Bem-vindo: Sex, 17 de Maio 2024, 19:47 Pesquisa avançada

ElementaryOS será pago? Provavelmente…

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Re: ElementaryOS será pago? Provavelmente…

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 28 de Setembro 2013, 13:39

Olá Carlos,

Aqui tenho de discordar completamente. O ElementaryOS é apenas um conjunto muito restrito de programas próprios no meio de centenas de pacotes instalados que fazem parte de um sistema extremamente estável (dentro do ecossistema Ubuntu) que é o Ubuntu 12.04.

Por algum motivo o Ubuntu 12.04 é recomendado em muitos casos, tanto genéricos como ao nível de jogos (no caso do Steam) e até ao nível de novos computadores que são vendidos com o Ubuntu 12.04. O motivo é simples: a estabilidade do conjunto de pacotes.

Em ubuntus mais novos é utilizado software atualizado, kernel, primitivas de comunicação entre programas e os próprios programas. Por exemplo, umas das coisas que potencialmente dá sempre problemas enquanto beta é a questão da comunicação entre programas, d-bus. Naturalmente que existe até que ajustem todos os programas. No caso do ElementaryOS enquanto beta nunca teve esse problema porque a base já estava estável.

O ElementaryOS é apenas um conjunto de talvez uns 15 programas muito bem refinados e não da autoria exclusiva do pessoal do ElementaryOS. Exemplos disso é Geary.

Para finalizar, a sensação de estabilidade que o ElementaryOS trasmite ao nível das suas aplicações existe de facto por uma coisa que eu também apoio: eles desenvolveram de forma recursiva funcionalidade a funcionalidade. Isto tem um ponto fraco: poucas funcionalidades de início, mas tem um ponto muito bom que é a estabilidade e velocidade. Em contraste, o Ubuntu apresentou o Unity com todas as funcionalidades, quase, mas quase todas elas a funcionarem mal, já para não falar na otimização inexistente. Neste aspeto, sim, o Elementary fez a coisa certa! Mas por outro lado tem graves falhas de usabilidade e funcionalidade, a começar por um exemplo muito simples (que ouvi dizer que agora já corrigiram) que é a falta de acesso partilha de pastas na rede. Uma coisa extremamente simples e útil em redes com vários computadores, algo extremamente comum atualmente.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: ElementaryOS será pago? Provavelmente…

Mensagempor Ron Alon » Sáb, 28 de Setembro 2013, 20:39

Este simples desabafo gerou um verdadeiro flame na internet. Por um lado alguns (entusiastas do software livre) querendo crucificar o Daniel (e o projeto) por talvez estarem mostrando algo que estaria implícito em suas mentes quando iniciaram o mesmo: lucros.


Na boa, quem escreveu este texto é quem, o DanRabbit? Como, raios, sabem que eles queriam lucros? Isso tá me parecendo hater do elementary só porque parece com o Mac... :crazy: :crazy: :crazy: :crazy:

Outra coisa, eles mesmos já disseram que o Luna seria cobrado. Valores: desde 0 até quanto você quiser. O Iris é a mesma coisa.

Povo besta. ¬¬'
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: ElementaryOS será pago? Provavelmente…

Mensagempor Carlos Carvalho » Sáb, 28 de Setembro 2013, 20:59

Boa noite Cláudio ,

Concordo na essência do teu post, no entanto continuo a salvaguardar que se os programas que foram desenvolvidos pela equipa de programadores da ElementaryOS fossem instaveis não era certamente a estabilidade do Ubuntu 12.04 que salvaria de erros constantes e bugs .

