Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 6:07 Pesquisa avançada

[Resolvido] Problemas com instalação de jogos no Steam

Conhece algum jogo que quer partilhar? Tem questões sobre a instalação de um jogo? Não consegue passar um nível de um jogo? Uma simples atualização de informação sobre um jogo? Então esta é a secção!

[Resolvido] Problemas com instalação de jogos no Steam

Mensagempor gnilson » Sex, 21 de Fevereiro 2014, 1:03

Boa noite amigos!!
Tenho aqui no meu computador um SSD de 120 giga onde fica instalado o Ubuntu 12.04 LTS e o Windows Seven, mais um HD de 1 tera para arquivos diversos, a partição do linux no SSD já esta cheia, o que me obriga a instalar no HD, quando tento instalar um jogo no HD de 1 tera apresenta a seguinte mensagem:

A nova pasta da Biblioteca Steam tem de estar num sistema de ficheiros montados com permissões de execução


Vejam como esta meu fstab:

Código: Selecionar todos
# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid' to print the universally unique identifier for a
# device; this may be used with UUID= as a more robust way to name devices
# that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc                                       /proc        proc  nodev,noexec,nosuid                 0  0  
# / was on /dev/sda5 during installation
UUID=1c609153-058c-4543-89ee-df8ca8052311  /            ext4  errors=remount-ro                   0  1  
# swap was on /dev/sda6 during installation
UUID=0d3ab18e-505f-4fd9-a239-22230f09ff9b  none         swap  sw                                  0  0  
/dev/sda2                                  /media/sda2  ntfs  nls=iso8859-1,users,umask=000,user  0  0  
/dev/sdb1                                  /media/sdb1  ntfs  nls=iso8859-1,users,umask=000,user  0  0



Pesquisando no google sobre fstab descobri que deveria adicionar o "exec", adicionei o exec logo após users mas não deu certo. Ficou assim:

Código: Selecionar todos
# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid' to print the universally unique identifier for a
# device; this may be used with UUID= as a more robust way to name devices
# that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc                                       /proc        proc  nodev,noexec,nosuid                 0  0  
# / was on /dev/sda5 during installation
UUID=1c609153-058c-4543-89ee-df8ca8052311  /            ext4  errors=remount-ro                   0  1  
# swap was on /dev/sda6 during installation
UUID=0d3ab18e-505f-4fd9-a239-22230f09ff9b  none         swap  sw                                  0  0  
/dev/sda2                                  /media/sda2  ntfs  nls=iso8859-1,users,umask=000,user  0  0  
/dev/sdb1                                  /media/sdb1  ntfs  nls=iso8859-1,users,exec,umask=000,user  0  0




Será que alguém por ai que utiliza Steam no linux já teve o mesmo problema?
Editado pela última vez por gnilson em Sáb, 1 de Março 2014, 18:15, em um total de 1 vez.

gnilson
 
Mensagens: 5
Registrado em: 21 Fevereiro, 2014

Re: Problemas com instalação de jogos no Steam

Mensagempor gnilson » Sex, 21 de Fevereiro 2014, 1:04

Esqueci de informar que sou extremamente leigo no assunto :l

gnilson
 
Mensagens: 5
Registrado em: 21 Fevereiro, 2014

Re: Problemas com instalação de jogos no Steam

Mensagempor gnilson » Sáb, 22 de Fevereiro 2014, 21:36

Após muitas pesquisas no google, varias tentativas e testes consegui resolver o problema. Fiz a seguinte alteração no fstab, troquei "ntfs" por "ntfs-3g" ficando assim:

Código: Selecionar todos
# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid' to print the universally unique identifier for a
# device; this may be used with UUID= as a more robust way to name devices
# that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc                                       /proc        proc  nodev,noexec,nosuid                 0  0 
# / was on /dev/sda5 during installation
UUID=1c609153-058c-4543-89ee-df8ca8052311  /            ext4  errors=remount-ro                   0  1 
# swap was on /dev/sda6 during installation
UUID=0d3ab18e-505f-4fd9-a239-22230f09ff9b  none         swap  sw                                  0  0 
/dev/sda2                                  /media/sda2  ntfs  nls=iso8859-1,users,umask=000,user  0  0 
/dev/sdb1                                  /media/sdb1  ntfs-3g  nls=iso8859-1,umask=000             0  0


Fica a dica para quem futuramente tiver o mesmo problema :)

gnilson
 
Mensagens: 5
Registrado em: 21 Fevereiro, 2014

Re: Problemas com instalação de jogos no Steam

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 23 de Fevereiro 2014, 23:17

Só bastou isso para resolver o seu problema? :o

Entretanto, visto que está resolvido, pedia-lhe que editasse o seu primeiro comentário (o que gerou este tópico) e adicionasse [Resolvido] ao título, para que outros utilizadores com semelhante problema, possam saber que aqui está uma possível solução (já que cada caso é um caso...).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Problemas com instalação de jogos no Steam

Mensagempor gnilson » Sáb, 1 de Março 2014, 18:13

A sim pode deixar :)

gnilson
 
Mensagens: 5
Registrado em: 21 Fevereiro, 2014

Re: [Resolvido] Problemas com instalação de jogos no Steam

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 1 de Março 2014, 19:57

Na verdade, penso que o problema estava não na flag "exec", tal como você constatou. Na verdade o que estava a acontecer, que é algo bastante comum nos programas do Linux, é que os programas geralmente não têm "capacidade" para montar uma partição.

Ora, ao você instalar um jogo numa partição que não esteja montada, depois quando quisesse arrancar esse jogo não conseguiria pelo motivo referido acima. Isso acontece inúmeras vezes, por exemplo ao tentar aceder aos últimos documentos abertos pelo LibreOffice e que estejam noutra partição (ainda não montada).

