Bem-vindo: Sex, 2 de Maio 2025, 0:26 Pesquisa avançada

Lançado Caixa Mágica 18 - Ubuntu c/Gnome Shell e s/Unity

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Re: Lançado Caixa Mágica 18 - Ubuntu c/Gnome Shell e s/Unity

Mensagempor Ron Alon » Sáb, 9 de Junho 2012, 2:33

Miguel Fonseca » Qui Jun 07, 2012 5:44 pm escreveu:Boas Exploit, só tenho a acrescentar que o Caixa Mágica 18 é LTS, com suporte até 2017.

O Shell Remix não.

Na minha opinião, o CM 18 é uma escoha melhor e mais segura em todos os aspectos.

É evidente que se trata de uma opinião baseada nos factos já descritos ao longo deste tópico.

Expeimenta e verás por ti próprio.

Cumps.

O Shell-Remix é baseado na versão Ubuntu 12.04 LTS - com os mesmos 5 anos de suporte.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Luciano Fernandes » Sáb, 9 de Junho 2012, 3:57

Boa noite Ron, desejo que esteja bem!

Exatamente isso! O Ubuntu GNOME SHELL Remix nada mais é do que o Ubuntu com o GNOME SHELL Desktop de "fabrica" por assim dizer assim como o Linux Mint 13 é o mesmo Ubuntu, só que com outro Desktop, e se pra o Ubuntu Linux Mint tem 5 anos, por que não pra GNOME SHELL Remix, que na verdade não passa de um remaster do própio Ubuntu...!? Não entendi essa "letra" ai também não... 0.o
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Luciano Fernandes
Nuntius Express

Mensagempor abdo » Sáb, 9 de Junho 2012, 11:28

Ron / Luciano

Apesar do Shell Remix ser baseado no Ubuntu 12.04 não quer dizer que ele seja necessáriamente LTS.

Veja o Lubuntu 12.04 que é baseado no Ubuntu 12.04 mas não é LTS

E como eu disse antes, se a Canonical confirmar mesmo o Ubuntu 12.10 com a interface do Gnome Shell o Shel Remix deixará de ter razão de ser, e não sabemos se ele pu eles terão a intenção de prosseguir e deixar de ser um remix para ser uma distro.

abcs
abdo
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
abdo

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 9 de Junho 2012, 11:59

Calma pessoal! Há aqui alguns problemas de conceitos que vos está a faltar. Vamos lá ver se compreendemos a coisa: Há forks e remasters. Eu não sei bem qual é qual pois teria de averiguar os repositórios de cada um, mas consoante o que tenho visto, o Caixa Mágica tem os seus próprios repositórios que devem ser uma espécie de proxy/mirror filtrador (explico já o que quero dizer com isto); Já o Ubuntu Gnome Shell Remix (que a partir de agora vou chamar de UGSR) tem definidos os repositórios do Ubuntu, suponho eu.

Ora bem, um Fork, normalmente (não precisa de ser exatamente assim, mas é comum), tem os seus próprios repositórios, as suas próprias aplicações, mesmo que provenha de uma distribuição praticamente igual. Ora, um Fork então podemos dizer que é o CaixaMágica18 (que a partir de agora vou chamar de CM18) em relação ao Ubuntu; igualmente poderemos dizer que o Ubuntu é um Fork do Debian. Isto não realmente um Fork no conceito literal, mas em termos de distribuições pode-se dizer que sim.

Já um remaster normalmente, é apenas uma remoção ou inclusão de aplicações, que pode ou não incluir configurações adicionais ou até repositórios adicionais. Mas no geral nunca troca repositórios, pois aí já estamos a falar de repositórios independentes que por si só já começa a definir a distribuição como independente, ou seja FORK. Assim sendo como remasters temos o UGSR.

Portanto, para concluir, temos remasters e Forks, as primeiras como são apenas modificação de aplicações e algumas configurações aplica-se tudo exatamente igual, ou seja, se tivermos a falar do remasters do Ubuntu, temos na mesma um Ubuntu. Caso não tivessemos um Ubuntu, por definição, então cada um de nós que modifica o seu próprio Ubuntu também já não teria o Ubuntu, compreendem? Assim, quem tem por exemplo UGSR tem sim o UBuntu e por consequência tem todo o suporto associado.

Já o CM18 como, penso eu pelo que dizem, tem seus próprios repositórios, isso já depende exclusivamente do suporte de quem o desenvolve, se quer realmente continuar a dar suporte ou não. E, por isso, aí fica-se limitado ao que eles quiserem. Em todo caso, como é uma distro praticamente igual ao Ubuntu 12.04, provavelmente se eles parassem de dar suporte, a solução que não traria praticamente problema nenhum era trocar os repositórios para os do Ubuntu.

Só para final, sobre o que o Abdo e o Miguel disseram sobre não fazer sentido ter o UGNR, bom, peço desculpa mas vocês estão errados. Apesar de sim, em princípio vir o Gubuntu que teoricamente o vai substituir, isso não significa literalmente que o vai substituir. Reparem, o Gubuntu vai ser versão 12.10, não LTS, e com software experimental para desenvolver para a próxima LTS! Já o UGNR é um Ubuntu 12.04 LTS e por isso o software nunca vai ser atualizado para algo experimental mas sim algo estável, uma vez que provem de um UBuntu LTS que, por conseguinte, terá o suporte até 2017, ao contrário do Gubuntu 12.10 que terá suporte de ano e meio:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Ron Alon » Sáb, 9 de Junho 2012, 14:53

Os únicos repositórios diferentes que tem no UGNR são os do gnome-shell mesmo. De resto, é tudo igual. Vem com todos os programas padrões que a Canonical colocou, inclusive.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 9 de Junho 2012, 18:19

Exato, comprova-se o que eu disse então: o suporte dessa distro é igual ao Ubuntu 12.04. Aliás, aquilo é um Ubuntu como o nosso: com alguns programas removidos e outros instalados. A diferença, suponho eu, é que este tem muita coisa do Unity removida o que agiliza o sistema!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Miguel Fonseca » Dom, 10 de Junho 2012, 11:44

Boas, para o Ron e o Luciano, começo por dizer, dentro daquilo que o Cláudio escreveu, que apesar de uma distribuição ser um "fork" de outra versão, não tem as mesmas garantias!