Cumprimentos

Carlos Carvalho
 
Mensagens: 22
Registrado em: 26 Dezembro, 2012
Localização: Lisboa - Portugal

Re: ElementaryOS será pago? Provavelmente…

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 28 de Setembro 2013, 21:40

Strobe (28-09-2013, 1:19) escreveu:@Luis
eu não gosto muito de postar,pois creio que eu seja um dos leigos do fórum,então posso estar postando besteira...
enfim,eu tbm não acho o luna um "deus",qndo eu instalei ele aqui,eu não vi nada demais
talvez seja a tal "beleza"(padrão) dele,mas ainda acho que quem faz a beleza do "desktop" é o proprio usuario
mesmo sendo considerado bonito(por padrão) por muitos users,garanto que a grande maioria fazem mudanças "absurdas" para que possam se satisfazer,ou seja,nada resta além de uma distro qualquer...
desempenho por desempenho fico com o Debian mesmo,acho que não troco de distro tão cedo.

desculpe-me pelos meus erros de português

Se não gosta muito de postar, convido-o a continuar a postar, porque não postou alguma besteira, muito pelo contrário, partilhou exactamente o mesmo que eu sinto. Eu próprio já fiz algumas experiências com o meu "DE" apelidado de My Gnome.

Basicamente, este My Gnome faz uso do mesmo princípio usado pelo elementary OS no seu Pantheon. A única diferença reside no facto de terem criado o Pantheon justamente para separar as configurações do Gnome com as da equipa do elementary OS, evitando assim que algumas aplicações apresentem algum tipo de instabilidade por algum tipo de configuração que poderia criar algum tipo de conflito por terem nomes iguais mas usarem tipos de/ou valores diferentes.

Relativamente ao desempenho, mais uma vez tenho de concordar com o que referiu, o Debian apresenta um melhor desempenho :rox:

Quanto aos erros gramaticais... :facepalm2: Todos nós os cometemos :upsiu: por isso não se preocupe :yeah: Se tivermos dúvidas quanto ao texto, basta perguntar para esclarecer ;)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: ElementaryOS será pago? Provavelmente…

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 28 de Setembro 2013, 21:58

Carlos Carvalho (28-09-2013, 10:20) escreveu:Esta distribuição é rápida porque esta equipa desenvolveu as suas próprias aplicações na linguagem de programação '' VALA '' , basta verificar o cuidado colocado em todas as aplicações que esta equipa desenvolveu e que hoje começam a ser usadas noutras distribuições , temos vários exemplos a doca por exemplo é um deles que começou a ser usado por várias distribuições pela sua leveza .

Péssimo exemplo que deu, a dock Plank usada no elementary OS já era usada antes da equipa elementary a ter adoptado, sendo criada e desenvolvida pela equipa da dock Docky. A Plank é resultado do porte da Docky (escrita em Mono) para Vala, numa altura em que o Mono suscitou algumas dúvidas sobre a sua utilização devido a uns problemas que se levantaram.

Apesar de a equipa do elementary OS ter fornecido ferramentas para facilitar o uso da Plank e de esta ter contribuído para o desenvolvimento desta dock, na realidade, quem apresentou tais ferramentas do tipo, em primeiro lugar, foi o autor do Pear OS, que até fornece algumas opções a ter em conta, que o elementary OS não possui.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: ElementaryOS será pago? Provavelmente…

Mensagempor Exploit » Dom, 29 de Setembro 2013, 5:01

Acho que a minha próxima distribuição vai ser esse pear..
Avatar do usuário
Exploit
 
Mensagens: 1297
Registrado em: 31 Agosto, 2011

Re: ElementaryOS será pago? Provavelmente…

Mensagempor Moz » Sáb, 23 de Novembro 2013, 2:56

Conheço perfeitamente o projecto Elementary desde o tempo que em que não passava de um pacote de ícones. Usei o Jupiter mas não consegui continuar a utilizar o Luna. O Gala não é, neste momento, produtivo. Instalei desde então o Saucy Salamander (já me arrependi, pois deveria ter optado pelo 12.04). Doravante, creio que irei somente pelas LTS.
Avatar do usuário
Moz
 
Mensagens: 98
Registrado em: 11 Junho, 2012

Re: ElementaryOS será pago? Provavelmente…

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 26 de Novembro 2013, 11:28

É, o Saucy Salamander também não me convenceu, pelo menos no primeiro mês. Irei testar esta semana e averiguar o estado dele. Nessa altura tentarei trazer uma análise ao sistema!

sobre o Elementary, eu sempre tive muitas esperanças nesse sistema. A minha confiança foi sensivelmente abalada com esta notícia, mas acho que depois de todo o feedback talvez a coisa tenha um rumo acertado.

Só o futuro o dirá. Espero que sim! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Anterior

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes