
Devido a ser um site de hospedagem de arquivos o MegaUpload (fechado pelo FBI em 19 de janeiro de 2012) não tinha apenas arquivos que iam contra a lei, existiam arquivos pessoais, de própria autoria do usuário, apenas para divulgação ou distribuição gratuita para os internautas. Com base nisto usuários que ficaram sem acesso aos seus arquivos estudam formas de poder processar o FBI (departamento de investigações federais dos EUA).
Vários Grupos de Partidos Piratas ao redor do mundo estão a frente desta manifestação, com sua liderança por um grupo situado na Califórnia – EUA. Segundo sua filosofia “Esta iniciativa é um ponto de partida para ajudar usuários de internet legítimos a se defenderem de abusos legais promovidos por aqueles que desejam trancar materiais culturais de forma agressiva para seu próprio ganho financeiro”. Esses grupos estão atualmente recrutando usuários de MegaUpload que foram lesados. A medida drástica de fechamento do site e caça de seus fundadores e colaboradores, mobilizou usuários do mundo todo, portanto se esta medida for aderida por muitos usuários ao redor do mundo poderá ocorrer uma reviravolta nos planos de ação do governo americano.
Uma possível solução para o caso é retornar o site ao ar apenas com os arquivos sem direitos autorais, ou com direitos autorais já pagos e o ressarcimento por danos aos usuários lesionados.
A mobilização mundial quanto a paralisação das atividades do MegaUpload, que era um dos maiores sites de compartilhamento de arquivo, já era esperada pelo FBI, agora resta saber o que o governo americano fará a respeito.