A Oracle há uns anos atrás, comprou a Sun, a empresa detentora do Java original! Desde então muita polémica tem vindo a ocorrer por parte da Oracle, nomeadamente o OpenOffice (BrOffice), que era da Sun e por isso foi também comprado pela Oracle, que perdeu muitos utilizadores em detrimento de um Fork para o LibreOffice.
Pois bem, anteriormente (em versões anteriores do Ubuntu), o Java original, que era da Sun e era o que funcionava corretamente no Ubuntu, ele não vinha instalado por padrão. No entanto, a instalação era extremamente fácil de se fazer pois ele estava presente nos repositórios do Ubuntu. Entretanto, agora com a Oracle como detentora do Java, as licenças foram alteradas e esta proibiu as distribuições Linux de terem o Java nos seus repositórios, dificultando em muito a instalação do Java, agora chamado Oracle Java.
Assim, o motivo para a falta do Java no novo Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot deve-se apenas à Oracle que iniciou o seu processo um pouco anti-OpenSource (na minha opinião claro). Entretanto, na minha opinião, e agora depois de ver esta situação, acho que realmente (e eu não era desta opinião) a comunidade OpenSource fez muito bem em criar o Fork do OpenOffice para o LibreOffice para evitar acontecer estas coisas! Acho que a seguir, e muito infelizmente, acontecerão outras coisas negativas no MySQL, visto que este agora é da Oracle também!
O que vocês acham disto tudo? Agora temos de utilizar o OpenJDK que outrora não funcionava a 100%. Este é o Java alternativo e completamente livre (OpenSource) que promete substituir o Oracle Java! Alguns utilizadores já afirmaram que esta alternativa é viável, nomeadamente o André Gondim neste artigo. Mas e você? Sente falta do Java da Oracle?

Entretanto, ter o Oracle Java no Ubuntu 11.10, é possível claro, mas é necessário fazer download no site da Oracle e instalar manualmente!
Ah, sobre o título, foi propositado para ver se apela a alguma discussão acrescida!