Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 2:47 Pesquisa avançada

Qual é o melhor substituto para o Windows XP?

Esta secção é dirigida a todo o tipo de conversas que não se enquadrem nas secções acima. São proibidas conversas com teor racista, religioso, político, pornográfico, violento entre outros semelhantes.

Qual é o melhor substituto para o Windows XP?

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 6 de Novembro 2013, 19:05

Máquinas antigas vão ficar órfãs de sistemas operacionais?

A Microsoft vem falando um tempinho já que vai aposentar o Windows mais bem sucedido de todos os tempos, o Windows XP ainda está em muitos lares e principalmente empresas, porém, em abril do ano que vem o XP encerra o seu suporte de vez ( Pelo menos é o que dizem).

A Microsoft alertou hoje também às pessoas do perigo de continuar usando o Windows XP, por conta da falta de atualizações de segurança o computador poderia se tornar um receptáculo de vírus, recomendando que os usuários migrassem, claro, para versões mais recentes do Windows, como o Seven ou o 8.1.

Atualizar é a única solução?




Claro que atualizar o hardwares da máquinas não iria fazer mal algum, o problema é o investimento, comprar hardwares novos, comprar novas licenças do Windows pode gerar muito custo mesmo!
Nesse âmbito é uma boa oportunidade para as distros Linux reviverem esse PC mais antigo trazendo-lhes mais versatilidade e segurança.

Podemos levar em consideração que investir no treinamento de funcionários para usar um novo sistema é mais barato do que investir em comprar tudo novo.

Vamos usar Linux então mas o Ubuntu não!




Distribuições como o Ubuntu que usa o Unity e outras distros que usam o Gnome Shell, Cinnamon e KDE querendo ou não são mais recomendadas para computadores mais recentes, com pelo menos 2 GB de memória e a clientela que o XP atende são computadores com CPUs de baixa capacidade e pouca memória, 1GB às vezes menos.

Felizmente no Linux podemos instalar qualquer interface gráfica que queiramos, porém algumas simplesmente são inconvenientes para o uso comum, o que nos traz especificamente a duas interfaces que são semelhantes ao velho XP e tem bom desempenho em hardware antigo, LXDE e XFCE, considero o Razor-QT um pouco imaturo ainda.

Porém, dentre ambas, LXDE e XFCE a que tem o desktop mais completo ainda é o XFCE, agora vamos fazer algumas "contas", ambiente leve e completo=XFCE, agora precisamos de fácil acesso a programas e suporte ( pelo menos da comunidade )= Ubuntu, ou seja XFCE+Ubuntu=Xubuntu.

Seria então o Xubuntu a melhor escolha?




Quase mas não, o Xubuntu é muito bom mas tem um pequeno detalhe, o Menu e a Interface, usuários do Windows XP estão acostumados a navegar por menus para encontrar aplicativos, mas a verdade é que isso cansa e a maioria acaba colocando todos em atalhos na barra de tarefas ou na área de trabalho mesmo, por padrão o menu do Xubuntu também tem este estilo de navegação por categorias mas a situação pode ser melhorada com o Whisker Menu, que é um menu mais inteligente que proporciona uma experiência semelhante ao menu iniciar do Windows 7.



Mesmo assim a organização do XFCE lembra mais a do Mac OS do que a do Windows, claro, nada que um pouco de personalização não dê jeito mas e que tal o Linux Mint XFCE?



Linux Mint XFCE já vem com o Whisker Menu por padrão além de vir já pronto para o uso com todos os codecs e sistema personalizado que lembro o visual "Windows de ser", portanto a melhor opção para você colocar aquele PC antigo para trabalhar com bom requinte visual e bons recursos.

O que você acha? Qual o melhor sistema para substituir o Windows XP?

Fonte: DioLinux


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Qual é o melhor substituto para o Windows XP?

Mensagempor abdo » Qua, 6 de Novembro 2013, 19:44

Linux Mint XFCE já vem com o Whisker Menu por padrão além de vir já pronto para o uso com todos os codecs e sistema personalizado que lembro o visual "Windows de ser", portanto a melhor opção para você colocar aquele PC antigo para trabalhar com bom requinte visual e bons recursos.

