Bem-vindo: Qui, 18 de Abril 2024, 7:38 Pesquisa avançada

Filme pretende mostrar o 'lado humano' dos hackers

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Filme pretende mostrar o 'lado humano' dos hackers

Mensagempor Luciano Fernandes » Sex, 14 de Setembro 2012, 23:16

Quando hackers viraram ativistas políticos? Qual a ética deles? O que os motiva? Documentário sueco quer mostrar que hacker é 'gente como a gente'. Confira o trailer






A cultura hacker nunca esteve tão presente nos noticiários de jornais do mundo como agora. Autores de ações quase sempre arrojadas e de um atrevimento cinematográfico, a palavra “hacker” compõe bem uma manchete sensacionalista. Mas talvez o início do texto esteja errado: não é a cultura que está sob o holofote, mas sim o imediatismo de um ou outro ato, normalmente vinculado ao termo vandalismo – palavra-chave para desmontar instantaneamente o menor vestígio de que determinada atitude possa ser, no final das contas, positiva. Se você tem vontade de entender qual é a desses caras que sabotam multinacionais mais poderosas que países, que arriscam a própria liberdade, enfim, se você nutre o mínimo de curiosidade pra saber o que motiva os hackers a serem hackers – e o que eles fazem quando não estão hackeando – saiba que tem um filme sendo feito exatamente sobre isso. E você pode ajudar a torná-lo realidade.

Chamado de Hackitat, a ideia de destrinchar esse universo surgiu quando uma casa que servia de lar para um coletivo de hackers na Suécia foi invadida por policiais armados. Eles recolheram computadores e outros equipamentos e aproveitaram para agredir e prender algumas pessoas. Uma delas, apelidada de mackt, chegou à conclusão que aquilo era apenas um sintoma. Segundo ele, a ignorância era a causa da prisão. As pessoas não confiavam em hackers, porque não os entendiam. Ele procurou uma produtora e eles começaram a trabalhar no filme.

Um exemplo da abordagem do filme: os diretores querem falar com os caras que ajudaram a derrubar ditaduras na Primavera Árabe – não as pessoas que tuitaram ou escalaram monumentos nas praças lotadas, mas aquelas que derrubaram servidores do governo, invadiram sites do poder público. Ou seja: os soldados da guerra digital, não os civis, simpatizantes da causa.

Eles querem rodar o mundo pra mostrar as diferenças culturais e deixar bem claro que por trás de cada ação, existem humanos que diferem entre si, ainda que carimbados com o mesmo rótulo: hackers. Como você deve ter reparado, boa parte do filme ainda está para acontecer. Isso porque os produtores estão arrecadando dinheiro através do indiegogo, plataforma de crowdfunding – aqueles sites que juntam dinheiro de quem gosta do projeto para viabilizá-lo, dando brindes simbólicos em troca. Se você curtiu a ideia e quer ver o filme pronto, clique aqui para contribuir.


Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)


:idea: CREATION SOURCE: :arrow: Revista Galileu


Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!


Abaixo, você pode conferir o trailer do filme (todo em inglês) – no final, alguns dos participantes explicam a proposta e dizem o que planejam fazer com a grana arrecadada.
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Avatar do usuário
Luciano Fernandes
Nuntius Express
 
Mensagens: 1070
Registrado em: 26 Junho, 2011
Localização: Rio de Janeiro, Brazil.

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 49 visitantes

cron