Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 19:56 Pesquisa avançada

Problema de tamanho de vídeo na tela do Lubuntu

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Problema de tamanho de vídeo na tela do Lubuntu

Mensagempor Jockisan » Seg, 9 de Março 2015, 16:19

Olá! Sou iniciante no Linux e resolvi começar com o Lubuntu. Estou gostando muito dele por ser leve e atender todas as minhas necessidades.

Mas desde o começo eu venho tido um problema com o player de vídeo do Lubuntu (GNOME) porque sempre que eu abro um vídeo em HD (720p) a janela fica “maior” que a tela e eu só vejo uma parte do vídeo (o canto da janela). Então eu dou dois cliques no vídeo para colocar em tela cheia, e então eu vejo o vídeo todo, mas ele fica cortado em cima, em baixo e dos lados. Já se eu colocar um vídeo em 480p em tela cheia nada é cortado, mas ele fica centralizado na tela e com tarjas pretas em cima, em baixo e dos lados. Já instalei o VLC Player e o mesmo problema acontece. Já olhei as configurações de resolução de tela a minha está em 1280x600 (já mudei e nada aconteceu). Gostaria de assistir vídeos em tela cheia independente da resolução, de forma que ocupe a tela inteira e não corte nada, assim como acontece no Windows. Como corrigir esse erro?

Na primeira imagem você vê a tela de um vídeo 720p assim que eu abro (perceba os menus na parte superior); na segunda vê como eu vejo o vídeo em tela cheia (atente para a parte que diz "a Sony Pictures..." na parte debaixo do vídeo - ele está cortado); na terceira imagem é como eu vejo o vídeo 720p em tela cheia no Windows (veja a mesma parte onde diz "a Sony Pictures" na parte inferior do vídeo e perceba que além de aparecer o nome inteiro, ainda exibe um bom espaço abaixo dele); e na quarta imagem você vê um vídeo 360p em tela cheia no Lubuntu (veja que o vídeo fica como um quadrado centralizado).
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Jockisan
 
Mensagens: 11
Registrado em: 17 Dezembro, 2014

Re: Problema de tamanho de vídeo na tela do Lubuntu

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 16 de Julho 2015, 23:20

Olá Jockisan,

Pode me dizer que versão do mplayer é que tem instalada através deste comando?

dpkg -l | grep mplayer


Este comando busca pela lista de pacotes instalados e com o grep filtramos o que apenas queremos saber.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Problema de tamanho de vídeo na tela do Lubuntu

Mensagempor Jockisan » Sáb, 18 de Julho 2015, 4:07

Luis Cardoso (16-07-2015, 23:20) escreveu:Olá Jockisan,

Pode me dizer que versão do mplayer é que tem instalada através deste comando?

dpkg -l | grep mplayer


Este comando busca pela lista de pacotes instalados e com o grep filtramos o que apenas queremos saber.


Olá Luis Cardoso!

Então, não tô mais usando o Lubuntu agora (estou no Xubuntu, que não tem esse problema particular no player de vídeos, mas têm outros, como você viu na minha outra postagem), mas acredito que a versão usada era a 1.0.8 ou 1.0.9, que segundo o site, são as última versões lançadas (a 1.0.8 lançada em março de 2013, e a 1.0.9 como uma versão de teste em janeiro de 2014).

Jockisan
 
Mensagens: 11
Registrado em: 17 Dezembro, 2014

Re: Problema de tamanho de vídeo na tela do Lubuntu

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 18 de Julho 2015, 14:30

Pois, mas isso é para o Gnome Mplayer, correcto? Eu queria saber era qual a versão o Mplayer em si, porque o Gnome Mplayer é apenas uma forma mais Gráfica de lidar com o Mplayer, com um formato mais próximo com o que vemos em outros programas do género. Todavia, esses problemas que possa ter pode ser do Mplayer em si e não do Gnome Mplayer.

Sei que algumas distros trazem o Mplayer instalado, todavia este está um pouco abandonado e desactualizado, pelo que recomendo a instalação do Mplayer2 que é um fork do Mplayer, sendo mais actual e com alguns dos bugs do Mplayer corrigidos! Além de que o Mplayer2 traz melhor suporte ao multi-core dos processadores!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal


Voltar para Outras distribuições de Linux

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 28 visitantes