Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 23:45 Pesquisa avançada

Novo padrão de áudio para a Internet

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Novo padrão de áudio para a Internet

Mensagempor Luciano Fernandes » Qua, 12 de Setembro 2012, 21:57


O universal "Opus Interactive Audio Codec" é agora um padrão IETF, sob o número RFC 6716, dando à internet um padrão para áudio que é capaz de operar com a maioria do tráfego existente, desde voz sobre IP com uma baixa taxa de bits até uma música de alta qualidade. Em larguras de banda mais baixas o Opus usa um codec de previsão linear e conforme ela aumenta ele é capaz de alternar sem interrupções para um codec de transformação para fazer uso dessa maior largura de banda, o que possibilita seu uso em uma diversidade de casos antes resolvidos por seis diferentes codecs. As taxas suportadas vão de valores tão baixos como 6Kbit por segundo em mono, até 510Kbit por segundo em estéreo. Todo esse alcance, combinado com a baixíssima latência algorítimica (de 5ms), baixa exigência energética e implementação de ponto fixo e flutuante, significa que ela é adequada à maioria dos ambientes.

O codec licenciado liberalmente e livre de royalties incorpora tecnologias SILK do Skype e dos codecs CELT do Xiph.org. Existem patentes associadas com o Opus, mas elas também estão disponíveis sob termos compatíveis com código aberto para os licenciados e devem ser usadas apenas para defender o codec contra batalhas legais e processos de patentes.

O Opus já é suportado por programas como o Firefox, FFmpeg, GStreamer, o tocador de mídia foobar2000, o pacote de codecs K-Lite e o LAV Filters. Os tocadores VLC, Rockbox e Mumble oferecerão em breve suporte. O codec também pode ser usado em conjunto com o padrão mais tradicional G.711 ITU-U para áudio no WebRTC, o vindouro padrão para comunicações em tempo real pela web.

Uma versão atualizada do Opus, 1.0.1, já está disponível para download com algumas correções que não chegaram ao RFC final; o código-fonte para a versão de referência de implantação 1.0.0 também está disponível.

Fonte: h-online, em inglês.


Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)


:idea: ORIGEM CRIACIONAL: :arrow: Linux new media


Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Avatar do usuário
Luciano Fernandes
Nuntius Express
 
Mensagens: 1070
Registrado em: 26 Junho, 2011
Localização: Rio de Janeiro, Brazil.

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 44 visitantes