

Postado em Deividson Ludolf
Diferentemente dos sistemas Windows o Linux precisa reinicializar o sistema após atualizações importantes no kernel com correções ou modificações. No entanto, para um usuário comum a reinicialização de seu sistema linux é uma atividade corriqueira e normal, entretanto, em servidores, principalmente aqueles de missão crítica, não é bem assim.
Breve Histórico
Em meados de julho de 2011, a Ksplice foi vendida para a Oracle, fechando seu código. No entanto, a Oracle disponibiliza para Ubuntu e Fedora, porém, usuários RHEL (Red Hat Enterprise Linux) é disponibilizado uma versão de teste que funciona por 30 dias.
O que seria então esse tal de Ksplice
O Ksplice é um conjunto de ferramentas para corrigir o kernel in situ, enquanto está sendo executado—sem necessidade de reboot. Dado um kernel existente, seu código de origem e um ou mais arquivos diff unificados (um diff unificado é a forma canônica das correções do kernel), o Ksplice substitui o código do objeto existente e errôneo no kernel residente por um novo código do objeto. O Ksplice pode substituir código do programa e estruturas de dados. Melhor ainda, um kernel splice interrompe a operação normal do sistema por uma mera fração de milissegundo, deixando daemons, processos e conexões intactos.
De forma sucinta, o Ksplice corrige um kernel em execução substituindo uma ou mais funções vulneráveis ou com falhas por implementações corretas e mais recentes. Para efetuar a substituição, a ferramenta repara uma imagem do kernel em execução com o código do objeto das novas funções e injeta um obstáculo para cada função existente para chamar seu novo correspondente. Praticamente o kernel inteiro permanece inalterado, exceto pelo novo código do objeto e algumas instruções para redirecionar as chamadas de função.
Download e Instalação - Ubuntu e Fedora
Segue abaixo endereço para download e instalação em sistemas Ubuntu:

Fedora:

** Detalhe importante: Até a presente data não tem pacote disponível para Fedora 17.
Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins





Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!