Bem-vindo: Sex, 2 de Maio 2025, 15:42 Pesquisa avançada

Flavitu Linux - Ibérico.

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Flavitu Linux - Ibérico.

Mensagempor portaro » Sáb, 13 de Agosto 2011, 14:32

A razão para postar aqui o Flavitu mais do que informar sobre a sua existência é para que sirva como exemplo para outras pessoas e comunidades interessadas em fomentar conhecimento livre, Linux, e Software Livre.

O Flavitu nasceu através de 3 coisas,
1- quando comecei a usar Linux constatei que na minha região nunca houve uma actividade de infromação sequer sobre SL, sistemas livres etc, nada de inclusão digital.
2- proximidade de imagem Linux às comunidades ainda dele desconhecidas, criação de laços identitários.
3- O Linux é muito desconhecido e muita populaçãona verdade não sabe usar um computador apenas sabe ligá-lo e desligá-lo, o Linux incentiva fortemente ao conhecimento da computação.

O Flavitu então responde como um sistema, baseado emUbuntu que tem o obejctivo de aproximar Linux, SL e conhecimento sobre estas temáticas à comunidade da euro-região Chaves Verin, por outro lado o Flavitu quer promover actitudes de inclusão digital através da informação e se possivel promoção do uso e acesso às tec. digitais áqueles que têm mais dificuldades para delas fazerem uso ou a elas acederem.

Dito isto podemos resumir que o Flavitu é como um sistema padrinho para a comunidade e o que fomenta é a criação livre e desenvolvimento social e pessoal com mais qualidade em ambientes livres e acesso livre às tecnologias.
O Flavitu pretende não ser o sistema em sí mas um exemplo para que associações juvenis, bibliotecas, escolas comecem de uma vez por todas a usar e conhecer Linux e SL passando talvez a colaborar com a mega comunidade livre.

Pronto tudo dito.

O Flavitu neste momento vai na sua 3ª versão
Chamada de Sénior pelo seu visual mais sério.
é baseado em Ubuntu 11.04, ao qual removi o unity, e editei a sessão gnome.

Imagem

Imagem

Boot image
Imagem

[url]
http://flavitulinux.blogspot.com/2011/0 ... -here.html[/url] -> última versão do Flavitu

Download Flavitu-v3- Sénior
http://www.megaupload.com/?f=QQ6K4D41 -> unir com hjsplit, no blog explico como lançar a versão java em Linux.

O Flavitu está ainda muito verde, precisamos de interessados em contribuir com as suas ideias, e participar.

O Flavitu tem uma grande importância segundo alguém me escreveu há semanas o Flavitu é o primeiro Linux Ibérico, algo que eu não tinha antevisto antes de começar a remasterizar e desenvolver, ele é desenvolvido por um português e um Espanhol, ele usa o tema euroregião como exemplo de partilha e desenvolvimento comunitário, essa euroregião é aglutinadora de duas cidades Chaves lado português e Verin lado espanhol.
Uma curiosidade e uma oportunidade.

Incito todos os que leem a passar a mensagem Flavitu usem Software Livre, aprendam com ele contribuam para a vossa comunidade, ajudem á inclusão digital de outras pessoas que por alguma razão não tenham tantas oportunidades de aceder a pcs e informação web, usem SL e sistemas livres em espaços públicos em escolas, biblios e associações.
Sejam livres e felizes!

Abraço.
:medo:

portaro

Re: Flavitu Linux - Ibérico.

Mensagempor portaro » Qui, 27 de Outubro 2011, 22:47

Estamos numa nova versão da versão mãe do Flavitu ou seja Ubuntu.

Hoje mesmo estive a falar com o criador do remastersys, o projecto está dado como morto mas não vai morrer. xD

O Flavitu está a procurar colaboradores:

Desenho de um novo plymouth.
Desenho de um conjunto de ícones.
Desenho de wallpapers.

Introdução de customizações e programas que achem ajudar o Flavitu.

Eu sou o único desenvolvedor que tem remasterizado o Flavitu tenho a colaboração de um amigo do SL Espanhol mas somos notóriamente pouco mas - o projecto a pouco e pouco ganha visibilidade- a intenção do Flavitu é chegar a estas populações do norte português dentro da cooperação transfronteiriça com o norte Espanhol e aproveitar essa via para introduzir as matérias relacionadas com Inclusão Digital, Linux e Software Livre - incentivar os locais públicos a usarem estas vias para a criação social e intelectual, como devem saber em alguns locais Linux / SL / Inclusão Digital ainda estão longe de estarem acessíveis às reais populações de zonas rurais como a minha. Por isso Distribuições personalizadas a certos públicos geram mais ateacção e abrem o caominho da descoberta livre.

OK -> gostaria de têr mais colaboradores que quisessem ajudar (nada monetário) mas sim um Flavitu Socialmente produtivo.

Assim convido todo e qualquer amigo deste fórum a dar ideias ou colaborar. :obrigado: :obrigado:

portaro

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 28 de Outubro 2011, 11:39

Tenho uma ideia quanto aos Wallpapers, se é "Flavitu Linux - Ibérico", porque não usarem como colecção de wallpapers fotos de locais desta Península?