Penso que a sandbox que talvez dentro de uns anos deveremos ter irá solucionar de forma transparente este problema. No entanto, até lá, infelizmente ou não, teremos de ter as partições montadas à priori para evitar estes problemas. Algo que o ntfs-3g faz.

Já agora, gostaria de dizer que não é 100% mau que as partições não estejam montadas, aliás, eu prefiro. O mal está em as aplicações não terem capacidade para montar automaticamente um determinado ficheiro dessa partição ainda não montada.

Sobre eu preferir que não monte as partições, por exemplo no meu caso ao não arrancar as partições, não arranca o meu disco secundário, permitindo assim que não bateria desnecessária, visto que esse meu disco só serve para backups. É apenas um exemplo da utilidade de uma funcionalidade destas. ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: [Resolvido] Problemas com instalação de jogos no Steam

Mensagempor gnilson » Sáb, 5 de Abril 2014, 22:03

Muito grato pela atenção!!

gnilson
 
Mensagens: 5
Registrado em: 21 Fevereiro, 2014

Re: Problemas com instalação de jogos no Steam

Mensagempor replitealc » Sáb, 6 de Maio 2017, 4:40

gnilson (22-02-2014, 20:36) escreveu:Após muitas pesquisas no google, varias tentativas e testes consegui resolver o problema. Fiz a seguinte alteração no fstab, troquei "ntfs" por "ntfs-3g" ficando assim:

Código: Selecionar todos
# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid' to print the universally unique identifier for a
# device; this may be used with UUID= as a more robust way to name devices
# that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc                                       /proc        proc  nodev,noexec,nosuid                 0  0 
# / was on /dev/sda5 during installation
UUID=1c609153-058c-4543-89ee-df8ca8052311  /            ext4  errors=remount-ro                   0  1 
# swap was on /dev/sda6 during installation
UUID=0d3ab18e-505f-4fd9-a239-22230f09ff9b  none         swap  sw                                  0  0 
/dev/sda2                                  /media/sda2  ntfs  nls=iso8859-1,users,umask=000,user  0  0 
/dev/sdb1                                  /media/sdb1  ntfs-3g  nls=iso8859-1,umask=000             0  0


Fica a dica para quem futuramente tiver o mesmo problema :)


Olá, amigo, estou com o mesmo problema: Instalei o Steam no Linux, que está em um HD diferente do qual estão os jogos já instalados (de quando eu usava o Rwindows), e quando, pelo programa Steam - no Ubuntu - eu tento selecionar a pasta, aparece esse erro de permissões e talz, só que já olhei an aba 'Permissões' da janela 'Propriedades' da partição, pelo Gerenciador de arquivos, está tudo ok, com permissão para criar e excluir arquivos (tanto que eu gravo, copio, excluo,etc, tudo nessa partição do Rwindows, pelo Linux de boa).
Acredito que a sua solução pode me ajudar, pois o caso é bem parecido com o meu, mas como eu faço esse tla de 'fstab'?
Eu digito no terminal '/etc/fstab' e aaprece isto: 'bash: /etc/fstab: Permissão negada'
Pode me ajudar?

replitealc
 
Mensagens: 2
Registrado em: 06 Maio, 2017

Re: [Resolvido] Problemas com instalação de jogos no Steam

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 6 de Maio 2017, 17:39

Boa tarde replitealc,

O /etc/fstab não é mais que um ficheiro de configuração usado pela aplicação responsável pela montagem, manual e/ou automática (dependendo da configuração), de dispositivos de armazenamento. Sendo assim a sua tentativa de execução pouco lhe serve.

O que tem de fazer é abrir esse ficheiro através de um dos seguintes comandos:
  1. Via terminal (Nano / Vim / Emacs / ...):
    sudo nano /etc/fstab
  2. Via gráfica (Gedit / Kate / ...):
    gksudo gedit /etc/fstab
Nota: De lembrar que para executar qualquer um dos passos em cima o utilizador tem de ter poderes de administrador de sistema, caso contrário terá de contactar o administrador para lhe efectuar as ditas alterações.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: [Resolvido] Problemas com instalação de jogos no Steam

Mensagempor replitealc » Qui, 27 de Julho 2017, 3:53

Valeu, amigo, Luis Cardoso!
Demorou, mas consegui abrir o tal arquivo, mas ele só tem até a linha:
"UUID=d3ea6060-e8be-4c53-808b-a48967058bc4 none swap sw $"
A parte abaixo, como no exemplo:
" /dev/sda2 /media/sda2 ntfs nls=iso8859-1,users,umask=000,user 0 0
/dev/sdb1 /media/sdb1 ntfs-3g nls=iso8859-1,umask=000 0 0
" não aparece!

Como faço para que apareça, e como faço para trocar esse 'ntfs' pelo 'ntfs-3g'?
Ele vem assim: "
# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid' to print the universally unique identifier for a
# device; this may be used with UUID= as a more robust way to name devices
# that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point> <type> <options> <dump> <pass>
# / was on /dev/sda6 during installation
UUID=2901be2f-07d1-494f-9d96-b19aa1bc996c / ext4 errors=remoun$
# swap was on /dev/sda5 during installation
UUID=d3ea6060-e8be-4c53-808b-a48967058bc4 none swap sw $


E tem estas opções, na parte debaixo da tela do Terminal:
"^G Obter Ajud^O Gravar ^W Onde está?^K Recort txt^J Justificar^C Pos atual
^X Sair ^R Ler o arq ^\ Substituir^U Colar txt ^T VerfOrtog ^_ Ir p/ linha
"


Obrigado pela ajuda e paciência!

replitealc
 
Mensagens: 2
Registrado em: 06 Maio, 2017


Voltar para Jogos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron