Bem-vindo: Sáb, 3 de Maio 2025, 17:30 Pesquisa avançada

Cientistas desenvolvem banda larga 2.000 vezes mais rápida

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Cientistas desenvolvem banda larga 2.000 vezes mais rápida

Mensagempor nuno_nunes » Ter, 6 de Novembro 2012, 14:11

Cientistas britânicos da Universidade de Bangor, no norte do País de Gales, estão a desenvolver um novo método para transmitir mais dados num cabo de fibra ótica, permitindo obter velocidades em ligações de banda larga cerca de 2.000 mais rápidas que as atuais. De acordo com a BBC News, os cientistas envolvidos no projeto Ocean conseguiram já executar uma transmissão a velocidades de 20Gbps, o suficiente para fazer o download de duas dezenas de filmes em apenas um segundo - garante a BBC.

Para obter estes resultados de uma forma rentável, foi usada uma técnica denominada OOFDM (Optical Orthogonal Frequency Division Multiplexing), baseada na conversão dos dados originais em ondas elétricas e, depois, a sua transformação em sinais óticos que são "bombeados" através de um cabo.

De acordo com os participantes no projeto, a principal inovação reside na criação de um kit eletrónico composto por componentes convencionais e de baixo custo, que consegue fazer a codificação e descodificação dos sinais óticos durante o seu "percurso", permitindo enviar elevadas quantidades de informação por segundo sem o aparecimento de erros ou interferências.

"Haverá provavelmente menos de dez grupos em todo o mundo que têm olhado para este tipo de problemas" disse à BBC o Dr. Roger Giddings, um dos participantes no projeto, referindo que "somos o único grupo que conseguimos executar isto em todo o sistema".

Ainda segundo a mesma fonte, este projeto tem agora um período de três anos para tornar as técnicas usadas viáveis em termos comerciais, com os seus responsáveis a admitir que será possível chegar a uma velocidade de 40Gbps.

Fonte: Tek

nuno_nunes

Re: Cientistas desenvolvem banda larga 2.000 vezes mais rápi

Mensagempor yuryrodrigues » Ter, 6 de Novembro 2012, 14:16

Aqui no meu bairro, internet decente é internet Via Rádio!
Via cabo chegou só faz 1 mês, e meus vizinhos dizem que é muito ruim, a provedora não cumpre com a velocidade contratada!
yuryrodrigues

Mensagempor Davysson Silva » Ter, 6 de Novembro 2012, 15:16

yuryrodrigues (06-11-2012, 13:16) escreveu:Aqui no meu bairro, internet decente é internet Via Rádio!
Via cabo chegou só faz 1 mês, e meus vizinhos dizem que é muito ruim, a provedora não cumpre com a velocidade contratada!

Aqui é praticamente a mesma situação, agora que a anatel resolveu fazer algo espero que melhore. :\
Enquanto isso vou sonhando com uma internet de 40Gbps. :cry:
Davysson Silva

Mensagempor nuno_nunes » Ter, 6 de Novembro 2012, 22:11

Davysson Silva (06-11-2012, 14:16) escreveu:
yuryrodrigues (06-11-2012, 13:16) escreveu:Aqui no meu bairro, internet decente é internet Via Rádio!

Aqui é praticamente a mesma situação, agora que a anatel resolveu fazer algo espero que melhore. :\
Enquanto isso vou sonhando com uma internet de 40Gbps. :cry:

Pois a essa velocidade não precisavas de parar o download para outro começar :troll:
nuno_nunes

Mensagempor miles_maverick » Qua, 7 de Novembro 2012, 2:19

do meu curso é de 10 megas em cada PC e ainda acho rápida... a minha de um mega, baixo um DVD em "apenas" 12 horas...
miles_maverick

Mensagempor Geonux » Qua, 7 de Novembro 2012, 14:07

Net de 1MB ? o.0
Geonux

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 7 de Novembro 2012, 17:42

Geonux (07-11-2012, 13:07) escreveu:Net de 1MB ? o.0

Se for uma movel há momentos que está com menos de 1 Mb e eu que o diga
nuno_nunes

Voltar para Notícias Gerais