Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 11:26 Pesquisa avançada

[+ ou - RESOLVIDO] Brilho some e não volta no elementaryOS

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

[+ ou - RESOLVIDO] Brilho some e não volta no elementaryOS

Mensagempor rodrigo_sabbat » Qua, 27 de Novembro 2013, 20:06

Olá á todos! Estou com um probleminha e preciso de alguma ajuda (pra variar :upsiu: )

O caso é o seguinte:
Vocês conhecem aquele bug bem conhecido do Ubuntu onde o brilho do notebook não funciona? Bem, já tive e já usei a solução pra ele existente e o icone na barra de menu pra escolher o brilho.

Mas no elementaryOS tem algo a mais relacionado a isso. Sempre que eu deixo de usar o notebook por um tempo, a tela bloqueia e escurece, para economizar energia, normal. O problema é que quando vou usar o note, ele ativa e tal, mas o brilho não liga novamente. Minha tela fica escura, brilho zero, impossibilitando-me de usá-lo. Tentei configurá-lo para não “escurecer a tela para economizar energia” e desabilitei o bloqueio da tela, mas ainda acontece: paro de usar, “pimba”! Ele se apaga e não volta mais. Daí tenho que fazer procedimentos malucos inimagináveis pra ver se consigo enxergar o que tem na tela para ir ao icone da barra configurar o brilho para algum valor visível novamente.

Alguém tem alguma dica para me dar? Será que o problema tem a ver com o “laptop-mode-tools”? Qualquer ajuda é bem-vinda! Obrigado pela atenção! Abraços! :D
Editado pela última vez por rodrigo_sabbat em Ter, 10 de Dezembro 2013, 16:37, em um total de 1 vez.
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Sou novo no fórum e no mundo do Linux Ubuntu.
Pra quem não me conhece, minha apresentação está aqui.
Imagem
Avatar do usuário
rodrigo_sabbat
 
Mensagens: 144
Registrado em: 01 Outubro, 2012
Localização: Brasil

Re: Brilho some e não volta no elementaryOS

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 28 de Novembro 2013, 14:08

Boas Rodrigo, vê a ÚLTIMA RESPOSTA neste link e vê se te resolve o problema:

http://askubuntu.com/questions/124399/laptop-screen-goes-blank-after-waking-from-sleep

Aguardo.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Brilho some e não volta no elementaryOS

Mensagempor rodrigo_sabbat » Sex, 29 de Novembro 2013, 15:08

Olha, segundo o que li ali, o erro que falam ali é quando volta a tela estar em branco, sem nada, não exatamente que tenha a ver com brilho. De qualquer modo, se você fala para eu desabilitar o Vsync no Compiz como foi aconselhado ali não sei o que fazer então, pois o elementaryOS não usa o Compiz. O ambiente gráfico dele é um tal de Pantheon, e pelo que vi na central de programas, não tem instalado o compiz nem nada do tipo.

O que faço?
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Sou novo no fórum e no mundo do Linux Ubuntu.
Pra quem não me conhece, minha apresentação está aqui.
Imagem
Avatar do usuário
rodrigo_sabbat
 
Mensagens: 144
Registrado em: 01 Outubro, 2012
Localização: Brasil

Re: Brilho some e não volta no elementaryOS

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 29 de Novembro 2013, 21:27

Boas Rodrigo, primeiro gostaria de saber se DESABILITASTE COMPLETAMENTE a hibernação nas Definições de Sistema?

Se não o fizeste, é porque queres-a habilitada/ligada, certo?

Se a queres ligada, já tentaste, quando o problema sucede, pressionar as teclas Ctrl+Alt+F1?
Isto abrirá uma consola em tamanho total da "tela" (consola tty), depois, só tens que pressionar as teclas Ctrl+Alt+F7 e o Ambiente Gráfico volta outra vez.

Vê se isto resulta! Se resultar e o ambiente gráfico voltar sem problemas de luminosidade, então não tens uma solução, mas um "workaround".

Se não resultar, tenta desligar o Vsync usando o processo explicado neste link:

http://elementaryos.org/answers/is-it-somehow-possible-to-disable-vsync-for-gala-1

Não te esqueças de adicionar o "script" às aplicações de arranque!!!

Reinicia o PC, provoca a hibernação do mesmo e vê se o problema persiste.

Aguardo.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Brilho some e não volta no elementaryOS

Mensagempor rodrigo_sabbat » Sáb, 30 de Novembro 2013, 4:21

A princípio sim. A hibernação é muito útil para poupar bateria, ainda mais sendo este o ponto fraco das distros baseadas em Ubuntu. :p

Tentei o que falaste. Pressionei Ctrl+Alt+F1 e de fato abriu o consola em ecrã completo, pude ver pelo "vulto" na minha tela. Ao pressionar Ctrl+Alt+F7 o ambiente retornou, porém o brilho continuava desligado. :\

Tentei este script e aparenta não ter surtido efeito. Porém encontrei um processo semelhante, que serve para outro problema, e tem a ver com o Vsync também e testei ele e não funcionou também.

Estou a usar o elementaryOS no notebook pois parece ser o único que funciona relativamente bem com ele (excepto por esse problema com o brilho). Tive uma série de problemas com o Ubuntu, por causa da kernel desactualizada e tudo mais. Mas atualizar a kernel consertava um problema e arranjava outro. Tentei usar o Ubuntu 13.10 e só me desiludi com o Unity. Tentei usar o Gnome Shell e este rodou estranhamente devagar no meu notebook, sendo que quando eu tentava usá-lo no Ubuntu 12.04 este rodava perfeito. Pelo visto, meu notebook é bem problemático. Temo que ele só rode bem o Windows e eu tenha que voltar a usá-lo. :(
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Sou novo no fórum e no mundo do Linux Ubuntu.
Pra quem não me conhece, minha apresentação está aqui.
Imagem
Avatar do usuário
rodrigo_sabbat
 
Mensagens: 144
Registrado em: 01 Outubro, 2012
Localização: Brasil

Re: Brilho some e não volta no elementaryOS

Mensagempor Miguel Fonseca » Sáb, 30 de Novembro 2013, 13:51

Bem Rodrigo, penso que o problema de luminosidade que "sofres", não é razão suficiente (na minha opinião!) para desistires do Linux!

Eu vou pesquisar mais um pouco e se encontrar algo, "posto" aqui.

Acho que esse problema para já, resolve-se se desactivares a hibernação.

Pelo que me pareceu, estás contente com o Elementary (eu também!) e como tal, não deves desistir.

Procura no google, utilizando como referência o modelo do teu portátil pelo problema em questão.

Já agora, "posta" aqui a marca e modelo do teu notebook para que eu possa refinar a procura por uma eventual solução!

Acredito que ou eu ou tu, encontraremos uma solução.

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Brilho some e não volta no elementaryOS

Mensagempor rodrigo_sabbat » Sáb, 30 de Novembro 2013, 23:57

Eis a questão! Não quero desistir do Linux! 8)
Como penso ter dito antes, já passei pelo problema das teclas do brilho e um bug estranho que não permitia que meu notebook se desligasse, ambos no Linux Ubuntu. Tanto que é por isso que vim buscar ajuda: é só no elementaryOS que acontece isso de a tela escurecer e não voltar. No Ubuntu, a tela escurecia ou eu mandava hibernar e quando eu voltava estava tudo bem. Isto que me intriga! :conf:

Não estou disposto a usar o Ubuntu no notebook por vários motivos, entre eles lentidão (mesmo com Gnome) e gasto rápido da bateria. Já o elementaryOS caiu como uma luva no meu notebook. Ele é mais leve, sem perder a beleza e a fluidez, e ainda consegue fazer a bateria durar cerca de 1 hora a mais que o Ubuntu. Isso é notável! Além disso, a beleza do design do elementaryOS combina perfeitamente com o design do meu notebook. Quem olha rapidamente por alguns instantes pensa estar vendo um MacBook :lol: . Mas fico feliz por ele ao mesmo tempo não parecer com o Mac quando visto de perto (e mais feliz ainda por ele não ser de fato um Mac xD ).

Mas, voltando ao que interessa, como disse, isso só ocorre no elementaryOS. Penso eu ter a ver com o ambiente gráfico Pantheon ou o Gala (efeitos). Vou dar-lhe as especificações de hardware do meu notebook:

Acer Aspire V-5-471
• 4GB RAM
• Processador Intel® Core™ i3-2375M CPU @ 1.50GHz × 4
• Placa gráfica Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller (rev 09)
• 500GB HD (mesmo que isso seja irrelevante para o problema, tá aqui :P )

Espero não ter esquecido de nada importante. E espero que isso ajude a me ajudar! Obrigado pela ajuda, Miguel! Abraço! :yeah:
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Sou novo no fórum e no mundo do Linux Ubuntu.
Pra quem não me conhece, minha apresentação está aqui.
Imagem
Avatar do usuário
rodrigo_sabbat
 
Mensagens: 144
Registrado em: 01 Outubro, 2012
Localização: Brasil

Re: Brilho some e não volta no elementaryOS

Mensagempor Miguel Fonseca » Dom, 1 de Dezembro 2013, 21:27

Boas Rodrigo, embora no inicio deste tópico, tenhas dito que já usaste uma solução parecida, vê este link:

http://nikunjlahoti.com/2012/04/29/ubuntu-12-04-fix-fn-brightness-keys/

e experimenta esta solução.

