Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 7:29 Pesquisa avançada

9 Razões para a dominância do Linux entre os 500 ...

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

9 Razões para a dominância do Linux entre os 500 ...

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 23 de Julho 2014, 18:25

... supercomputadores mais rápidos do mundo




Hoje o Linux domina 97% da lista dos 500 supercomputadores mais rápidos do mundo, mas parece que foi ontem (embora tenha sido 20 anos atrás) que a imprensa tecnológica publicou notícias entusiasmadas sobre o primeiro cluster Beowulf, um computador de alto desempenho criado na NASA a partir de vários PCs comuns rodando Linux. Em 1998 isso gerou um how-to para que qualquer interessado pudesse fazer o seu, e hoje é possível montar clusters de alto desempenho a partir de Live CDs que quase automatizam o processo de unir o poder de CPU e a RAM de uma série de computadores como se fossem um só supercomputador.

Essa facilidade, aprimorada por grandes empresas como a HP e a IBM, pelos desenvolvedores do kernel e das camadas de software ao redor dele, e por governos como o dos EUA (onde estão a maior parte dos Top 500) e o da China (onde está o maior crescimento na área), ajudou a levar o Linux à dominância nesse espaço.

A lista de outros motivos (e alguns detalhes sobre o belo supercomputador acima, instalado em Barcelona) você encontra no link a seguir. (via www.eweek.com - “Nine Reasons Linux Rules the Supercomputing Space”)

Fonte: BR-Linux e Eweek


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes

cron