hardware em Sites pelo Firefox

Mensagempor Xterminator » Qui, 16 de Janeiro 2014, 18:29

Miguel Fonseca (16-01-2014, 11:49) escreveu:Boas Nuno, por acaso, tive ontem a ver este artigo assim como o vídeo e adoptei fazer as alterações propostas.

Agora, o meu Firefox Nightly parece mais rápido efectivamente no carregamento das páginas.

Hasta.


@Miguel Fonseca, tenho uma dúvida a versão Nightly padrão já esta sendo compilada em GTK3?
Pois hoje ví o anúncio que o Fedora já tem repositórios para testes com a versão GTK3 http://worldofgnome.org/firefoxgtk3-fed ... available/, então peço que dê uma olhada em about:buildconfig
basta verificar qual toolkit está sendo utilizado na compilação em Configure Arguments.

Build tools
Compiler Version Compiler flags
gcc gcc version 4.7.2 20121109 (Red Hat 4.7.2-8) (GCC) -Wall -Wpointer-arith -Wdeclaration-after-statement -Werror=return-type -Wtype-limits -Wempty-body -Wsign-compare -Wno-unused -Wcast-align -O2 -g -pipe -Wp,-D_FORTIFY_SOURCE=2 -fexceptions -fstack-protector --param=ssp-buffer-size=4 -m64 -mtune=generic -Wformat-security -Wformat -Werror=format-security -std=gnu99 -fgnu89-inline -fno-strict-aliasing -ffunction-sections -fdata-sections -fno-math-errno -pthread -pipe
c++ gcc version 4.7.2 20121109 (Red Hat 4.7.2-8) (GCC) -Wall -Wpointer-arith -Woverloaded-virtual -Werror=return-type -Wtype-limits -Wempty-body -Wsign-compare -Wno-invalid-offsetof -Wcast-align -O2 -g -pipe -Wp,-D_FORTIFY_SOURCE=2 -fexceptions -fstack-protector --param=ssp-buffer-size=4 -m64 -mtune=generic -Wformat-security -Wformat -Werror=format-security -fno-exceptions -fno-strict-aliasing -fno-rtti -ffunction-sections -fdata-sections -fno-exceptions -fno-math-errno -std=gnu++0x -pthread -pipe -DNDEBUG -DTRIMMED -g -Os -freorder-blocks -fomit-frame-pointer
Configure arguments

--enable-application=browser --prefix=/usr --libdir=/usr/lib64 --with-system-jpeg --with-system-zlib --with-system-bz2 --enable-system-hunspell --with-pthreads --disable-strip --disable-tests --disable-mochitest --disable-installer --enable-xinerama --disable-xprint --disable-strip --enable-system-cairo --enable-pango --enable-svg --enable-canvas --disable-javaxpcom --enable-startup-notification --enable-safe-browsing --enable-extensions=default --enable-libnotify --disable-necko-wifi --enable-startup-notification --disable-cpp-exceptions --enable-shared-js --disable-updater --enable-url-classifier --enable-gio --disable-gnomevfs --enable-chrome-format=omni --enable-pulseaudio --enable-gstreamer --without-system-nspr --without-system-nss --disable-system-sqlite --enable-system-cairo --disable-debug --enable-optimize --without-system-libvpx --disable-crashreporter --enable-default-toolkit=cairo-gtk3


Que aliás fez meu dia valer a pena ;-) pois agora o firefox fica perfeito com o tema Adwaita.








Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Re: Forçar Aceleração de Hardware em Sites pelo Firefox

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 17 de Janeiro 2014, 4:16

Boas Xterminator, eu também havia visto a noticia que referiste, mas, por enquanto, só para o Fedora e em fase de testes.

Eu estou a utilizar a versão Nightly mais actual, visto que não uso o PPA, mas sim a versão que se actualiza com os Dailys da Mozilla.

Para instalá-lo, à parte do Firefox normal, sem conflitos e alterações entre os dois, utilizei este procedimento:

http://rhoconlinux.wordpress.com/2013/11/22/como-instalar-firefox-nightly-sin-que-rompa-las-bolas-p/

Tendo o cuidado de alterar o script, para que "baixasse" a versão PT-pt em vez da espanhola.