Uma alternativa neste caso então pode ser o Makulu Linux, baseado no Debian, tem o whisker Menu por padrão e roda bem em maquina antigas com 1 Gb de ram nas quais as versões superiores ao Ubuntu 12.04 (e família, incluindo aí os Mints atuais) já não rodam...
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
Avatar do usuário
abdo
 
Mensagens: 696
Registrado em: 08 Abril, 2012
Localização: João Pessoa - PB- Brasil

Re: Qual é o melhor substituto para o Windows XP?

Mensagempor hailton » Qua, 6 de Novembro 2013, 19:57

Windows 98 -> Linux com LXDE
Windows XP -> Linux com XFCE

hailton
 
Mensagens: 174
Registrado em: 02 Setembro, 2013

Re: Qual é o melhor substituto para o Windows XP?

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 6 de Novembro 2013, 20:00

Aliás, para algumas máquinas, distros baseadas em Ubuntu estão fora de questão, já que algumas delas se dão mal com o Kernel-PAE... Por isso, sugeria uma com base em Debian, senão mesmo o próprio Debian!



hailton escreveu:Windows 98 > Linux com LXDE
Windows XP > Linux com XFCE

Isso é com o tema que o acompanha, certo?
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Qual é o melhor substituto para o Windows XP?

Mensagempor Miguel Fonseca » Qua, 6 de Novembro 2013, 20:55

Boas, para algo "quase" idêntico ao Windows, aconselho-vos a dar uma olhada a este:

Zorin OS

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Qual é o melhor substituto para o Windows XP?

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 6 de Novembro 2013, 22:56

Sinceramente acho que o melhor para quem não conhece o Linux, é escolher uma distribuição baseada em Ubuntu. Acredito que o Ubuntu não seja a melhor solução para esses casos pois o hardware é limitado. Mas baseado no Ubuntu, na minha opinião, é uma solução mais viável! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Qual é o melhor substituto para o Windows XP?

Mensagempor abdo » Qua, 6 de Novembro 2013, 23:09

Claudio Novais (06-11-2013, 21:56) escreveu:Sinceramente acho que o melhor para quem não conhece o Linux, é escolher uma distribuição baseada em Ubuntu. Acredito que o Ubuntu não seja a melhor solução para esses casos pois o hardware é limitado. Mas baseado no Ubuntu, na minha opinião, é uma solução mais viável! ;)


Boas Claudio

Como você disse nesse caso de hardware mais fraco o Ubuntu acaba não sendo viável, mas a verdade é que o Ubuntu está perdendo o espaço que ele conquistou um dia...

Veja que as distros baseadas no Ubuntu acabam carregando o peso excessivo dele, veja que o Mint já tem uma versão baseada no Debian que já vem quase pronta pra uso, esta outra que eu vi agora, o Makulu, é baseado no Debian, vem com o XFCE, com codecs e com este whisker menu, rodando em hardware antigo...

E aí este pessoal do XP migra pro linux por falta de hardware para rodar os windows novos, se acostuma e depois quando tiver um hardware melhor acabará continuando nestas distros, pois não terá a paciência de ficar trocando de distro sem contar que o Ubuntu esta caminhando para ser um Linux a parte, com seu Unity, seu Mir e com suas ideias de exclusividade, ou seja, o Ubuntu acabará sendo uma Grife para os que tem máquinas mais parrudas...

De qualquer modo o Ubuntu terá o mérito de ter trazido uma legião de utilizadores para o Linux, mas muitos continuarão sendo utilizadores do linux e apenas uma pequena fatia será UbuntuUser.

Minha modesta opinião...
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
Avatar do usuário
abdo
 
Mensagens: 696
Registrado em: 08 Abril, 2012
Localização: João Pessoa - PB- Brasil

Re: Qual é o melhor substituto para o Windows XP?

