Bem-vindo: Qui, 1 de Maio 2025, 21:20 Pesquisa avançada

Caixa Mágica 19 lançada oficialmente

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Caixa Mágica 19 lançada oficialmente

Mensagempor nuno_nunes » Sex, 1 de Março 2013, 18:58

Já está disponível para descarregar a versão final da Caixa Mágica 19.

As principais novidades são a utilização do Gnome 3.6, Libreoffice 3.6.2, Kernel 3.5.0 bem como a nova versão do software do cartão de Cidadão Português entre muitas outras.

Gostaríamos também de destacar a nova página a partir da qual podem facilmente instalar com um clique os pacotes de software mais votados pela comunidade:

A nível global a Caixa Mágica 19 traz:
  • Kernel 3.5.0;
  • LibreOffice 3.6.2;
  • Firefox 19;
  • Chromium 24.0.1312.56;
  • Nova versão do software do cartão de Cidadão Português (para 32 e 64 bits) com suporte a assinatura de qualquer PDF;
  • Entre centenas de outros pacotes...

Como sempre podem descarregar directamente a partir da página do projeto. E têm a possibilidade de actualizar directamente a partir de uma Caixa Mágica 18. Também está disponível o instalador para Windows nas próprias ISO's ou então directamente aqui:

Podem comentar esta versão no blog Pinguins Mágicos ou fórum da Comunidade Caixa Mágica

Fonte: Distrowatch e Linux Caixa Magica

nuno_nunes

Re: Caixa Mágica 19 lançada oficialmente

Mensagempor José Craveiro » Sex, 1 de Março 2013, 19:24

Poderia até ignorar este tópico (atenção: nada pessoal) devido à experiência que tive há um tempo atrás quando instalei a versão 18. Recordo que o alarido referente à mesma nem foi assim tão fraco, o que me levou a aventurar-me na distro; não sei se já o afirmei aqui, mas tive um resultado inesperado, a meu ver vergonhoso, só me permitiu a configuração de internet no modo cabeado e sem fios, e muito diferente do que se passa com o Ubuntu, o modo de banda larga móvel não era configurável com nenhuma (penso) rede móvel existente em Portugal, pelo menos com a minha tal não foi possível nem sequer através de apoio técnico.
Uma distro portuguesa vir com software extra instalado um tanto à moda do Mint (algum deste habituado a instalá-lo e configurá-lo após a instalação do sistema), não se fazer acompanhar de elementos para o acesso a uma rede móvel também portuguesa é no mínimo absurdo e desmotivador; será que este problema ainda persiste? :\
José Craveiro

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 1 de Março 2013, 19:27

O Caixa Mágica 18 surpreendeu-me muito pela positiva depois de tudo o que foi falado aqui no Forum, aliás, até recomendo que dêem uma vista de olhos nessas conversas, pois vale a pena ver que efetivamente o Caixa Mágia apresenta-se normalmente como um sistema muito estável:

No entanto, depois de ver o que é referido no texto do @Nuno e analisando um pouco as conversas pela Internet, este Caixa Mágica 19 não é muito mais que um Ubuntu 12.10 (esta distro é baseada no Ubuntu desde a versão 16) com uma ou outra aplicação para "Português ver". Sim, porque as novidades ficam mesmo só aí, na aplicação do cartão do cidadão Português.

Ora, para isto, mais valia recomendarem o Ubuntu e partilhavam essa aplicação. De resto se repararem, apresentaram esta distro baseada em Ubuntu 12.10 que já saiu há 4 meses e em breve será esquecido com o Ubuntu 13.04 (é este o problema de versões não LTS). Ou seja publicaram uma novidade em cima de uma coisa com 4 meses. As aplicações e novidades que eles referem parecem-me o normal do Ubuntu. O kernel é o mesmo, o LibreOffice é o mesmo e o Gnome-Shell também. Portanto, que vantagens afinal traz este Caixa Mágica? Pareceu-me extremamente vago isso e provavelmente porque a real novidade está apenas na aplicação que só interessa para um país de 10Milhões de pessoas em que talvez apenas 0.01% delas conheça esta distro.

PS: @Nuno, Fiz uma pequena revisão no seu artigo, para ficar mais percetível, visto que vou partilhar nas redes sociais. Espero que não haja problema, foi apenas para melhorar! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 1 de Março 2013, 19:29

@José, não sei (nem me lembro) desse problema da banda móvel no Caixa Mágica, mas isso é estranho pois o Ubuntu é só meter a penUSB da Internet 3G e inserir as credenciais. Há dois anos atrás precisei de ter net dessa forma durante 2 anos e não precisei de fazer rigorosamente nada no Ubuntu.

A penUSB era da operadora portuguesa TMN.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Fernando Miguel » Sex, 1 de Março 2013, 19:36

Não conhecia essa distro, vou baixar e testar em VM.
Fernando Miguel

Mensagempor José Craveiro » Sex, 1 de Março 2013, 19:43

Claudio Novais (01-03-2013, 18:29) escreveu:@José, não sei (nem me lembro) desse problema da banda móvel no Caixa Mágica, mas isso é estranho pois o Ubuntu é só meter a penUSB da Internet 3G e inserir as credenciais. Há dois anos atrás precisei de ter net dessa forma durante 2 anos e não precisei de fazer rigorosamente nada no Ubuntu.

Sim, no meu caso com o Ubuntu também era só dar esse passo e tinha/tenho uma penUSB da portuguesa Optimus-kanguru. Estranho foi, sem dúvida e fez-me lembrar o que me sucedeu quando também há um tempo atrás experimentei o Debian: resultado zero...
José Craveiro

Mensagempor nuno_nunes » Sex, 1 de Março 2013, 22:26

José Craveiro (01-03-2013, 18:43) escreveu:
Claudio Novais (01-03-2013, 18:29) escreveu:@José, não sei (nem me lembro) desse problema da banda móvel no Caixa Mágica, mas isso é estranho pois o Ubuntu é só meter a penUSB da Internet 3G e inserir as credenciais. Há dois anos atrás precisei de ter net dessa forma durante 2 anos e não precisei de fazer rigorosamente nada no Ubuntu.

Sim, no meu caso com o Ubuntu também era só dar esse passo e tinha/tenho uma penUSB da portuguesa Optimus-kanguru. Estranho foi, sem dúvida e fez-me lembrar o que me sucedeu quando também há um tempo atrás experimentei o Debian: resultado zero...

Eu tenho uma placa da kanguru da optimus e nunca tive problemas tirando os problemas do ubuntu 12.10 e variaveis vem com um bug
nuno_nunes

Voltar para Outras distribuições de Linux