

ReactOS agora suporta mais drivers de rede, Wi-Fi e temas do Windows XP
Por Marcos Elias Picão
Um projeto ambicioso com um tom que parece utópico, mas razoavelmente funcional: ReactOS. Depois de um bom tempo sem novidades, chegou a versão 0.3.14 com muitas atualizações importantes.
Agora com suporte a temas! Desenvolvido ativamente no ano passado
Agora com suporte a temas! Desenvolvido ativamente no ano passado
Muitos já conhecem o ReactOS, mesmo que de longe, só de ouvir falar ou ter lido alguma coisa sobre. Ele tenta recriar o sistema do Windows de forma aberta e livre. Dá para imaginar algo próximo ao que o Wine faz, só que mais ambicioso ainda: ele recria o próprio sistema operacional. Em vez de rodar aplicativos do Windows dentro do Linux ou Mac como o Wine faz, o ReactOS é um sistema operacional completo que se comporta como o Windows.
Mesmo usando códigos do Wine (o ReactOS é open source, GPL com partes LGPL) o desenvolvimento é muito difícil, visto que o Windows é proprietário. Ele mantém compatibilidade com programas feitos para Windows 2000 e XP, com algumas limitações dependendo do estado de desenvolvimento. Recursos das novas versões do Windows podem ser implementados aos poucos, mas nem mesmo um nível de compatibilidade completo com o Windows 2000 ele tem. Apesar de tudo, os desenvolvedores não desistem

Tela do instalador
Na nova versão 0.3.14 muita coisa acumulada foi lançada, incluindo grandes novidades no sistema de rede. Um novo driver TCP/IP oferece uma solução mais próxima do que seria esperado de um sistema operacional de verdade, com boa velocidade e estabilidade. Isso permite que programas que fazem uso intensivo da rede possam ser usados sem grandes dores de cabeça, como clientes de torrents, por exemplo.
A compatibilidade com drivers de rede feitos para o Windows NT 5.1 (XP) também ficou bem melhor. Exceto por problemas com instaladores específicos ou incompatíveis, boa parte dos drivers de rede feitos para Windows XP devem funcionar com o ReactOS agora.
Uma coisa merece destaque, especialmente em notebooks (se bem que é raro usar o ReactOS pra valer no estado atual): o suporte a redes sem fio. Se os drivers forem compatíveis ele pode se conectar a redes abertas e também WEP.
Na parte visível diretamente aos usuários também há uma grande novidade. Até então o ReactOS só tinha o estilo de janelas padrão do Windows 9x/Me/2000. Agora ele suporta temas do Windows XP/2003, podendo ficar com o visual bem mais agradável. Os temas podem ser baixados e instalados basicamente da mesma forma que eram no Windows (com uma vantagem: não é necessário crackear o uxtheme.dll :P)
Há muitos outros bugs corrigidos, centenas deles. Os aprimoramentos técnicos na parte de gestão de memória, infraestrutura de rede e ACPI são visíveis.
Veja mais sobre esta versão nesta página. Os links de download estão no site http://www.reactos.org. Há uma imagem pronta para VMware, também um liveCD de uso geral e um CD com o instalador. O instalador tem alguns problemas no suporte a partições, sendo bem exigente, mas num ambiente de testes não há o que temer.
O ReactOS é interessante pois um dia, quem sabe, poderá substituir o Windows em alguns cenários. Empresas, talvez. Onde o custo de licenciamento fica muito caro, e muitas vezes poucos programas específicos precisam ficar rodando. Se esses programas rodam no Windows 2000 ou XP e não dependem de componentes posteriores (como algumas versões do .NET Framework) é bem provável que eles já funcionem no ReactOS inclusive em seu estágio atual.
Uma coisa interessante é que ele não se limita à experiência do Windows 2000/XP. Ele tenta trazer recursos novos e atuais não existentes no Windows, como uma central de programas:
Um outro destaque recém conquistado foi a compatibilidade com o compilador da Microsoft (MSVC), permitindo compilar o ReactOS com as ferramentas existentes para Windows - o mais polular para compilá-lo era o famoso GCC.
Indepentente de qualquer coisa, o uso do ReactOS no estado atual não é recomendado. Muitos programas podem fazer o sistema todo travar. E a tela azul da morte para erros de hardware ou drivers também está presente. Para entusiastas de sistemas operacionais é uma boa, mas realmente não tem como ser levado a sério na substituição do Windows a curto (e talvez médio) prazo.
Relacionados Escovação de bits e ReactOS
Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins





Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!