Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 5:51 Pesquisa avançada

Como instalar pacotes DEB com o dpkg no Arch Linux

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Como instalar pacotes DEB com o dpkg no Arch Linux

Mensagempor nuno_nunes » Ter, 29 de Julho 2014, 23:15

Neste guia, vamos ver como instalar o gerenciador de pacotes dpkg para Debian, Ubuntu e derivados no Arch Linux, para depois poder instalar pacotes DEB com o dpkg no Arch Linux.

Entre os muitos recursos incluídos no Arch Linux estão um gerenciador de pacotes poderoso e funcional chamado pacman. Através pacman podemos instalar e remover pacotes incluídos tanto nos repositórios oficiais ou em nosso PC, podemos atualizar o repositório, procurar pacotes disponíveis e muito mais. Também é possível instalar facilmente muitos aplicativos e ferramentas não incluídos nos repositórios oficiais via AUR, um serviço que nos permite acessar os vários PKGBUILD que contêm instruções para a criação de vários pacotes para o Arch Linux. O que muitos não sabem é que também dá para instalar diversas ferramentas e aplicações nativas para Debian, Ubuntu e simplesmente instalar o gerenciador de pacotes dpkg no Arch Linux.

Ao instalar o gerenciador de pacotes dpkg no Arch Linux que pode facilmente instalar aplicações ou jogos para o Debian, Ubuntu e derivados, diretamente a partir do pacote DEB. Claro, para fazer isso é preciso antes instalar todas as dependências necessárias do pacote DEB e somente então podemos instalar o pacote no Arch Linux com o comando simples dpkg -i nome-do-pacote.deb.

Vale lembrar também que a maioria dos aplicativos, jogos e ferramentas disponíveis para o Debian, Ubuntu e seus derivados, podem ser encontrados nos repositórios oficiais dessas distros ou no AUR. Se ele não estiver disponível, pode-se facilmente criar o pacote para o Arch Linux, basta criar o PKGBUILD que instala as dependências, baixar e extrair o pacote DEB e criar o pacote pkg.tar.gz.

Como instalar pacotes DEB com o dpkg no Arch Linux

Para instalar pacotes DEB com o dpkg no Arch Linux, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Instale o dpkg que está disponível para Arch Linux via AUR, com o comando abaixo. Confirme a compilação e instalação do dpkg no Arch Linux;

yaourt -S dpkg


Passo 3. Após a instalação, quando quiser instalar um pacote DEB, basta digitar o comando a seguir em um terminal:

sudo dpkg -i nome-do-pacote.deb


Passo 4. Se for para remover, use o comando abaixo;

sudo dpkg -r nome-do-pacote.deb


Passo 4. E para visualizar várias informações sobre o dpkg, use este comando:

dpkg --help


Pronto! Agora você pode usufruir de aplicações feitas para Debian, Ubuntu e qualquer distro baseada neles, diretamente no seu Arch Linux.

Via lffl linux freedom

Fonte: Br-Linux e Blog do Edivaldo


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Voltar para Outras distribuições de Linux

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 5 visitantes

cron