Entretanto, resolvi o problema.
Instalei de novo o Ubuntu 13.04, e ao experimentar ligar o portátil a um monitor externo através de um cabo HDMI, a coisa continuava a não funcionar. Experimentei com um VGA e já dava tudo bem. No entanto, ao reproduzir um vídeo no monitor externo (1080p de resolução), notei que o vídeo engasgava e que não era nada fluído.
Isso não era aceitável, pelo que instalei de novo as drivers da Nvidia. Desta vez as 313. Ao reiniciar, deparei-me com o mesmo problema. Só o wallpaper do ambiente de trabalho era carregado. Nada de Unity!
Já a espumar, ou quase, fiz ctrl+alt+t, na esperança que o terminal abrisse. E abriu!
Abri o Nautilus, fui á pasta das aplicações, abri o Centro de Software e instalei o Sistema de configuração do Compiz. E aí, apercebi-me que o plugin do Unity estava desactivado.
Activei-o, o que me deu uma porrada de erros e conflitos. Até que deixou de os dar (?) e por magia, o Unity apareceu. Mas estava um bocado marado. As animações não funcionavam, por exemplo.
Então, para finalizar, tive que fazer reset ao compiz. Agora funciona tudo normalmente. Ao que parece a driver desactivou-me o plugin Unity do compiz. Vá-se lá perceber porquê.
Agora, com o cabo hdmi, o segundo monitor já funciona normalmente e os vídeos estão fluídos.
Tudo feliz no meu reino!