Deixo aqui alguns exemplos:

As 3 primeiras são de São Vicente da Beira, Castelo Branco, Portugal → perto da Fonte da Fraga.
A última é de Belmonte, Castelo Branco, Portugal
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Davysson Silva » Sex, 28 de Outubro 2011, 16:21

Qual seria o logo do Flavitu para o tema plymouth?
Davysson Silva

Mensagempor portaro » Sex, 28 de Outubro 2011, 21:34

Muito obrigado por responderem.
(Quase só tenho respostas aos tópicos Flavitu nos fóruns hispanos este é o 1º português em que alguém responde)

Bom o Flavitu utiliza um burro como logo

a imagem que utilizo seria esta:
Imagem

Luís Cardoso -> Estas fotos têm alguma licença especial?
Se tiverem avise-me por vezes o pessoal pode ficar chateado ehehe, mas estão muito boas e vou adicioná-las ao Flavitu v4.

[Estou um pouco ocupado por agora e tenho entre mãos uma formação para a Inclusão digital - a 1ª da minha cidade é um orgulho poder ser eu a dá-la, logo depois vou começar a remasterizar]

Quem tiver mais ideias como as dadas pelo Luís Cardoso e Davysson Silva faça o favor de as revelar, assim ajudam-me a melhorar a distro.

Ao mesmo tempo lembrem-se sempre (caso eu me esqueça) de enviar as vossas contribuições por pequenas que sejam, faço questão de que os nomes dos contribuídores apareçam no blog Flavitu. Porque sobretudo pretendo dar ênfase ao capital social gerado pelos sistemas livres e SL.

MUITO OBRIGADO! xD

portaro

Mensagempor Davysson Silva » Sex, 28 de Outubro 2011, 23:02

OLá portaro o tema plymouth por acaso seria algo assim

Imagem

Quanto aos icones porque não usa um tema já pronto, como o elementary, dai você pode altera-lo de acordo com as suas necessidades.

Por exemplo essa alteração que eu fiz pra ficar parecido com o tema ubuntued.
Imagem
Davysson Silva

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 28 de Outubro 2011, 23:43

Davysson Silva » Sex Out 28, 2011 11:02 pm escreveu:OLá portaro o tema plymouth por acaso seria algo assim

Imagem

Quanto aos icones porque não usa um tema já pronto, como o elementary, dai você pode altera-lo de acordo com as suas necessidades.

Imagem

Gostei bastante da ideia! ;)

Um dia tem de fazer para o Ubuntued! :yeah:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Davysson Silva » Sex, 28 de Outubro 2011, 23:59

Claudio Novais » Sex Out 28, 2011 11:43 pm escreveu:
Spoiler:
Davysson Silva » Sex Out 28, 2011 11:02 pm escreveu:OLá portaro o tema plymouth por acaso seria algo assim

Imagem

Imagem

Se quiseres eu posso fazer isso e coloca aqui no fórum, mas o linux mint por exemplo utiliza as pastas do elementary(verde) e os outros ícones são faenza, qual a mistura que propõe?
Davysson Silva

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 29 de Outubro 2011, 0:14

Davysson Silva » Sex Out 28, 2011 11:59 pm escreveu:
Claudio Novais » Sex Out 28, 2011 11:43 pm escreveu:
Spoiler:

Imagem

Imagem

Se quiseres eu posso fazer isso e coloca aqui no fórum, mas o linux mint por exemplo utiliza as pastas do elementary(verde) e os outros ícones são faenza, qual a mistura que propõe?

Na altura que respondi estava apenas a falar sobre o plymouth, mas, se você acha que se quer aventurar a fazer um tema de ícones, na verdade, para mim, tudo o resto exceto, o faenza é o melhor. relativamente a pastas essa que pôs, gostei. Apesar de que de laranja, acho que o exagero nunca fica bem. Já o roxo do Ubuntu gosto bastante! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 29 de Outubro 2011, 18:07

portaro » 28 Out 2011, 21:34 escreveu:
Spoiler:
Muito obrigado por responderem.
(Quase só tenho respostas aos tópicos Flavitu nos fóruns hispanos este é o 1º português em que alguém responde)

Bom o Flavitu utiliza um burro como logo

a imagem que utilizo seria esta:
Imagem

Luís Cardoso -> Estas fotos têm alguma licença especial?
Se tiverem avise-me por vezes o pessoal pode ficar chateado ehehe, mas estão muito boas e vou adicioná-las ao Flavitu v4.
Spoiler:
[Estou um pouco ocupado por agora e tenho entre mãos uma formação para a Inclusão digital - a 1ª da minha cidade é um orgulho poder ser eu a dá-la, logo depois vou começar a remasterizar]

Quem tiver mais ideias como as dadas pelo Luís Cardoso e Davysson Silva faça o favor de as revelar, assim ajudam-me a melhorar a distro.

Ao mesmo tempo lembrem-se sempre (caso eu me esqueça) de enviar as vossas contribuições por pequenas que sejam, faço questão de que os nomes dos contribuídores apareçam no blog Flavitu. Porque sobretudo pretendo dar ênfase ao capital social gerado pelos sistemas livres e SL.

MUITO OBRIGADO! xD

A fotos são da minha autoria, estas são meramente de demonstração, daí a baixa resolução. Tenho as 3 primeiras em 1600x1200 e a última em 3200 por 2000 e carqueja (não estou bem certo da resolução desta última, pois foi tirada com recurso a uma máquina digital HD). Tenho como segunda paixão a fotografia como lazer, sendo a primeira o desenho a lápis xD
Em breve disponibilizo aqui um link para as fotos ;)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Próximo

Voltar para Outras distribuições de Linux