Os dados detalhados da região, hoje divulgados pela Gartner, dão indicação da venda de 13,6 milhões de computadores, entre portáteis e desktops, mantendo-se a liderança da HP, que cai para terceiro lugar em alguns mercados, nomeadamente na Alemanha, onde é superada pela Lenovo e a Acer. Os tablets não fazem parte destas contas.
A quebra de vendas foi homogénea entre os segmentos de desktops e portáteis, onde os números baixaram 15,7 e 15,2%, respetivamente, mas também no mercado de consumo e empresarial, recuando 15 e 15,8%.
A limpeza de stocks entre os meses de junho e julho, e uma cautela adicional com a antecipação do lançamento do Windows 8 estão entre as principais causas apontadas pela Gartner para esta descida nas vendas.
Tal como aconteceu a nível global, a HP continua a perder quota de mercado, mantendo porém a primeira posição no mercado europeu. O segundo lugar é da Acer, que se aproxima perigosamente da HP e conquistou o primeiro lugar nas vendas do mercado de consumo, mesmo perdendo dois dígitos no volume.
A estratégia agressiva de preço que a Lenovo assumiu neste trimestre, especialmente no mercado profissional, fez com que a empresa chinesa fosse a única do top 5 a mostrar crescimento neste período.

Meike Escherich, analista da Gartner, admite que o mercado vai voltar a crescer, mas que as taxas serão mais baixas do que as registadas nos últimos anos. "Os desafios a longo prazo para a indústria de PC e os fabricantes são de mostrar crescimento e apresentar novos produtos que consigam competir com os novos equipamentos móveis que estão a chegar ao mercado", afirma.
A Gartner revelou recentemente um estudo onde calcula que em 2013 as vendas de smartphones e tablets podem ultrapassar as 1,2 mil milhões de unidades.