Bem-vindo: Sáb, 3 de Maio 2025, 19:51 Pesquisa avançada

(RESOLVIDO) Não consigo remover kernel antigo Ubuntu 11.10

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

(RESOLVIDO) Não consigo remover kernel antigo Ubuntu 11.10

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 25 de Novembro 2011, 12:42

Boas, tenho instalado o Ubuntu 11.10 32 bits e resolvi experimentar (como faço sempre) os mais recentes kerneis (estáveis).

Instalei o 3.1.1 e agora tenho o 3.1.2. Revelaram-se mais estáveis que o 3.0.0-13 e -14.

Este último, o -14, foi instalado através dos updates do próprio sistema como deve ter acontecido com todos vós.

O problema é que desde que instalei o 3.1.1 e também agora com o 3.1.2 não consigo me livrar do kernel antigo.

Primeiro não conseguia desinstalar o 3.0.0-13 e agora não consigo também desinstalar o 3.0.0-14.

Quer através do Ubuntu Tweak, quer através da consola (terminal), seguindo esta linha de comandos apresentado nesta página do Blog Ubuntued (que sempre funcionou no 10.10 e 11.04) http://ubuntued.info/ganhe-espaco-removendo-kernels-antigos não o consigo fazer.

O resultado no terminal é este:

Código: Selecionar todos
miguelfonseca@miguelfonseca-PC:~$ dpkg -l 'linux-*' | sed '/^ii/!d;/'"$(uname -r | sed "s/\(.*\)-\([^0-9]\+\)/\1/")"'/d;s/^[^ ]* [^ ]* \([^ ]*\).*/\1/;/[0-9]/!d' | xargs sudo apt-get -y purge
[sudo] password for miguelfonseca:
A ler as listas de pacotes... Pronto
A construir árvore de dependências       
A ler a informação de estado... Pronto
Alguns pacotes não puderam ser instalados. Isso pode significar que
você solicitou uma situação impossível ou se você está a usar a
distribuição unstable em que alguns pacotes pedidos ainda não foram
criados ou foram movidos do Incoming.
A seguinte informação pode ajudar a resolver a situação:
Os pacotes a seguir têm dependências não satisfeitas:
 linux : Depende: linux-image (= 3.0.0.14.16)
E: Erro, pkgProblemResolver::Resolve gerou falhas, isto pode ser causado por pacotes mantidos (hold).

Também já tentei remover através do Synaptic, mas quando tento remover o linux-image..., diz que tenho que instalar outros pacotes (linux-image e linux-image-generic) e, no final apresenta um pacote quebrado e não me deixa fazer a remoção. Tenho receio de comprometer o sistema e por isso não mexi mais.

Resolvi então apresentar a minha dúvida aqui, na esperança que alguém com mais conhecimentos que eu, me possa ajudar a resolver esta situação.

Cumps.
Editado pela última vez por Miguel Fonseca em Sex, 25 de Novembro 2011, 14:42, em um total de 1 vez.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Re: Não consigo remover kernel antigo Ubuntu 11.10

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 25 de Novembro 2011, 13:01

Bem, pode estar com dependências nesses mais antigos...

Só uma questão, como consegue ter o Linux 3.0.0-14? Eu tenho o sistema actualizado e tenho o Linux 3.0.0-13 e foi instalado esta semana...
Como pode verificar:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 25 de Novembro 2011, 13:11

Luis Cardoso » Sex Nov 25, 2011 1:01 pm escreveu:Bem, pode estar com dependências nesses mais antigos...

Só uma questão, como consegue ter o Linux 3.0.0-14? Eu tenho o sistema actualizado e tenho o Linux 3.0.0-13 e foi instalado esta semana...
Como pode verificar:

Bem Luís, foram as actualizações do Ubuntu.

Aqui está a prova:

miguelfonseca@miguelfonseca-PC:~$ sudo dpkg -l | grep linux-headers-*
ii  linux-headers-3.0.0-14                        3.0.0-14.23                             Header files related to Linux kernel version 3.0.0
ii  linux-headers-3.0.0-14-generic                3.0.0-14.23                             Linux kernel headers for version 3.0.0 on x86/x86_64
ii  linux-headers-3.1.2-030102                    3.1.2-030102.201111211835               Header files related to Linux kernel version 3.1.2
ii  linux-headers-3.1.2-030102-generic            3.1.2-030102.201111211835               Linux kernel headers for version 3.1.2 on x86/x86_64
miguelfonseca@miguelfonseca-PC:~$ sudo dpkg -l | grep linux-image-*
ii  linux-image-3.0.0-14-generic                  3.0.0-14.23                             Linux kernel image for version 3.0.0 on x86/x86_64
ii  linux-image-3.1.2-030102-generic              3.1.2-030102.201111211835               Linux kernel image for version 3.1.2 on x86/x86_64
ii  linux-image-generic                           3.0.0.14.16                             Generic Linux kernel image

O que eu reparei já, por experiência própria, é que as actualizações saem primeiro para os servidores internacionais e só depois para os nacionais. Mas costuma ser uma diferença de horas, no máximo 1 dia.
Já recebeste a actualização automática do Ubuntu para o Firefox 8?
E qual é o servidor que utilizas?

