Bem-vindo: Qui, 1 de Maio 2025, 20:53 Pesquisa avançada

Lista de distribuições Linux em computadores antigos

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Re: Lista de distribuições Linux em computadores antigos

Mensagempor Renato Ferreira » Sáb, 12 de Janeiro 2013, 18:59

miles_maverick (12-01-2013, 15:49) escreveu:
Renato Ferreira (12-01-2013, 15:11) escreveu:
Claudio Novais (12-01-2013, 14:13) escreveu:Pois, se não me engano a Canonical andou a tirar algumas funcionalidades do Kernel para computadores antigos. Suponho que o Lubuntu utilize o mesmo kernel, por isso é possível que o motivo do problema esteja aí.

Utilização de uma versão mais antiga como o Luís disse talvez seja o indicado. Ou então uma outra distribuição mais nova, mas que não utilize o mesmo kernel dos Ubuntus atuais.

Tentarei alguma coisa semana que vem ...

Alguém pode me sugerir algum derivado do Debiam que use o lxde por padrão ?

O proprio Debian tem um LiveCD com o LXDE... Se bem que o KDE está bem leve hoje em dia (Em memória ainda consome de 170 MB a 278 MB)

Não consegui achar o Debian lxde pra baixar :cry: , e tem outro problema , o lubuntu aqui só dava pra instalar pelo alternate ( o live cd precisa de 512 , certo ? ) , no Debian também existem alternate Isos , ou é igual ao live cd do ubuntu ?
Renato Ferreira

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 12 de Janeiro 2013, 19:00

miles_maverick (12-01-2013, 17:40) escreveu:
Já usei KDE 4.6.5 em uma máquina com 960 MB de RAM e um Celeron 331 funcionando a 2,66 GHz...

O "Milagre":

Ah, mas esse não é milagre nenhum, eu falo de CPU's ainda mais antigos, esse até já tem suporte a 64 bit (visto aqui)! E também já conta com suporte a PAE.

Agora, no que tenho cá em casa Celeron com 2.4GHz, nem que a vaca tussa, lhe consigo meter esse KDE a correr. Mesmo tendo 1.26 GB de RAM. Se até o Lubuntu 12.04 se engasga de vez em quando!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Alessandra Vianna » Sáb, 12 de Janeiro 2013, 19:03

Luis Cardoso (12-01-2013, 18:00) escreveu:
Já usei KDE 4.6.5 em uma máquina com 960 MB de RAM e um Celeron 331 funcionando a 2,66 GHz...

O "Milagre":

Ah, mas esse não é milagre nenhum, eu falo de CPU's ainda mais antigos, esse até já tem suporte a 64 bit (visto aqui)! E também já conta com suporte a PAE.

Agora, no que tenho cá em casa Celeron com 2.4GHz, nem que a vaca tussa, lhe consigo meter esse KDE a correr. Mesmo tendo 1.26 GB de RAM. Se até o Lubuntu 12.04 se engasga de vez em quando!

Luis, o Pentium D que tenho aqui também tem superte a 64bits, mas por causa dos 512MB de RAM, não é aconselhável.
Alessandra Vianna

Mensagempor Thiago » Sáb, 12 de Janeiro 2013, 19:09

Alessandra Vianna (12-01-2013, 17:41) escreveu:
Luis Cardoso (12-01-2013, 17:23) escreveu:
Alessandra Vianna (12-01-2013, 16:38) escreveu:Que distro sugerem para um PC com estas características:

Processador Intel Pentium D
Chipset VIA :facepalm:
Memória 512MB RAM
Disco Rígido 60GB

O vídeo é onboard VIA UniChrome :facepalm:

Experimente o Puppy Linux ou o Lubuntu 10.04.
Se bem que este também deva dar, mas é mais nerd: viewtopic.php?f=17&t=3710

Não posso optar por uma distro muito "nerd" porque a pessoa que vai usar o PC é leiga e, até para mim, configurar vai ser difícil, pois também sou leiga. Quanto ao Puppy Linux, o único problema é que é todo em inglês, fora isso ele é muito bom e completo, já testei.

Vou tentar o Lubuntu mesmo.

Puppy não é todo em inglês não.
Talvez as versões mais antigas, mas as recentes não são.

Baixei a imagem dele, baseada no precise e ele veio em português se eu não estou ficando maluco.

Porém, caso queira se aventurar, pode baixar a imagem minimal do debiam [aquela busines] e fazer umas gambiarras pra rodar com 30MB de ram.

Mas não é uma coisa que qualquer usuário leigo consiga :S

O resultado final bruto, sem acabamento de tema é esse aqui no Debian
Lembrando que quanto mais você deixa memória RAM, mais ele consome, e ai eu deixei com 64mb
Thiago

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 12 de Janeiro 2013, 19:14

Essa interface/estética até me deu uma volta ao estômago :desdentado:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor miles_maverick » Sáb, 12 de Janeiro 2013, 19:14

Renato Ferreira (12-01-2013, 17:59) escreveu:
miles_maverick (12-01-2013, 15:49) escreveu:
Renato Ferreira (12-01-2013, 15:11) escreveu:
Claudio Novais (12-01-2013, 14:13) escreveu:Pois, se não me engano a Canonical andou a tirar algumas funcionalidades do Kernel para computadores antigos. Suponho que o Lubuntu utilize o mesmo kernel, por isso é possível que o motivo do problema esteja aí.

