Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 0:53 Pesquisa avançada

Endless OS

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Endless OS

Mensagempor hailton » Sáb, 9 de Julho 2016, 19:06

O Endless OS é um sistema Linux que busca alcançar pessoas localizadas em zonas remotas onde o acesso à informação é restrito. Ou seja, bilhões de pessoas no mundo que ainda não têm acesso a um computador ou possuem acesso limitado à internet. Esse sistema foi feito para rodar em um Mini PC chamado Endless, projetado para ser acessível a essas bilhões de pessoas, sem acesso a informação, espalhadas pelo mundo.

O sistema operacional contém uma lista enorme de aplicações educacionais, como uma enciclopédia com 80 mil artigos, e ferramentas para redigir documentos, planilhas, criar apresentações, editar vídeos e fotos ou ouvir música.

Com mais de 100 aplicativos pré-instalados, todos acessíveis mesmo quando o computador não esteja conectado à internet, eles possuem uma base de informação extensa. Por exemplo, todo o conteúdo da Wikipedia e cerca de mil videos da Khan Academy, escola virtual que oferece vídeo-aulas no YouTube, já vem no computador e estão disponíveis mesmo sem acesso à internet.

O Endless OS é um sistema baseado no Ubuntu (na versão 2.6.5: Ubuntu 16.04 com Kernel 4.4 e Gnome Shell 3.18), cujo ambiente de trabalho é um fork do Gnome 3. Para gerenciador de aplicações, o Endless OS não usa sistemas de pacotes habituais como .deb ou .rpm (mas você pode encontrar o Synaptic e suporte aos comandos apt-get e dpkg), optando por um sistema de arquivos raiz habilitado apenas para leitura, e gerido pelo OSTree (Flatpak e Snap).

Recentemente (Jun/2016), a empresa Endless liberou o seu sistema operacional Endless OS, gratuitamente, para qualquer pessoa baixar e usar.

O sistema está disponível nas versões Light (2 GB) e Full (10 GB) - em português, espanhol e inglês. Ambas as versões possuem o navegador Chromium (com módulo Widevine DRM) e a suíte LibreOffice. A versão Full contém mais de 100 aplicativos pré-instalados, acessíveis mesmo sem conexão com à internet.

Para instalar o Endless OS no seu computador, será necessário usar um pendrive e baixar uma das imagens disponíveis para testar ou instalar o sistema: baixar arquivo .img ou baixar USB Creator tool.

Para gravar no pendrive pelo Linux, pode fazê-lo usando o Gnome Disks, nas versões do Gnome 3 (ver tutorial).

Fonte: Linux Descomplicado

hailton
 
Mensagens: 174
Registrado em: 02 Setembro, 2013

Re: Endless OS

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 31 de Agosto 2016, 16:02

Boa tarde hailton,

Já experimentou este Endless OS? Em caso afirmativo, que tem a dizer sobre este sistema?

Em todo o caso parece um sistema interessante e bem haja pela partilha :yeah:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal


Voltar para Outras distribuições de Linux

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 27 visitantes

cron