Bem-vindo: Seg, 29 de Abril 2024, 15:58 Pesquisa avançada

Diferendo sobre preços de eBooks na UE perto do fim

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Diferendo sobre preços de eBooks na UE perto do fim

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 7 de Novembro 2012, 17:55

As autoridades reguladoras da União Europeia poderão estar prestes a terminar o diferendo judicial contra a Apple e mais quatro editoras de eBooks, por alegadas práticas lesivas da concorrência, aceitando a proposta feita pelas cinco empresas para aliviar as restrições de preços que estavam a impor aos retalhistas - onde se inclui a Amazon. A decisão final está anunciada para Dezembro.

De acordo com uma notícia divulgada hoje pela agência Reuters, um porta-voz da Comissão Europeia referiu que esta decisão não significa o fim das investigações a às alegadas práticas, mas poderá por termo a vários meses de processos judiciais relativos ao possível estabelecimento concertado de preços entre alguns gigantes mundiais da edição de ebooks.

A decisão agora tomada é vista por alguns analistas como uma vitória da Amazon no mercado europeu, uma vez que a empresa há muito que alega o direito de vender ebooks a preços mais baixos do que a concorrência.

Em setembro passado, cinco editoras de eBooks - Simon & Schuster, HarperCollins, Hachette Livre, Macmillan e Apple - apresentaram uma proposta à Comissão Europeia que prevê o livre estabelecimento de preços e descontos em ebooks durante dois anos, bem como a suspensão durante cinco anos do favorecimento de alguns países em relação aos preços estabelecidos.

Fonte: Tek


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 40 visitantes