Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 9:53 Pesquisa avançada

Ubuntu com DirectX 3D?

Esta secção é dirigida a todo o tipo de conversas que não se enquadrem nas secções acima. São proibidas conversas com teor racista, religioso, político, pornográfico, violento entre outros semelhantes.

Ubuntu com DirectX 3D?

Mensagempor Emanuel A. Leite » Sex, 19 de Abril 2013, 22:47

Pessoal,

Haverá algum Ubuntu que vem já a ser incluído o Direct X? No meu sistema antigo, eu rodava um jogo normal, entre 60 a 100 FPS, que era o Red Eclipse, aqui estou rodando a 30 FPS, principalmente qual sai efeitos de luz, entre outros (todos os gráficos estavam no mínimo). Poucas vezes chega a 60 mas mesmo assim no fixa, ele diminui muito. Para jogar online até que é bonzinho com o Ubuntu, mas para a questão de FPS, está difícil.

Vi notícias dizendo que o Ubuntu usa OpenGL e nessa nova versão que tenho, 12.10 ouve um melhoramento de sua Engine (motor). Mas mesmo assim está difícil.

Alguma solução para melhorar o desempenho de FPS no Ubuntu em jogos? :|
Utilizando: Ubuntu 12.10 32-Bits i386
-----------------------------------------------------------

Emanuel A. Leite
 
Mensagens: 30
Registrado em: 13 Abril, 2013

Re: Ubuntu com DirectX 3D?

Mensagempor nuno_nunes » Sex, 19 de Abril 2013, 22:57

Qual é a placa grafica que tens no teu ubuntu
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Ubuntu com DirectX 3D?

Mensagempor Emanuel A. Leite » Sex, 19 de Abril 2013, 23:02

nuno_nunes (19-04-2013, 21:57) escreveu:Qual é a placa grafica que tens no teu ubuntu


Placa gráfica? Não sei dizer.

Eu uso um notebook, tem placa de vídeo on-board Intel HD Graphics 2000, o processador também ajuda muito quanto a questão dos frames (FPS). Mas isso no meu antigo sistema (Windows) funcionava perfeitamente, mas no Ubuntu, parece que usa OpenGL, mas também não sei se o Red Eclipse usa Direct X, não sei.

Eu só gostaria de saber como posso melhorar meu desempenho com jogos no Ubuntu. :(
Utilizando: Ubuntu 12.10 32-Bits i386
-----------------------------------------------------------

Emanuel A. Leite
 
Mensagens: 30
Registrado em: 13 Abril, 2013

Re: Ubuntu com DirectX 3D?

Mensagempor nuno_nunes » Sex, 19 de Abril 2013, 23:57

O Red Eclipse também há uma versão para linux e não é preciso usar o wine aqui: http://www.redeclipse.net

Available for Windows, GNU/Linux, BSD, and OSXParkour, impulse boosts, dashing, and other tricksFavourite game modes with an array of mutators and variablesBuiltin editor lets you create your own maps cooperatively online
Editado pela última vez por nuno_nunes em Sáb, 20 de Abril 2013, 0:03, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Ubuntu com DirectX 3D?

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 19 de Abril 2013, 23:59

DirectX é usado em Windows. Apesar de poder ser emulado (acho eu) no Ubuntu você tem de usar o OpenGL e não procurar usar o DirectX. Sobre o seu problema, não sei como é desenvolvido o Red Eclipse e não sei se funciona melhor no Windows.

O que sei é que há jogos em OpenGl também para Windows e que funcionam igual ou melhor do que com directX. Exemplo disso são os inúmeros jogos do Steam.

Em todo o caso, de uma placa Intel nunca se pode esperar muito. Ela é onboard, logo a performance está muito condicionada pois o processador é que tem de ajudar. Mesmo assim experimente seguir este artigo (se ainda não seguiu):
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Ubuntu com DirectX 3D?

Mensagempor nuno_nunes » Sáb, 20 de Abril 2013, 0:04

Use este PPA para 12.04 e 12.10

sudo add-apt-repository ppa:arand/redeclipse
sudo apt-get update
sudo apt-get install redeclipse


Quem tiver a versão 13.04

Basta ver fazer o seguinte comando
sudo apt-get install redeclipse


Mais info:
https://launchpad.net/~arand/+archive/redeclipse e http://sourceforge.net/apps/mediawiki/r ... _.26_12.10
Espero ter ajudado no seu problema
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Ubuntu com DirectX 3D?