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 25 de Novembro 2011, 13:37

Miguel72 » 25 Nov 2011, 13:11 escreveu:
Spoiler:
Luis Cardoso » Sex Nov 25, 2011 1:01 pm escreveu:Bem, pode estar com dependências nesses mais antigos...

Como pode verificar:

Bem Luís, foram as actualizações do Ubuntu.

Aqui está a prova:

miguelfonseca@miguelfonseca-PC:~$ sudo dpkg -l | grep linux-headers-*
ii  linux-headers-3.0.0-14                        3.0.0-14.23                             Header files related to Linux kernel version 3.0.0
ii  linux-headers-3.0.0-14-generic                3.0.0-14.23                             Linux kernel headers for version 3.0.0 on x86/x86_64
ii  linux-headers-3.1.2-030102                    3.1.2-030102.201111211835               Header files related to Linux kernel version 3.1.2
ii  linux-headers-3.1.2-030102-generic            3.1.2-030102.201111211835               Linux kernel headers for version 3.1.2 on x86/x86_64
miguelfonseca@miguelfonseca-PC:~$ sudo dpkg -l | grep linux-image-*
ii  linux-image-3.0.0-14-generic                  3.0.0-14.23                             Linux kernel image for version 3.0.0 on x86/x86_64
ii  linux-image-3.1.2-030102-generic              3.1.2-030102.201111211835               Linux kernel image for version 3.1.2 on x86/x86_64
ii  linux-image-generic                           3.0.0.14.16                             Generic Linux kernel image

O que eu reparei já, por experiência própria, é que as actualizações saem primeiro para os servidores internacionais e só depois para os nacionais. Mas costuma ser uma diferença de horas, no máximo 1 dia.
Já recebeste a actualização automática do Ubuntu para o Firefox 8?
E qual é o servidor que utilizas?

Cumps.

:lol: essa da prova, não queria dar a entender que estava a duvidar de si, apenas me perguntava como tinha acesso a elas (mas acho que já respondeu [internacionais]).
A do FF8 recebi-a à pouco, já estou a escrever a partir dele :)
Pelos vistos é só o kernel é que demora a chegar (deve-se perder pelo caminho), pois eu fiz a actualização ainda à pouco e continuo com o -13. Finalmente já posso ejectar PEN USB sem receber um Panic Kernel :sneaky:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 25 de Novembro 2011, 14:06

Eu sei que não duvidavas da veracidade daquilo que escrevi, mas, até podia estar a cometer um erro e resolvi fazer um "double check". :upsiu:

Eu não tenho um servidor internacional! Recebi isto pelo servidor nacional http://mirrors.nfsi.pt/ubuntu.

Experimenta definir este como servidor (a mim deu-me como melhor servidor depois dos testes) e pode ser que te actualize o kernel também.

Devo-te dizer que tinha "montes" de problemas com a estabilidade da rede sem fios (wireless) no meu sistema até a actualizar para o kernel 3.1.1 e agora para o 3.1.2.

Com o 3.0.0-13 a ligação estava sempre a "cair" e utilizei dois workarounds para resolver a situação, mas a ligação continuava instável.
Agora, nestes dois últimos kernels, embora mantenha activo os dois workarounds (tenho que ver se tento sem eles), a minha ligação sem fios é estável, sem oscilações de sinal e quebras na ligação, algo que acontecia frequentemente (muito).

E quanto à minha dúvida, alguma ideia de como eu me livrar do kernel antigo?

Cumps.
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 25 de Novembro 2011, 14:36

Boas, já consegui resolver o problema!

Segui esta dica http://www.vivaolinux.com.br/dica/Deletar-kernel-antigo-para-nao-aparecer-no-GRUB2 e utilizando o comando aptitude, foi-me dado a solução para o problema.

Descobri que o problema era o pacote zramswap-enabler, que foi instalado por mim, seguindo esta dica http://www.webupd8.org/2011/10/increased-performance-in-linux-with.html e que depende dos pacotes linux, linux-image, linux-image-generic e linux-image-3.0.0-14-generic do kernel original (default) do Ubuntu.

Ou seja, depois de o desinstalar, já consegui através do Ubuntu Tweak remover os restantes pacotes do kernel antigo (3.0.0-14). Estando agora apenas com o 3.1.2.

O ponto fulcral nesta resolução resume-se em grande parte ao comando aptitude que, quando existem problemas com pacotes, apresenta sempre uma solução, desde que haja uma. Algo que o comando apt-get não faz.

Fica aqui a resolução na eventualidade de mais alguém se vir com o mesmo problema ou semelhante.

O único contra, foi ter que abdicar do pacote zramswap-enabler que me dava algum jeito na gestão da minha memória RAM que tem apenas 2GB. Mas nada que me impeça de tomar proveito do meu Ubuntu já com o último Kernel estável instalado.

Cumps.
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 25 de Novembro 2011, 16:06

Miguel72 » Sex Nov 25, 2011 2:36 pm escreveu:Boas, já consegui resolver o problema!