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 6 de Novembro 2013, 23:27

Sinceramente apesar dos muitos "problemas" e opiniões que não gosto de ver no Ubuntu, a verdade é que eu também não gostava do Unity e agora adoro-o. E nem toquei no Ubuntu 11.04 por esse motivo. Hoje em dia, não encontro algo tão bom em termos de produtividade.

Sobre o Ubuntu perder terreno, acho que está muito longe disso. Acredito que os "power users" sim, estão a fugir do Ubuntu. No entanto, por cada power user que sai 5 ou 10 chega ao linux pelo Ubuntu. Por isso, acho que o Ubuntu continua a crescer e mais que outras distros.

Esta ideia de o Ubuntu estar a perder terreno veio erradamente de um site chamado distrowatch que teve uma excelente campanha publicitária. Para além disso, para os "power users", como eu e você e muitos outros aqui do fórum, tendemos a olhar dessa maneira tal como o pessoal ferrenho do Slackware e afins sempre pensou sobre o Ubuntu desde o início praticamente. E agora ele é o que é!

Com isto não estou a dizer que o Ubuntu é o melhor que pode haver e não vai acabar. Longe disso. No entanto, acho que há uma ideia muita errada sobre a globalidade dele.

Com isto não estou a dizer que o Ubuntu tem só coisas boas, até pelo contrário, não gosto da lentidão do Unity, não gosto do que está para vir em relação ao MIR, não gosto da divisão entre Unity e Gnome-Shell (preferia um Unity como um add-on do Gnome-Shell), não gosto dos problemas de privacidade, não gosto de só ver novidades no Ubuntu desktop vindas do projeto Gnome e pouco da Canonical.

Para além disso, tenho a clara opinião de que o Unity é impossível para computadores com mais de 6 anos. Por muito que digam o contrário, só o "masoquismo digital" poderá explicar alguém com computadores antigos que goste do Unity.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Qual é o melhor substituto para o Windows XP?

Mensagempor abdo » Qua, 6 de Novembro 2013, 23:45

Claudio

Estou longe de ser um "power user" sou um usuário mediano que gosta do Linux, e quando eu digo que o Ubuntu está perdendo terreno não é baseado no Distrowatch, que eu sempre acompanho para ver os lançamentos das diversas distros, e se observarem bem o Ubuntu com seus sabores ainda é a distro mais procurada do site, acontece que lá tem Ubuntu, lá tem Xubuntu, lá tem Lubuntu, Kubuntu, Ubuntu-Gnome e cada um deles como uma distro totalmente independente, enquanto todos os sabores do Mint estão agrupados, assim como os do Fedora etc...

Mas a minha visão de que o ubuntu está perdendo usuários vem do peso que o Ubuntu vem acumulando ao longo das suas versões tornando ele inviável para, não apenas hardware mais antigo como você disse, mas também para hardwares novos porem com baixo poder de processamento, como é o caso desta minha máquina atual, que roda bem os Debian mas se arrasta para rodar o Ubuntu-Gnome 13.04, nem arrisquei a atualizar ainda para o 13.10.

Alem da politica da Canonical em querer a todo custo diferenciar o Ubuntu dos Linux, exemplo maior o Ubuntu-One que tem cliente para Windows mas não tem sequer cliente para linux, apenas para o próprio Ubuntu.
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
Avatar do usuário
abdo
 
Mensagens: 696
Registrado em: 08 Abril, 2012
Localização: João Pessoa - PB- Brasil

Re: Qual é o melhor substituto para o Windows XP?

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 7 de Novembro 2013, 0:02

Eu não tenho um portátil de topo, como já ficou bem esclarecido, todavia, mesmo com 4/5 anitos, ele ainda aguentava o Ubuntu 13.04 com Unity. Apenas desisti dele, porque tinha alguns bugs e porque era bem mais pesado. Desde que me mudei para Debian, a duração da bateria aumentou (dado que está a morrer, só tenho ~60% da carga inicial), tudo ficou bem mais rápido e o peso (mesmo tendo mais coisas a arrancar com o Debian que não tinha no Ubuntu) diminuiu radicalmente!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Próximo

Voltar para Seja livre e converse! [OFF-TOPIC]

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 134 visitantes

cron