Existe uma para o Ubuntu 12.04, que é o mesmo que o "nosso" Elementary OS Luna!

Eu digo-te para experimentares, pois ele diz que tinha um problema igual ao teu, mas que depois de ter executado este procedimento, bastava utilizar as teclas de controle da luminosidade (fn+...) e o ecrã voltava a "brilhar".
Deixo aqui as palavras dele:

Código: Selecionar todos
At times the screen would go entirely dark. Or would not apparently resume from a blank screen or when the screensaver gets active.

For such cases, all you need to do is press “Fn + Brightness UP button” and screen will GLOW. Simple!!


Espero que resulte contigo!

Aguardo.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Brilho some e não volta no elementaryOS

Mensagempor rodrigo_sabbat » Seg, 2 de Dezembro 2013, 6:23

Na verdade, este método já está em uso no meu notebook atualmente. Sem ele, o brilho simplesmente não funciona, sem ter nada relacionado as teclas em si. Justo o que eu disse anteriormente: no Ubuntu bastava isso e pronto! No elementaryOS eu fiz isso e apenas nele me dá esse estranho bug da tela escurecer e não retornar. Além disso, após eu atualizar a kernel, aí sim as teclas param de funcionar, que é o que me dificulta a vida. Senão eu faria como o cara do link que mandaste: pressionaria Fn+Cima e a tela brilharia. Eis a questão, Miguel! Esse é o problema. :\

Sinto cada vez mais sem solução o meu problema com o note. Estou entre a "cruz e a espada" como dizem. Deixa eu ver se conto tudo desde o começo... :|

Se eu instalo o elementaryOS (ou Ubuntu) e não faço mais nada, o brilho da tela não funciona (não diminui nem aumenta), as teclas de brilho mostram no canto o menu do brilho porém sem alterar o brilho da tela. Além do fato de um estranho bug que quando eu mando o notebook desligar ele não desliga. Ele desliga, mas torna a ligar-se segundos após. É como se fosse um meio termo entre desligar e reiniciar. Estranho! :crazy:

OK! Se eu realizo o procedimento descrito no link que tu me passaste, o brilho da tela funciona e as teclas de brilho funcionam! Isso resolveria o problema, certo? Resolveria o problema do brilho. Meu notebook segue não querendo desligar. O que eu tenho que instalar para isso parar? O "laptop-mode-tools". Instalado ele, mas para que ele funcione com o bug do "não-desligar" eu tenho que atualizar a kernel, senão ele não funciona direito.

Ok, então depois disso tudo resolvido, certo? Errado! Ao atualizar a kernel, automaticamente as teclas de brilho param de funcionar, não sei porquê! O brilho ainda funciona, mas só indo nas "Configurações do Sistema>Brilho e Bloqueio". Além de ser um caminho longo, é muito mais complicado de localizá-lo quando escurece a tela e não volta, que é o que me acontece. Instalei um aplicativo que se chama "Brightness Indicator" que deixa um ícone no painel superior, onde posso clicar e selecionar o nível de brilho que desejo. Isso é bom para resolver o problema das teclas, mas ainda assim não ajuda muito com o problema da tela que escurece. Eu tenho que ficar "tateando a tela à cliques" até "acidentalmente" alterar o brilho para um nível em que eu possa enxergar a tela novamente! Isso é um pouco frustrante, apesar de ser uma aventura buscar o brilho da tela novamente! :lol:

Explicada a história, peço sugestões. Me parece um beco sem saída essa situação. Talvez uma saída seja usar uma versão mais antiga do Ubuntu, que rode mais fluido em meu notebook, ou alguma outra distro. :medo:
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Sou novo no fórum e no mundo do Linux Ubuntu.
Pra quem não me conhece, minha apresentação está aqui.
Imagem
Avatar do usuário
rodrigo_sabbat
 
Mensagens: 144
Registrado em: 01 Outubro, 2012
Localização: Brasil

Re: Brilho some e não volta no elementaryOS

Mensagempor Miguel Fonseca » Seg, 2 de Dezembro 2013, 21:41

Boas Rodrigo, vai à BIOS do teu PC e vê se tens lá algum AJUSTE relacionado com "sleep"!

Deverá ser algo como S1, S2, S3, etc!
Certifica-te que está LIGADO (ENABLE)!

De preferência escolhe S3 MODE (se existir, se não ACTIVA os modos disponíveis!)!

SALVA as alterações e sai.

O PC vai reiniciar, vai ao Ubuntu normalmente, "hiberna-o" :desdentado: e depois volta a resumir e vê se a questão do brilho se mantém!

Aguardo.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Próximo

Voltar para Outras distribuições de Linux

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 27 visitantes

cron