Mensagempor Emanuel A. Leite » Sáb, 20 de Abril 2013, 21:37

Claudio Novais (19-04-2013, 22:59) escreveu:DirectX é usado em Windows. Apesar de poder ser emulado (acho eu) no Ubuntu você tem de usar o OpenGL e não procurar usar o DirectX. Sobre o seu problema, não sei como é desenvolvido o Red Eclipse e não sei se funciona melhor no Windows.

O que sei é que há jogos em OpenGl também para Windows e que funcionam igual ou melhor do que com directX. Exemplo disso são os inúmeros jogos do Steam.

Em todo o caso, de uma placa Intel nunca se pode esperar muito. Ela é onboard, logo a performance está muito condicionada pois o processador é que tem de ajudar. Mesmo assim experimente seguir este artigo (se ainda não seguiu):


Eu entendo... :/ Mas obrigado. :)

nuno_nunes escreveu:Use este PPA para 12.04 e 12.10

sudo add-apt-repository ppa:arand/redeclipse
sudo apt-get update
sudo apt-get install redeclipse


Quem tiver a versão 13.04

Basta ver fazer o seguinte comando
sudo apt-get install redeclipse


Mais info:
https://launchpad.net/~arand/+archive/redeclipse e http://sourceforge.net/apps/mediawiki/r ... _.26_12.10
Espero ter ajudado no seu problema


Valeu nuno, MAS eu tenho ele instalado através de um outro aplicativo chamado Desura.

------------

O OpenGL ou outra configuração não limita o FPS não, sim? 8|
Utilizando: Ubuntu 12.10 32-Bits i386
-----------------------------------------------------------

Emanuel A. Leite
 
Mensagens: 30
Registrado em: 13 Abril, 2013

Re: Ubuntu com DirectX 3D?

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 20 de Abril 2013, 22:16

Emanuel A. Leite (20-04-2013, 20:37) escreveu:O OpenGL ou outra configuração não limita o FPS não, sim? 8|

O FPS é limitado pela gráfica, não pelo OpenGL em si. Agora depende da quantidade de informação que este passa para o GPU processar! Se a aplicação que faz uso das bibliotecas do OpenGL e/ou do DirectX não estiver optimizada, é claro que vai encher o GPU e o número de FPS vai diminuir, mas em todo o caso, vai depender do seu hardware!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Ubuntu com DirectX 3D?

Mensagempor Emanuel A. Leite » Sáb, 20 de Abril 2013, 22:37

Luis Cardoso (20-04-2013, 21:16) escreveu:
Emanuel A. Leite (20-04-2013, 20:37) escreveu:O OpenGL ou outra configuração não limita o FPS não, sim? 8|

O FPS é limitado pela gráfica, não pelo OpenGL em si. Agora depende da quantidade de informação que este passa para o GPU processar! Se a aplicação que faz uso das bibliotecas do OpenGL e/ou do DirectX não estiver optimizada, é claro que vai encher o GPU e o número de FPS vai diminuir, mas em todo o caso, vai depender do seu hardware!


Se eu tivesse um sistema de 64-Bits faria diferença?
Utilizando: Ubuntu 12.10 32-Bits i386
-----------------------------------------------------------

Emanuel A. Leite
 
Mensagens: 30
Registrado em: 13 Abril, 2013

Re: Ubuntu com DirectX 3D?

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 20 de Abril 2013, 23:43

Emanuel A. Leite (20-04-2013, 21:37) escreveu:
Luis Cardoso (20-04-2013, 21:16) escreveu:
Emanuel A. Leite (20-04-2013, 20:37) escreveu:O OpenGL ou outra configuração não limita o FPS não, sim? 8|

O FPS é limitado pela gráfica, não pelo OpenGL em si. Agora depende da quantidade de informação que este passa para o GPU processar! Se a aplicação que faz uso das bibliotecas do OpenGL e/ou do DirectX não estiver optimizada, é claro que vai encher o GPU e o número de FPS vai diminuir, mas em todo o caso, vai depender do seu hardware!


Se eu tivesse um sistema de 64-Bits faria diferença?

Depende da qualidade do seu driver? Já aconteceu haver melhorias ou não, entre a troca de 32 para 64 ou vice-versa! E para lhe dizer a verdade, também depende do restante hardware que o fabricante lhe colocou, isto também tem de ser levado em conta! Por vezes o fabricante do PC apenas se preocupa com um ou outro, logo se foi projectado para receber um SO de 32 bit, pode haver problemas de compatibilidade entre hardware se instalar um de 64 bit. Todos estes problemas de incompatibilidade, irão resultar num mau desempenho, em aquecimento a mais e, no caso de portáteis, numa diminuição da duração da bateria!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Próximo

Voltar para Seja livre e converse! [OFF-TOPIC]

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 143 visitantes