Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 18:59 Pesquisa avançada

Ben-Haim e a grande biblioteca underground de NY

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Ben-Haim e a grande biblioteca underground de NY

Mensagempor Luciano Fernandes » Ter, 11 de Setembro 2012, 3:01

O ótimo post da Joana Gama Filho, publicado originalmente no Plush Blush – o lado feminino do Update or Die, merece estar por aqui também. Para quem ainda não leu e para quem quiser reler:

Existe algo de fascinante no voyeurismo. Na sua essência o voyeurismo, – quando saudável – é apenas um desejo de conexão.” ~ Bem-Haim

Não sei quanto a vocês, mas toda vez que vejo alguém lendo no transporte público me estico tentando visualizar qual o título que está sendo devorado naquele momento. Geralmente desejo ser melhor amiga daquela pessoa só para passarmos o tempo conversando sobre esse e outros títulos, trocando experiências literárias, rindo dos fiascos da literatura, enfim… Sou daquelas que acha que todo mundo que lê é interessante, independente do quê está lendo. Pessoas que leem são imaginativas e eu adoro gente assim, por isso, acabei me viciando no blog Underground New York Public Library. Nele, a fotógrafa de 28 anos Ben-Haim posta fotos de leitores no metrô de Nova Iorque e não os julga, na descrição simplesmente escreve o nome e o autor do livro.



O mais legal é observar a postura que cada um adota durante a leitura em público. Ficam tão imersos em seu mundo particular que parecem esquecer de tudo o que acontece na correria da cidade. Suas fotos, muitas vezes, aproximam aquela ideia de estarmos lendo por cima dos ombros de alguém. Ben argumenta que ser capaz de ver o que um estranho está lendo nos dá a oportunidade de criar uma conexão e não simplesmente julgar o livro pela capa. Ler em público é se expor de maneira vulnerável.



Em uma época onde os e-Reader e tablets invadiram o transporte público da cidade (quem esteve por lá nos últimos anos notou, com certeza!), seus modelos – que na maioria das vezes não sabem que estão sendo fotografados – optam por continuar lendo no bom e velho papel.



O mais legal é observar a postura que cada um adota durante a leitura em público. Ficam tão imersos em seu mundo particular que parecem esquecer de tudo o que acontece na correria da cidade. Suas fotos, muitas vezes, aproximam aquela ideia de estarmos lendo por cima dos ombros de alguém. Ben argumenta que ser capaz de ver o que um estranho está lendo nos dá a oportunidade de criar uma conexão e não simplesmente julgar o livro pela capa. Ler em público é se expor de maneira vulnerável.




De maneira simples, mas muito profunda, seu blog nos lembra da capacidade que os livros tem de nos enriquecer intelectualmente e criativamente, fazer com que nos comprometemos e, porque não, nos entreter.

“São pessoas que estão sozinhas, por vontade própria, e ler é o que que eles escolheram fazer”, diz Ben-Haim. “Quando você vê alguém desfrutando de algo por conta própria, [você pensa]: ‘Espere um minuto, talvez eu possa aproveitar isso também."



Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)


:idea: ORIGEM CRIACIONAL: :arrow: Livros só mudam pessoas (Fabiane Secches)


Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Avatar do usuário
Luciano Fernandes
Nuntius Express
 
Mensagens: 1070
Registrado em: 26 Junho, 2011
Localização: Rio de Janeiro, Brazil.

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 31 visitantes

cron