Bem-vindo: Sex, 2 de Maio 2025, 17:11 Pesquisa avançada

Problemas com mouse (irritante)

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Problemas com mouse (irritante)

Mensagempor samuelmesq » Sáb, 5 de Novembro 2011, 16:31

Estou com problemas com o meu mouse já pesquisei em todos os foruns acheis pessoas com o mesmo problema:

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=47038.0
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,30598.0.html
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,36569.0.html

acontece com eles o mesmo que acontece comigo, o clique do mouse está desconfigurado, isso atrapalha muito, por exemplo se eu tento abrir um arquivo de video as vezes abre 4x o mesmo video, o mesmo acontece com as abas do chrome ao invés de abrir uma simples aba ele abre 3/4 abas, se derem uma lida nos tópicos é o mesmo que acontece comigo.

o que tenho a acrescentar é que começou (tanto no ubuntu quanto no kubuntu ) quando eu instalei os seguintes pacotes:

Código: Selecionar todos
sudo apt-get install linux-headers-`uname -r` build-essential dkms gcc g++ make module-assistant pkg-config;

estou usando o kubuntu 11.10 e meu mouse é um fortrek om-701. se alguém souber como parar com isso fico grato.
Editado pela última vez por samuelmesq em Dom, 4 de Agosto 2013, 3:44, em um total de 1 vez.
samuelmesq

Re: pblema com mouse (irritante)

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 5 de Novembro 2011, 17:35

Bem, uma pergunta: é PS2 ou USB?
É que eu tenho aqui um mouse encostado com os mesmos sintomas (PS2) e não adianta mesmo, pois tem este comportamento seja em que computador for, em Windows Vista e Ubuntu 10.04 (já no Windows XP SP3 não se notou este problema). A única solução que encontrei para este caso foi substituir por um USB!
Devo referir que este problema apenas surgiu após algum tempo de utilização, em qualquer dos Sistemas Operativos mencionados.

Embora possa parecer um pouco rebuscada esta ideia, isto pode acontecer:
No caso de possuir um mouse óptico, deverá ter em conta possíveis oscilações na alimentação que estejam a provocar falsos positivos na aquisição de sinal por parte dos sensores do aparelho.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor samuelmesq » Sáb, 5 de Novembro 2011, 17:39

é um mouse USB e o problema só ocorre no linux (irei testar no windows 7), testei um mouse ps2 e continua com o problema. vou continuar testanto afinal o mouse é novo :lol: :lol: ai um exemplo do mouse eu só cliquei uma vez e ele colocou dois emilies.(não foi intencional )
samuelmesq

Re: problema com mouse (irritante)

Mensagempor samuelmesq » Sáb, 5 de Novembro 2011, 18:00

Luis Cardoso » Sáb Nov 05, 2011 2:35 pm escreveu:Embora possa parecer um pouco rebuscada esta ideia, isto pode acontecer:
No caso de possuir um mouse óptico, deverá ter em conta possíveis oscilações na alimentação que estejam a provocar falsos positivos na aquisição de sinal por parte dos sensores do aparelho.

Realmente era isso o meu mouse está com esse problema estou testando ele agora no windows 7 e o problema é o mesmo um duplo (as vezes triplo) clique =/
samuelmesq

Mensagempor samuelmesq » Sáb, 5 de Novembro 2011, 18:00

Luis Cardoso » Sáb Nov 05, 2011 2:35 pm escreveu:Embora possa parecer um pouco rebuscada esta ideia, isto pode acontecer:

Realmente era isso o meu mouse está com esse problema estou testando ele agora no windows 7 e o problema é o mesmo um duplo (as vezes triplo) clique =/
samuelmesq

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 6 de Novembro 2011, 13:34

samuelmesq » 05 Nov 2011, 18:00 escreveu:

É assim, muitas das vezes os fabricantes querem meter muitas funções nos mouses e optam por sistemas de baixo consumo nomeadamente botões capacitivos... Embora estes sejam de baixo consumo (daí a sua utilização em comandos, teclados, etc) se não houver um sistema de análise rigoroso e que previna algumas oscilações da alimentação, que provocariam a detecção de falsos positivos, fica-se com problemas como o que está a detectar!

O que poderá estar a acontecer é o seguinte, a alimentação do mouse pode estar a receber oscilações provenientes da rede (apesar da unidade de alimentação tentar alisar as oscilação da rede, este não é um sistema 100% eficaz, ronda apenas os 90%) que em conjunto com o clique do utilizador induz ao "cérebro" do mouse múltiplas respostas. Assim, apesar do utilizador clicar apenas uma vez, o controlador do mouse recebe nesse clique a informação de diversos cliques, como se estivesse constantemente a levantar e a baixar o dedo.

Nota informativa escreveu:Os botões capacitivos (ver imagem em baixo, linhas pretas na placa) são botões muito eficientes, mas requerem estabilidade por parte da fonte, pois trabalha com o princípio básico de um sistema RC, e a intervenção humana nesse circuito irá apenas variar a capacidade do condensador, que por sua vez altera o valor do sinal proveniente do sensor. O que o controlador faz é comparar o sinal e através do cálculo das diferenças indicar se houve ou não um clique por parte do utilizador.

Imagem
fonte: Wikipédia
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor samuelmesq » Ter, 8 de Novembro 2011, 1:41

valew a explicação agora to começando a entender :lol:, troquei de mouse e o problema continua depois da sua explicação acho que o problema está na minha fonte,pois o mouse novo é ps2, só tem 2 botões e o scroll (padrao) e acontece o mesmo duplo clique já ta irritando demais ¬.¬ , vou trocar a fonte depois falo qual foi o resultado.
samuelmesq

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 8 de Novembro 2011, 10:39

samuelmesq » 08 Nov 2011, 01:41 escreveu:valew a explicação agora to começando a entender :lol:, troquei de mouse e o problema continua depois da sua explicação acho que o problema está na minha fonte,pois o mouse novo é ps2, só tem 2 botões e o scroll (padrao) e acontece o mesmo duplo clique já ta irritando demais ¬.¬ , vou trocar a fonte depois falo qual foi o resultado.

Bem, no meu desktop ainda tenho um velhinho mouse PS2 (daqueles com uma esfera pesada na parte inferior que indica o deslocamento) como este aqui:
Imagem
fonte: Wikipédia

Funciona às mil maravilhas, sem ter de andar a meter hardware novo e a ter de mexer com parâmetros!

É assim, o meu irmão também já teve desses problemas com o seu desktop, apenas com um mouse óptico USB mais antigo é que se conseguiu estabilidade (e mais ele usa Windows), pois os mais recentes (PS2 ou USB) mais cedo ou mais tarde voltavam ao mesmo. Actualmente está com o mesmo à mais de 1 ano e sem qualquer problema! E mais colocou-lhe recentemente uma placa gráfica potente da Nvidia (que supostamente desvia alguma energia da alimentação) sem afectar o comportamento do mouse.

Por vezes a inovação tem destas coisas!
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Voltar para Outras distribuições de Linux