Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 12:00 Pesquisa avançada

Cidade de Araucária implanta minibibliotecas livres

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Cidade de Araucária implanta minibibliotecas livres

Mensagempor Luciano Fernandes » Dom, 9 de Setembro 2012, 19:12

A Primeira Minibiblioteca Livre de Curitiba, criada pelo blog Livros e Afins, já existe há quase um ano e funciona normalmente: as pessoas podem pegar um livro a qualquer momento do dia ou da noite (pois ela fica na rua) e devolver quando quiserem. Ao contrário do que muitos disseram, os livros são devolvidos, ela recebe muitas doações e ninguém a depredou. Ao contrário, a comunidade a adotou e tem muito carinho por ela.

Araucária adota as minibibliotecas
A primeira cidade a adotar oficialmente o modelo foi Araucária, na região metropolitana de Curitiba. No ano passado conversei com a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Araucária que queriam saber sobre as ideias que havia por trás do conceito e, depois de alguns meses, eles implantaram as primeiras três casinhas. Semana que vem serão mais duas casinhas.

Tenho certeza de que a cidade será conhecida nacionalmente e talvez internacionalmente por ter sido a primeira a adotar esse modelo de distribuição e circulação de livros, que aposta na ética e na idoneidade do povo brasileiro.

Gostaria que você também conhecesse a Bibliopote: uma biblioteca que funciona em uma padaria: você pega um livro e devolve quando quiser sem ter de pedir para ninguém. Ela existe há quatro anos e funciona perfeitamente, também ao contrário de qualquer expectativa negativa.

Outras iniciativas que se inspiraram na Primeira Minibiblioteca de Curitiba

- Funcionários de hotel doam livros à Minibiblioteca
- Minibiblioteca inspira iniciativa cearense
- Minibiblioteca em Nilópolis



Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)


:idea: ORIGEM CRIACIONAL: :arrow: Livros só mudam pessoas (Alessandro Martins)


Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Avatar do usuário
Luciano Fernandes
Nuntius Express
 
Mensagens: 1070
Registrado em: 26 Junho, 2011
Localização: Rio de Janeiro, Brazil.

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 26 visitantes

cron