Utilização de uma versão mais antiga como o Luís disse talvez seja o indicado. Ou então uma outra distribuição mais nova, mas que não utilize o mesmo kernel dos Ubuntus atuais.

Tentarei alguma coisa semana que vem ...

Alguém pode me sugerir algum derivado do Debiam que use o lxde por padrão ?

O proprio Debian tem um LiveCD com o LXDE... Se bem que o KDE está bem leve hoje em dia (Em memória ainda consome de 170 MB a 278 MB)

Não consegui achar o Debian lxde pra baixar :cry: , e tem outro problema , o lubuntu aqui só dava pra instalar pelo alternate ( o live cd precisa de 512 , certo ? ) , no Debian também existem alternate Isos , ou é igual ao live cd do ubuntu ?

Aqui estão todos os LiveCds do Debian: http://live.debian.net/cdimage/release/ ... so-hybrid/
miles_maverick

Mensagempor Alessandra Vianna » Sáb, 12 de Janeiro 2013, 19:15

Thiago (12-01-2013, 18:09) escreveu:
Alessandra Vianna (12-01-2013, 17:41) escreveu:
Luis Cardoso (12-01-2013, 17:23) escreveu:
Alessandra Vianna (12-01-2013, 16:38) escreveu:Que distro sugerem para um PC com estas características:

Processador Intel Pentium D
Chipset VIA :facepalm:
Memória 512MB RAM
Disco Rígido 60GB

O vídeo é onboard VIA UniChrome :facepalm:

Experimente o Puppy Linux ou o Lubuntu 10.04.
Se bem que este também deva dar, mas é mais nerd: viewtopic.php?f=17&t=3710

Não posso optar por uma distro muito "nerd" porque a pessoa que vai usar o PC é leiga e, até para mim, configurar vai ser difícil, pois também sou leiga. Quanto ao Puppy Linux, o único problema é que é todo em inglês, fora isso ele é muito bom e completo, já testei.

Vou tentar o Lubuntu mesmo.

Puppy não é todo em inglês não.
Talvez as versões mais antigas, mas as recentes não são.

Baixei a imagem dele, baseada no precise e ele veio em português se eu não estou ficando maluco.

Porém, caso queira se aventurar, pode baixar a imagem minimal do debiam [aquela busines] e fazer umas gambiarras pra rodar com 30MB de ram.

Mas não é uma coisa que qualquer usuário leigo consiga :S

O resultado final bruto, sem acabamento de tema é esse aqui no Debian
Lembrando que quanto mais você deixa memória RAM, mais ele consome, e ai eu deixei com 64mb
Spoiler:

Eu sou leiga... :\ Vou procurar o Puppy baseado no Precise e o Lubuntu. Vou testar os dois e o que rodar melhor eu instalo.
Alessandra Vianna

Mensagempor Alessandra Vianna » Sáb, 12 de Janeiro 2013, 19:17

Claudio Novais (12-01-2013, 18:14) escreveu:Essa interface/estética até me deu uma volta ao estômago :desdentado:

Lembra o Redmond :troll:
Alessandra Vianna

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 12 de Janeiro 2013, 19:18

Alessandra Vianna (12-01-2013, 18:03) escreveu:
Luis Cardoso (12-01-2013, 18:00) escreveu:

O "Milagre":

Luis, o Pentium D que tenho aqui também tem superte a 64bits, mas por causa dos 512MB de RAM, não é aconselhável.

Sim, não é aconselhável, apenas disse isso só para estipular que existe uma marca bem diferente, uma coisa é ter um PC antigo que ainda (com alguma dificuldade ou com a adição de mais RAM e mudança da gráfica) consiga correr os ambientes actuais, nem que seja com os efeitos todos desligados e outros, como no meu caso, em que mesmo os ambientes mais básicos actuais ele consegue aguentar.

Porquê? Porque o Kernel actual usa cada vez mais ferramentas do próprio CPU e se este não as tem, então terão de ser emuladas por software. Qual é o problema disso? Isto significa que tem de perder mais tempo a realizar cada tarefa do que se tivesse um kernel que usasse apenas as opções padrões. Por isso é que alguns PC's têm de levar com o kernel mais antigo e como consequência não podem ter os DE's mais actuais, pois não têm capacidade de resposta para as novidades!

O meu antigo desktop, tem capacidade para SO do tipo PAE, mas não me adiantaria de nada usar os novos DE's, nem o Kernel com PAE, porque a minha MotherBoard (MB) não suporta mais de 4GB de RAM. Então, usar o Kernel PAE, além de me trazer problemas a nível de drivers, não iria ser usado na sua totalidade, pois o meu CPU não suporta nem metade das flags que o meu portátil que tem também um Celeron (neste caso um Celeron 575 com 2GHz e 2GB de RAM).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 12 de Janeiro 2013, 19:19

Claudio Novais (12-01-2013, 18:14) escreveu:Essa interface/estética até me deu uma volta ao estômago :desdentado:

Porquê? Até está tão bonita... :troll:
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

AnteriorPróximo

Voltar para Outras distribuições de Linux