Bem-vindo: Qua, 29 de Maio 2024, 5:27 Pesquisa avançada

ACAPOR satisfeita com encerramento do WarezTuga

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

ACAPOR satisfeita com encerramento do WarezTuga

Mensagempor nuno_nunes » Qui, 22 de Novembro 2012, 13:35

Uma queixa apresentada pela ACAPOR junto da Procuradoria-Geral da Republica terá motivado o encerramento do site de partilha de ficheiros WarezTuga e a "limpeza" de uma parte significativa dos conteúdos disponibilizados através do Oxe7. Nuno Pereira, presidente da associação que representa a indústria do entretenimento, congratula-se com o encerramento do site, que a associação considera fortemente lesivo para o sector que representa.

"Juntos, os dois sites somavam 400 mil visitas por dia", sublinha Nuno Pereira em declarações ao TeK. "E não estão em causa hobbies são sites claramente profissionais com publicidade" que rendem muito dinheiro a quem os gere, acrescentou o mesmo responsável.

No perfil de Facebook do WarezTuga é possível ler um pequeno texto que explica a decisão: "depois de muita luta, muita resistência, conseguiram finalmente fechar o site que apaixonou os portugueses. Podemos assegurar que cada dia passado no wareztuga a produzir algo para milhões de pessoas foi extremamente gratificante para todos nós e jamais nos arrependeremos de tudo o que fizemos por vocês".

No mesmo texto, que já conta com mais de 2.500 comentários na rede social e três mil partilhas, os responsáveis do site escrevem "o futuro dirá o que se irá passar, mas jamais desistam do que acreditam e passem esta mensagem a todos aqueles que merecem saber da história do maior projecto de partilha de ficheiros alguma vez feito em Portugal".

Não fica claro se a decisão de encerramento foi voluntária ou forçada pelas autoridades, na sequência da queixa apresentada pela associação que representa a indústria do entretenimento.

Na terça-feira a Acapor foi recebida no Gabinete de Combate à Cibercriminalidade da Procuradoria Geral da República. Numa nota publicada no site no dia anterior a entidade liderada por Nuno Pereira explicava que a audiência serviria para tentar apurar desenvolvimentos relativamente às queixas apresentadas junto do Ministério Público, mas também para a apresentação de duas novas queixas visando projectos "no TOP 100 dos sites mais visitados em Portugal e que estão na origem de dezenas de milhões de downloads não autorizados em Portugal todos os anos".

Ontem, em declarações à Exame Informática, Nuno Pereira revelava que os sites em questão eram o Oxe7 e o WarezTuga fazendo contas ao impacto da sua atuação na visualização de conteúdos digitais de entretenimento protegidos por direitos de autor. Concluía que só o WarezTuga consegue mais visualizações num ano que as salas de cinema.

O site atingiu recentemente os 150 mil utilizadores e 277 mil visitas num dia. Basta que 30% dos utilizadores vejam um filme por dia para no final de um ano o número de espectadores aumentar para 16 milhões, mais que os 15 milhões que passaram pelas salas portuguesas em 2011.

O Oxe7, que além de filmes conta com outro tipo de conteúdos digitais, continua online. No entanto, foram retirados do site todos os conteúdos passiveis de responsabilizar os autores do projecto por infracção aos direitos de autor. Links e conteúdos em streaming já não estão acessíveis, uma alteração que tornará a investigação mais difícil, reconhece a ACAPOR.

Os sites visados nas queixas apresentadas ontem pela ACAPOR junto da PGR não são as únicas que a associação entregou às autoridades. Já tinham sido entregues outras visando mais sites nacionais de partilha de conteúdos. Nuno Pereira prefere não revelar para já o nome desses projetos.

Fonte: Tek


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 22 visitantes