Mas fica aqui o que pediste em relação ao about:buildconfig do meu Firefox Nightly, versão 29.0a1 de 16-01-2014:

about:buildconfig
Build Machine

bld-linux64-ec2-011
Source

Built from http://hg.mozilla.org/mozilla-central/rev/324e2cba1029
Build platform
target
x86_64-unknown-linux-gnu
Build tools
Compiler Version Compiler flags
/usr/bin/ccache /tools/gcc-4.7.3-0moz1/bin/gcc gcc version 4.7.3 (GCC) -Wall -Wpointer-arith -Wdeclaration-after-statement -Werror=return-type -Wtype-limits -Wempty-body -Wsign-compare -Wno-unused -Wcast-align -Wno-error=uninitialized -Wno-error=maybe-uninitialized -Wno-error=deprecated-declarations -std=gnu99 -fgnu89-inline -fno-strict-aliasing -ffunction-sections -fdata-sections -fno-math-errno -pthread -pipe
/usr/bin/ccache /tools/gcc-4.7.3-0moz1/bin/g++ gcc version 4.7.3 (GCC) -Wall -Wpointer-arith -Woverloaded-virtual -Werror=return-type -Wtype-limits -Wempty-body -Wsign-compare -Wno-invalid-offsetof -Wcast-align -Wno-error=uninitialized -Wno-error=maybe-uninitialized -Wno-error=deprecated-declarations -fno-exceptions -fno-strict-aliasing -fno-rtti -ffunction-sections -fdata-sections -fno-exceptions -fno-math-errno -std=gnu++0x -pthread -pipe -DNDEBUG -DTRIMMED -g -fprofile-use -fprofile-correction -Wcoverage-mismatch -O3 -fno-omit-frame-pointer
Configure arguments

--enable-update-channel=nightly --enable-update-packaging --with-google-api-keyfile=/builds/gapi.data --enable-crashreporter --enable-release --enable-elf-hack --enable-stdcxx-compat --enable-warnings-as-errors --enable-signmar --enable-profiling --disable-elf-hack --enable-js-diagnostics --with-ccache=/usr/bin/ccache


Também eu, no Manjaro, estou a utilizar o tema Adwaita e, embora ainda não seja utilizado o GTK3, o tema acenta bem.







Mas, com o GTK3, ficaria BEM MELHOR!!

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Forçar Aceleração de Hardware em Sites pelo Firefox

Mensagempor Xterminator » Sex, 17 de Janeiro 2014, 16:17

Miguel Fonseca (17-01-2014, 3:16) escreveu:Boas Xterminator, eu também havia visto a noticia que referiste, mas, por enquanto, só para o Fedora e em fase de testes.

Eu estou a utilizar a versão Nightly mais actual, visto que não uso o PPA, mas sim a versão que se actualiza com os Dailys da Mozilla.


Opa obrigado pela informação, é uma pena pois por enquanto quer quiser utilizar em outras distro como o Ubuntu, terá que aguardar ou compilar.
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Re: Forçar Aceleração de Hardware em Sites pelo Firefox

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 17 de Janeiro 2014, 16:57

O caricato desta nova versão (e talvez das outras) é que é necessário uma imensidão de espaço no disco para realizar a compilação. Pelo menos foi o que Alex Diavatis, escritor do woGue afirmou, quando disse que aparentemente 5GB de espaço não era suficientes.

Sinceramente acho que deve ter havido algum bug estranho na compilação, no entanto, nunca se sabe, visto que o Firefox é uma aplicação bastante complexa.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Forçar Aceleração de Hardware em Sites pelo Firefox

Mensagempor Xterminator » Sex, 17 de Janeiro 2014, 20:27

Claudio Novais (17-01-2014, 15:57) escreveu:O caricato desta nova versão (e talvez das outras) é que é necessário uma imensidão de espaço no disco para realizar a compilação. Pelo menos foi o que Alex Diavatis, escritor do woGue afirmou, quando disse que aparentemente 5GB de espaço não era suficientes.

Sinceramente acho que deve ter havido algum bug estranho na compilação, no entanto, nunca se sabe, visto que o Firefox é uma aplicação bastante complexa.


Eu nunca tive problemas de compilação por falta de espaço, pois compilo programas em minha partição /home que tem espaço de sobra, mas aqui diz o seguinte.
https://developer.mozilla.org/en-US/doc ... requisites
Hardware
2G RAM with lots of available swap space. Additional RAM will significantly decrease build time.
For debug builds: at least 8 GB free disk space
For optimized builds: at least 1 GB free disk space (6 GB recommended)


Creio queo espaço necessário vai depender das flags e otimizações passados ao compilador.
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil



Voltar para Browsers - Navegadores de Internet

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes