Bem-vindo: Qui, 1 de Maio 2025, 22:21 Pesquisa avançada

ElementaryOS será pago? Provavelmente…

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

ElementaryOS será pago? Provavelmente…

Mensagempor nuno_nunes » Qui, 26 de Setembro 2013, 23:31

Existe uma grande dualidade no universo do Software Livre. Apesar de usarmos (e brigarmos) por aplicações livres (entenda-se sempre grátis e abertas. Saiba mais aqui sobre as 4 liberdades do Software Livre), a grande maioria dos usuários atuais de “softwares livres” querem muito usá-los mas não se preocupam em doar sequer 1 único dólar para qualquer projeto…

Daniel Foré, desenvolvedor responsável pelo projeto ElementaryOS, postou em seu perfil do Google+ a seguinte mensagem:

Com mais de 300.00 downloads do Luna devíamos ter bastante dinheiro para financiar a Isis ( próxima versão do Elementary ), mas a triste realidade é que quase ninguém doa e por isso não conseguimos mesmo financiar o projeto.

E ainda:

Eu não entendo como as pessoas se chateado que nós queremos que as pessoas a pagar por elementar. Nossos desenvolvedores trabalham duro e eles devem ter a oportunidade de ser pago pelo seu trabalho.

Este simples desabafo gerou um verdadeiro flame na internet. Por um lado alguns (entusiastas do software livre) querendo crucificar o Daniel (e o projeto) por talvez estarem mostrando algo que estaria implícito em suas mentes quando iniciaram o mesmo: lucros. E por outro lado outras pessoas que concordam com o fato de que os desenvolvedores devem ter algum ganho financeiro pelo seu projeto.

Sinceramente ambos estão certos…. sim, calma! Não em taquem pedras ainda… deixa eu explicar primeiro.

Todo entusiasta em Software Livre briga pelas Liberdades do Software. Sem essa briga (que se iniciou com Richard Stallman a muito tempo) não teríamos softwares livres, abertos e grátis, onde podemos compartilhar, estudar, usar e ajudar a desenvolver e melhorar. Porém todo entusiasta é um ser humano e precisa de dinheiro, nem sempre para si mesmo (alguns acabam fazendo o que faz por paixão a causa), porém mesmo assim tem custos com seu projeto. Se formos tirar por baixo pelo menos uma hospedagem e um domínio já é um custo que todo projeto tem. Até o próprio Richard Stallman (que sem dúvida é o maior entusiasta desta causa) pede doações para o projeto GNU e tem suas aspirações pessoais com seus projetos.

Os pontos negativos nesta história toda que eu quero ressaltar são:

O projeto ElementaryOS quer dar um passo maior que a perna…

Daniel, me perdoa a franqueza, mas você não acha que está muito cedo pra ficar de mi-mi-mi? Existem projetos muito mais antigos e com muito mais adeptos, e que os seus desenvolvedores não ficam “chorando as pitangas” em público… porque vocês não fazem como o Ubuntu Tweak? Diz que vai fechar por falta de doações e pronto. Se a galera se importar mesmo irá doar pro projeto não parar… (mesmo assim ainda é cedo pra fazer isso!)

Os usuários de Software Livre não se preocupam em ajudar. A grande maioria só quer saber de “sugar” os desenvolvedores!

Esse pra mim é o ponto mais preocupante. Ultimamente a grande maioria dos usuários dos softwares livres não está nem ai pra Liberdade de Software, pros desenvolvedores e etc. Eles querem usar algo útil, atual, bonito e funcional e não pagar nada por isso. Essa é a verdade, infelizmente!

É só olharmos em volta pra ver quantos projetos nascem e morrem por falta de doações… na verdade os projetos que dão certo e se estabilizam são os que tem algum tipo de suporte de empresas (Ubuntu, Red Hat e etc) ou que já estabeleceram comunidades fortes ao longo do tempo (Debian, Fedora e etc).. e que no fim também recebem patrocínios de empresas, só que em menor escala que os primeiros exemplos.

Apesar de concordar em parte com o Daniel, acho muitíssimo prematuro essa atitude e até me preocupo se o objetivo deles é realmente desenvolver algo comunitário ou ganhar dinheiro… imagina se alguma empresa sisma em “comprar” o projeto e transformá-lo em “sei lá o que”… será que eles pensariam duas vezes antes de “vendê-lo”?

E você, o que acha disso tudo?

Fonte: Seja Livre e DioLinux

nuno_nunes

Re: ElementaryOS será pago? Provavelmente…

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 26 de Setembro 2013, 23:41

Compreendo perfeitamente todo e qualquer programador de software livre. Infelizmente a verdade é esta mesma: a grande maioria dos utilizadores não doam dinheiro, apenas usufruem. É uma realidade que infelizmente nas últimas duas décadas fez o Linux demorar a avançar, porque simplesmente não é um poço de dinheiro para o programador que também precisa de dinheiro para se alimentar.

Portanto, sim, compreendo quem desenvolve para Linux se sinta frustrado. Completamente!

No entanto, temos de ter em conta que o Daniel Foré pegou num sistema com milhões de lihnas de código e apenas acrescentou alguns milhares. Na melhor das hipóteses, fazendo uma analogia, Daniel Foré conseguiu criar um rio (o elementaryOS) num oceano (o Linux) e portanto não acho também que seja sensato começar já com frustrações deste tipo, principalmente sabendo perfeitamente que na área do Open-Source as coisas são mesmo assim! Aliás, esta conversa já foi abordada da mesma maneira relativamente ao Android que nunca fala em Linux apesar de o usar e também do Ubuntu que cada vez mais tenta fugir da realidade das suas origens e dos 99% dos pacotes (ou mais) que utiliza que não são da Canonical.

Em todo o caso, como disse, compreendo perfeitamente mas ao mesmo tempo não acho sensato tal pedido. Nesse sentido acho que a melhor coisa que têm de fazer é fazer algo à imagem da Google e da Canonical: continuar a dar as coisas livremente, mas tirarem retorno com isso, por exemplo através de publicidades. Mas as publicidade diretas não são a única coisa que podem fazer para ganhar dinheiro. Por exemplo a Homepage que escolherem para o browser padrão vai receber muitos milhares de visitas todos os dias, portanto se eles venderem isso ganham imediatamente um bom investimento. Os favoritos idem. É preciso arranjar maneiras de tirar retorno e no mundo linux, que já tem uma base gigantesca da comunidade, não me parece que cobrar seja a melhor escolha.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Ricardo JM Vieira » Qui, 26 de Setembro 2013, 23:57

Eu acho que o Daniel Foré meteu o pé na poça, quando disse que não queria que ninguém pagasse 0. Eles fazem o que querem com o projeto, mas já estarem com estas lamentações, não augura nada de bom.

Existem maneiras de falar e de tratar as coisas. Apelar a doação de outra forma. Sensibilizar as pessoas. Recorrer ao kickstarter, por exemplo.
35mm", aqui bloga-se!
Ricardo JM Vieira

Mensagempor Registeel » Sex, 27 de Setembro 2013, 0:18

Talvez não seja a questão do Linux ser um poço de dinheiro, mas concordo que eventualmente a comunidade do software livre falha em criar novos nichos de mercado para empreendimentos de menor porte.

Me digam uma pequena empresa que se tornou grande graças ao Linux. A Canonical já começou grande, a Suse foi comprada pela Novel (uma gigante). A Red Hat também não começou pequena, sendo a primeira do mundo Linux a abrir o capital em 1999.
Registeel

Mensagempor Exploit » Sex, 27 de Setembro 2013, 0:21

desilusão.. :notOK:
Exploit

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 27 de Setembro 2013, 0:24

Registeel (27-09-2013, 0:18) escreveu:Me digam uma pequena empresa que se tornou grande graças ao Linux. A Canonical já começou grande, a Suse foi comprada pela Novel (uma gigante). A Red Hat também não começou pequena, sendo a primeira do mundo Linux a abrir o capital em 1999.

A Google! :twisted:

Estou a brincar! Aliás, o pessoal da Google já tinha alguns conhecimentos que provavelmente ajudaram a serem impulsionados.