Neste caso, o Gnome-.Shell Remix, não é, vou repetir, NÃO É uma versão LTS.

Como o Cláudio já se encarregou de escrever sobre os aspectos mais técnicos relativamente a esta situação, eu não o vou repetir.

Apenas vou-vos deixar os links do site "oficial" do Gnoome-Shell Remix para que vocês leiam e não irão ver em lado nenhum a indicação de que se trata de uma versão de longo suporte (LTS).

Leiam principalmente a página do projecto no Launchpad, onde o criador desta remaster do Ubuntu deixa bem claro que não se responsabiliza por quaisquer problemas que os utilizadores venham a ter devido à instalação deste SO.

Site Oficial no SourceForgeNet

Página do Projecto no Launchpad

Leiam as Release Notes e vão ver escrito nas últimas linhas:

"This project is not affiliated with, authorized by, sponsored by, or otherwise approved by Canonical and/or the GNOME Foundation.
Ubuntu and Canonical are registered trademarks of Canonical Ltd. The GNOME logo and GNOME name are registered trademarks or trademarks of GNOME Foundation in the United States or other countries."

Ou seja:

"Este projecto não está afiliado a, autorizado por, patrocinado por, ou de alguma maneira aprovado pela Canonical e/ou a Fundação Gnome.
O Ubuntu e a Canonical são marcas registadas da Canonical Ltd. A Gnome e o logo Gnome são marcas registadas ou marcas da Fundação Gnome nos Estados Unidos e outros Países."

Se ainda tiverem alguma dúvida em relação ao facto do Gnome-Shell-Remix não ter nem sequer 1 dia de suporte, avisem, que eu coloco aqui mais documentação para lerem!

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor abdo » Dom, 10 de Junho 2012, 13:01

Reforçando o que o Miguel disse em seu post...

O Lubuntu 12.04 NÃO É LTS, apesar de ser baseado no Ubuntu 12.04LTS
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
abdo

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 10 de Junho 2012, 13:51

Pessoal vocês estão a falhar nos conceitos :| O que é ter suporte? Acho que precisamos antes de mais definir esse conceito.

No meu conceito: suporte é atualizações. E sendo uma distro remaster, provavelmente utiliza os repositórios do Ubuntu, logo tem suporte. Este é o meu ver sobre isto.

Agora se se a Canonical irá manter atualizações de correção da shell até 2017? Provavelmente não, mas também não vai sobre o Unity, pois vão chegar a uma altura estável e partir para uma nova versão e isso significa que só é integrado numa distro à experiência.

Sobre o Lubuntu? não sei como ele funciona, principalmente no que toca a repositórios. Já o Ubuntu Gnome-Shell Remix, tem os repositórios do Ubuntu 12.04, logo tem suporte (até 2017) e ainda tem repositórios do Gnome-Shell, por isso se havia dúvidas relativas a atualizações da shell, terá certamente atualizações mas aqui nesta vertente não há garantias de até quando.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Miguel Fonseca » Dom, 10 de Junho 2012, 15:02

Boas Cláudio, parece-me que és tu que estar a falhar no que toca a conceitos.

Se eu remasterizar uma cópia do Ubuntu, com pacotes, programas extras e ambiente gráfico definidos/escolhidos por mim, baseado no 12.04 LTS e colocar na internet para as pessoas descarregarem, isso quer dizer que essa distribuição tem suporte? Que é uma LTS?

Não me parece Cláudio!

A distro "forkada" por mim, não tem uma equipa de programadores e desenvolvedores por trás a manter a total compatibilidade, correcção de "bugs", problemas de segurança, etc.

O que é definido como suporte é exactamente isto que descrevi acima com mais umas "coisinhas".

Lá por ter associado os repositórios do Ubuntu e, como tal ter as actualizações, não quer dizer que é uma distribuição com suporte. Para todos os efeitos, não é o Ubuntu oficial da Canonical.

Também e como sabes, ao remasterizar uma distro, podemos cometer erros na remoção e adição de pacotes, tornando o SO sujeito a uma série de falhas de segurança, instabilidade, etc.

Como o Abdo referiu, nem o Lubuntu, que tem uma equipa a trabalhar nele se assumiu com uma LTS, quanto mais o Gnome-Shell-Remix, feito por um ou dois utilizadores!

De qualquer maneira, volto a referir, que na página do projecto do GSR no Launchpad, o criador desta "fork" aconselha a adição de PPA's relacionados com o Gnome, de maneira a "tentar" manter a distro actualizada e afirma não se responsabilizar por quaisquer danos provocados pela utilização do GSR e dos PPA's propostos.
Isto, por si só, acho que já responde à eventual dúvida que ainda possa existir acerca da existência ou não de suporte para esta distro/fork.

Quanto ao Caixa Mágica, é uma versão Debian Based, "fork" do Ubuntu 12.04 LTS e, apoiada em anos de desenvolvimento, com uma vasta equipa, apresentou a sua última versão, o CM 18 Mondego, LTS, com 5 anos de suporte, dados pela própria Caixa Mágica. Repositórios próprios, modificações próprias, servidores próprios e um caminho traçado pela equipa para a distribuição.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

AnteriorPróximo

Voltar para Outras distribuições de Linux