Segui esta dica http://www.vivaolinux.com.br/dica/Deletar-kernel-antigo-para-nao-aparecer-no-GRUB2 e utilizando o comando aptitude, foi-me dado a solução para o problema.

Descobri que o problema era o pacote zramswap-enabler, que foi instalado por mim, seguindo esta dica http://www.webupd8.org/2011/10/increased-performance-in-linux-with.html e que depende dos pacotes linux, linux-image, linux-image-generic e linux-image-3.0.0-14-generic do kernel original (default) do Ubuntu.

Ou seja, depois de o desinstalar, já consegui através do Ubuntu Tweak remover os restantes pacotes do kernel antigo (3.0.0-14). Estando agora apenas com o 3.1.2.

O ponto fulcral nesta resolução resume-se em grande parte ao comando aptitude que, quando existem problemas com pacotes, apresenta sempre uma solução, desde que haja uma. Algo que o comando apt-get não faz.

Fica aqui a resolução na eventualidade de mais alguém se vir com o mesmo problema ou semelhante.

O único contra, foi ter que abdicar do pacote zramswap-enabler que me dava algum jeito na gestão da minha memória RAM que tem apenas 2GB. Mas nada que me impeça de tomar proveito do meu Ubuntu já com o último Kernel estável instalado.

Cumps.

Bem jogado Miguel! :yeah:

Realmente esse inconveniente é uma pena! Esse software que tiveste de desinstalar tenho-o em lista pois é bastante importante! Apenas ainda não escrevi pois ando sem tempo livre :\
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: (RESOLVIDO) Não consigo remover kernel antigo Ubuntu 11.

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 25 de Novembro 2011, 16:10

Bom, já está resolvido :lol:

Só uma observação, será que podia partilhar com o pessoal o seu workaround relativamente ao Wireless. Eu não tenho tido problemas no meu Ubuntu, mas quem sabe se não haverá um ou outro utilizador com esse problema?
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 25 de Novembro 2011, 16:46

Não tinha reparado na wireless!

Eu em Ubuntus anteriores, na Eduroam, sempre tive bastante instabilidade de conexão. No entanto, no 11.10 isso deixou de existir, não precisei desse Kernel! Mas se calhar até era capaz de ficar ainda melhor! Hei de experimentar! :desdentado:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 25 de Novembro 2011, 17:26

Luis Cardoso » Sex Nov 25, 2011 4:10 pm escreveu:Bom, já está resolvido :lol:

Só uma observação, será que podia partilhar com o pessoal o seu workaround relativamente ao Wireless. Eu não tenho tido problemas no meu Ubuntu, mas quem sabe se não haverá um ou outro utilizador com esse problema?

Bem Luís, começo por dizer que tenho uma placa wireless atheros e uso o drive (controlador) ath5k e, como tal um dos métodos apenas funciona para os que tenham placas atheros e controladores ath5 ou ath9.

Segundo, enganei-me! :facepalm2: Utilizei 3 e não 2 workarounds!

O primeiro é relacionado com o controlador e é só seguir este link, visto que é um problema comum tanto em desktops (meu caso), como em laptops: http://www.ubuntudicas.com.br/blog/2011/11/como-consertar-conexao-lenta-de-wifi-no-11-10/.

O segundo é relacionado com um bug descrito no lauchpad no Ubuntu 11.10 com o protocolo (ainda pouco utilizado) IPV6.
Segue o link:
http://www.unixmen.com/linux-tutorials/linux-distributions/linux-distributions4-ubuntu/1785-resolve-slow-connexion-when-using-wifi-in-ubuntu-1104-natty-narwhal (embora refira 11.04, também no titulo da página menciona que serve para o 11.10)

O terceiro é relacionado com o MTU, que define a quantidade de pacotes máximos que são transmitidos entre o computador (rede) e a internet ao mesmo tempo (acho que expliquei bem, se não, desculpem!). Vem definido em automático, mas às vezes, por causa de instabilidade na ligação, nomeadamente wireless, é necessário atribuir-lhes um valor manualmente que é atribuido por uma escala existente para cada tipo de ligação (ex. wireless, ou cabo, adsl, etc).
Segue o link: http://www.ubuntugeek.com/how-to-change-mtu-maximum-transmission-unit-of-network-interface-in-ubuntu-linux.html

O quarto, que não é utilizado por mim, visto ser destinado a utilizadores de laptops, já terá, em principio, sido resolvido com o kernel 3.0, mas para quem não usa este kernel (ex. utilizadores do 11.04 ou 10.10), ou mesmo utilizando este kernel tem problemas, fica aqui a dica. Este também é relacionado com controladores atheros, mas poderá funcionar com outros.
Segue o link: http://linux-software-news-tutorials.blogspot.com/2011/11/problem-with-atheros-wifi-cards-on.html

Um pouco à pressa tentei colocar aqui o que me pediste Luís. Mas para mais (e melhores :lol:) explicações não há nada como seguir os links e consultarem o lauchpad para maiores pormenores técnicos sobre este "bug" que afectou bastantes utilizadores, tendo em conta o que li.

Cumps.
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Próximo

Voltar para Questões gerais