Bem-vindo: Sex, 2 de Maio 2025, 4:12 Pesquisa avançada

Street Fighter, parabéns pelos seus 25 anos

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Street Fighter, parabéns pelos seus 25 anos

Mensagempor Luciano Fernandes » Dom, 2 de Setembro 2012, 19:09


Street Fighter não foi o primeiro jogo de luta, e não é a série mais vendida do mundo. Seus jogos talvez nem sejam os mais populares, dependendo da época. Talvez a série não seja a melhor do gênero, dependendo do ponto de vista. Mas é a série mais importante de todas. Porque se existe alguém responsável pela existência de Mortal Kombat, Tekken, The King of Fighters, Virtua Fighter e de torneios tão emocionantes, esse alguém é a série da Capcom que começou lá em 1987.

Já existia Karateka no Apple II e Yie Ar Kung Fu no NES, mas foram Ryu, Ken e seus hadoukens que criaram os games de luta como eles existem hoje. O primeiro Street Fighter pode ter sido um desastre, mas ele plantou todas as sementes certas, e o que nasceu dali revolucionou o mundo como só jogos como Mario ou Zelda conseguiram.



Street Fighter II é a fonte de onde todos os grandes jogos de luta bebem até hoje. Golpes com intensidades diferentes, magias, combos. Personagens com cenários próprios, músicas próprias, poses próprias, identidade própria. Chun-Li. Os especiais, aqueles que gastam barra, não vieram de Street Fighter – mas a equipe da SNK que trabalhou em Fatal Fury e, posteriormente, em Art of Fighting, onde esse sistema nasceu, veio da Capcom.

Poucas séries renderam tantas lendas quanto Street – isso sem nem contar a “pegadinha” do Shen Long da revista EGM americana e as máquinas de rodoviária. No meu bairro, juravam que acontecia alguma coisa quando você chegava no Bison e dava 10 Double K.O.s seguidos. Já um amigo meu contou que existia um jeito de fazer o Guile puxar uma metralhadora e fuzilar o oponente. E o chefe secreto, um palhaço que se equilibrava em cima de uma bola enquanto fazia malabarismos com facas?

E, óbvio: “radúguem”, “tré-tré-trúguem”, “mini-táxi”, “tiger robocob”, “papai traz hamburger”, “ataque das corujas” e tantas outras expressões que já fazem parte da nossa cultura.


Nossos pais provavelmente sabem o que é Street Fighter. Ou se não sabem, talvez identifiquem um Ryu ou o Blanka, mesmo sem saber o nome deles, nem como se cancela um soco em uma magia. Porque Street Fighter esteve presente em todo lugar, e não só nos jogos. Foram desenhos, quadrinhos, bonecos e um filme que, dizem as lendas, foi tão ruim que até matou o pobre do Raul Julia. Mas que foi eternizado mesmo assim.

Foi esta série que fez florescer a cultura dos jogos de luta, sendo a principal atração de torneios em todo mundo. Mas também foi a série que inundou esse mesmo gênero com jogos demais, para depois revivê-lo, em 2008, quando Yoshinori Ono convenceu a Capcom a se juntar com a Dimps (uma empresa de ex-SNK que eram ex-Capcom, veja só) e lançar Street Fighter IV. Se SF II acendeu a chama do gênero no começo da década de 90, Street IV foi o jogo que despejou gasolina em uma brasa quase apagada – e trouxe, no embalo, coisas como Marvel Vs. Capcom 3, The King of Fighters XII e XIII, a série BlazBlue e o merecido renascimento de Mortal Kombat.

Foi de Street que vieram coisas como a música que vai bem com tudo, a história de quebrar carros com os punhos e os pilões giratórios. E também passaram por aqui alguns dos ilustradores mais talentosos do Japão.

Esta é uma série que influenciou a indústria, o mercado, a cultura e uma geração de jogadores que hoje ainda sente um pouco de nostalgia quando ouve o tema do Ryu. Sabendo ou não soltar um Hadouken, pare por um segundo hoje e diga: parabéns, Street Fighter, pelos seus 25 anos.


Abaixo algumas curiosidades relativas a cultura Street Fighter 8)




Guile Theme original :arrow: aqui!




Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)


:idea: ORIGEM CRIACIONAL: :arrow: Kotaku


Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Avatar do usuário
Luciano Fernandes
Nuntius Express
 
Mensagens: 1070
Registrado em: 26 Junho, 2011
Localização: Rio de Janeiro, Brazil.

Re: Street Fighter, parabéns pelos seus 25 anos

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 3 de Setembro 2012, 21:56

Luciano F. Fernandes (02-09-2012, 19:09) escreveu:primeiro Street Fighter pode ter sido um desastre, mas ele plantou todas as sementes certas, e o que nasceu dali revolucionou o mundo como só jogos como Mario ou Zelda conseguiram.

Sem dúvida! Aliás nunca joguei esse jogo mas conheço as personagens por tanta gente gostar do jogo!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes

cron