O  programador brasileiro Alex Porto acaba de anunciar o lançamento de uma  IDE estendida (Integrated Development Environment) para Arduino. Com  recursos como um gerenciador de projetos, opções de compilador  ajustáveis   e destaque de sintaxe, o MariaMole  é destinado principalmente para desenvolvedores experientes que acham o  Arduino IDE normal muito básico. Porto afirma que sua motivação para o  desenvolvimento do projeto veio do fato de estar insatisfeito com as  extensões Eclipse e outros IDEs existentes para Arduino.
O MariaMole requer o IDE Arduino para ser instalado e pode importar todos os exemplos incluídos, esboços e bibliotecas. Para depuração, conexões seriais podem ser abertas para estabelecer a comunicação direta com múltiplas placas Arduino - combinado com o gerenciador de projetos, isso permite que os programadores possam desenvolver seus códigos para mais de uma placa simultaneamente.
A versão 0.4 do MariaMole encontra-se disponível atualmente apenas para Windows - Linux e versões para Mac só serão liberadas quando o desenvolvedor possuir versão " boa e estável" para Windows. Como o MariaMole é um projeto de código aberto - distribuído sob licença Creative Commons CC BY-SA 3.0 e hospedado no SourceForge - desenvolvedores interessados podem também contribuir para seu desenvolvimento.
Fonte: h-online [em inglês].
    


