Pesquisa mede o impacto da web nos níveis econômico, político e social
Um índice criado pelo inventor da World Wide Web, o inglês Tim Berners-Lee (foto), descobriu que a Suécia é atualmente o país que melhor usa a internet para fins políticos e de melhoria social. A lista foi criada pela World Wide Web Foundation, uma organização ligada à Berners-Lee e que visa garantir a liberdade da rede em todo o mundo. A pesquisa que a gerou mede o impacto da internet em 61 países, colhendo dados práticos de conectividade e analisando a influência da rede nos campos econômico, social e político.
Os cinco primeiros lugares foram concedidos para Suécia, Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Finlândia, enquanto os últimos ficaram com Etiópia, Benin, Burkina Faso, Zimbábue e Iêmen. O Brasil ocupa a 24ª posição.
Comentando a pesquisa, Berners-Lee reforçou a diferença de conectividade nos países desenvolvidos em relação às nações africanas ou árabes que ficaram com as piores colocações no estudo. "O alto preço da conectividade está impedindo que milhões de pessoas consigam fazer valer os seus direitos. Os custos têm que baixar dramaticamente", disse o inventor da web.
Berners Lee também falou sobre as medidas de censura contra a internet, que foram identificadas em nada menos que 30% dos países analisados. "A rede é uma conversa global. O fim da censura, online e offline, é possivelmente o maior desafio para o futuro da web", acredita.
O índice completo pode ser lido aqui.
Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins






Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!