Bom, quanto à sua questão efetivamente não estou a ver nenhuma, mas devem existir. O pessoal do Firefox não sei se teve assim tanto investimento inicial, mas teve os favoritos que rendiam dinheiro logo à priori. :roll:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Xterminator » Sex, 27 de Setembro 2013, 0:39

:facepalm2:

Xterminator (22-01-2013, 20:36) escreveu:IMHO, baixei o beta do elementary já sabendo de todas limitações.
E eu acho é que, o elementary "talvez" vingue, não tem um público alvo e vai ter que concorrer com distribuições e interfaces já consagradas até melhores do que a que eles estão querendo implementar.
O usuário iniciante a princípio vai experimentar vai gostar durante 1 ou 2 meses, e quando aprender um pouco mais, vai procurar uma distribuição que lhe dará mais liberdade, e opções de customização.
Um usuário mediano, vai experimentar se conseguir ficar 2 meses é muito.
Um usuário avançado vai experimentar e vai encontrar "muitas limitações", pois ja esta acostumado em ter muitos recursos disponíveis, e vai instalar diversos pacotes, para deixar a distro do jeito que ele quer.

Xterminator (22-01-2013, 22:18) escreveu:
Claudio Novais (22-01-2013, 21:11) escreveu:Eu não concordo com o Xterminator, no entanto inevitavalmente tenho de concordar. Estarei tolinho? Não eu explico.

Não concordo com o que diz ao dizer que não vai vingar. Acho que a velocidade e conceito são perfeitos no estado atual do Linux e juntamente com um bom conjunto de programas acho que torna ideal para o utilizador final, mesmo após muito tempo.

No entanto, tenho de concordar porque na verdade aconteceu-me o que você disse: eu usei, mas não tive paciência por causa de vários aspetos, nomeadamente bugs e falta de muitos recursos que não tenho paciência para instalar. Para isso instalaria um debian ou até um arch.

Portanto na prática, o que me aconteceu faz com que prove que você tem razão. Certo. Mesmo assim, creio que se eles investirem forte no conceito que estão a fazer acho que irão vingar muito bem. Computadores bonitos que venham com este sistema pré-instalado (e com todos os programas necessários) acho que serão perfeitos para uma enorme fatia de mercado. Aliás, é assim que o MacOS está a vingar. Portanto não sei, mas acho que em termos de futuro, acredito que vingue.

Entendo o que você diz, mas o MacOS tem uma empresa que tem $$$$$ por trás, e tem uma enorme legião de fãs, como o Unity tem a Canonical, levando para o lado mais capitalista...
As pessoas tem "prazer" em dizer que utiliza um iMac,iPad,iPhone pois isto é sinal de status "é caro, não importando se é melhor ou pior", logo a não ser que uma grande marca esteja disposta a alavancar o Elementary, ele tem o futuro um pouco incerto, pois está defasado, desatualizado o conceito é bom, mas a longo prazo terão que manter muitas bibliotecas próprias, pois o kernel é velho,e as bibliotecas são velhas.

Minha opinião continua sendo a mesma, na pior das hipóteses instale o gnome-shell e coloque 2 ou 3 extensões, tera algo não 100% igual ao elementary, mas pelo menos terá garantia que seu sistema não vai desaparecer da noite para o dia.
Xterminator

Mensagempor whitexp » Sex, 27 de Setembro 2013, 1:56

whitexp

Mensagempor marcos.vargens » Sex, 27 de Setembro 2013, 3:36

Não me lembro do Linus pedir doação, mas todo mundo sabe que os projetos open-source são uma iniciativa sem fins lucrativos de qualquer espécie. Pedir doação ainda vai lá, mas cobrar eu acho que vai piorar as coisas. É mais provável que façam um fork da distribuição e mantenham só com doações mesmo.

marcos.vargens

Mensagempor hailton » Sex, 27 de Setembro 2013, 5:45

Um projeto de sistema Linux requer muitas horas de trabalho, é mais difícil do que desenvolver pequenos programas. É preciso patrocinadores ou doações da comunidade para manter o projeto em atividade.
Fedora, Debian, Canonical e Mint possuem um ciclo de patrocinadores e uma comunidade que ajuda na correção de bugs. A SUSE da Novell possui uma versão paga e outra gratuita, além de patrocinadores.
elementaryOS é um sistema novo e deveria seguir os mesmos passos de seus concorrentes, colocar publicidade nos links de download para arrecadar dinheiro e encontrar patrocinadores para o projeto. Infelizmente depender de doações da comunidade não é tão interessante quando se há vários opções de distro.

hailton

Próximo

Voltar para Notícias Gerais