Claudio Novais (31-03-2013, 15:23) escreveu:Energia, certo!

Dissipação é a energia transmitida do corpo, tal como eu referi! Só estás a usar outras formas de expressar

A dissipação ocorre principalmente no equilibrio entre corpos. Digo "principalmente" porque podemos incluir a dissipação como a energia produzida numa reação exotermica (se não me engano é este o nome), por exemplo, mas isto é muito relativo pois podia aplicar a explicação anterior para provar o que acontece nessas reações.
Sobre eu estar incorreto e tu estares correto, não vejo porquê. Sim, era energia em vez de luz. Mas a reflexão não ocorre apenas no feixe da energia a que chamamos luz visivel.
O problema é que a luz do sol não vem só com luz visível, vem com outras gamas da radiação e são essas as responsáveis por sentires calor (na sua maioria infra-vermelhos) ou provocar problemas de pele (ultra-violeta devido à sua energia pulsante, criando um efeito microondas, aquecendo por via indirecta).
Nos carros, parte dos infra-vermelhos é absorvido, o resto reflectido de forma dispersa (dissipação de radiação IV e de calor), dependendo da forma da chapa. Os ultra-violetas são projectados em todas as direcções, mas também contribuem para o aquecimento da chapa.
Aliás, os LED de luz branca, são ligeiramente azulados pela falta de radiação infra-vermelha, mas também não emite radiação ultra-violeta, provocando uma total sensação de luz fria...
As lâmpadas tubulares aquecem porquê? As que têm cor clara/azulada como o LED, têm falta de IV, mas têm UV. As que emitem luz amarelada, emitem ambas radiações, IV e UV, para além da luz.