Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 8:06 Pesquisa avançada

Snowden diz que Dropbox é ‘hostil à privacidade’

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Snowden diz que Dropbox é ‘hostil à privacidade’

Mensagempor Bitetti » Seg, 28 de Julho 2014, 14:50

font http://www.revista.espiritolivre.org/snowden-diz-que-dropbox-e-hostil-a-privacidade-e-defende-abandono-do-servico

Snowden diz que Dropbox é ‘hostil à privacidade’ e defende abandono do serviço

Imagem

Em uma nova entrevista de Edward Snowden para o jornal The Guardian, o ex-agente da Agência de Segurança Nacional (NSA) condenou o uso do serviço de armazenamento em nuvem Dropbox, que segundo ele é “hostil à privacidade”.
Assim como alertou contra o uso do Dropbox, Snowden também ressaltou a necessidade de mais sistemas de armazenamento de arquivos que utilizem “zero knowledge” ou “conhecimento-zero”, onde as próprias empresas que oferecem os serviços de armazenamento não possuem acesso aos dados descriptografados dos usuários. Como exemplo de empresa bem sucedida nesse aspecto, ele citou o SpiderOak.
Entre as críticas de Snowden está também a nomeação da ex-secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, como conselheira no Dropbox, a partir de abril de 2014.
Snowden afirmou que o Dropbox é um parceiro alvejado pelo PRISM, programa que monitora comunicações estrangeiras e nacionais nos Estados Unidos. “Eles simplesmente colocaram Condoleezza Rice no barco, que é provavelmente a oficial mais anti-privacidade que você pode imaginar”, afirmou ele.
Para o ex-agente uma solução para aumentar a privacidade dos usuários são os sistemas de conhecimento zero, onde as empresas hospedam conteúdo, mas sem ter acesso aos mesmos. Ele destaca que a única maneira de garantir aos clientes a confiança na empresa é que ela mesma não tenha a capacidade de ler as informações, analisar e manipular o conteúdo do que é armazenado em seus sistemas.
Snowden explica que o SpiderOak tem as mesmas características de armazenamento que o Dropbox, por exemplo, mas que eles estruturaram o sistema de uma forma que os clientes podem armazenar todas as suas informações sem que eles tenham acesso ao conteúdo. Mesmo que eles sejam obrigados (neste caso judicialmente) a entregar o conteúdo, será necessário um mandato de um juíz para que o próprio usuário forneça sua chave de criptografia.
O SpiderOak é um grupo de empresas fundado em 2006 em Illinois, EUA, que oferece um sistema de armazenamento de documentos, vídeos e imagens com um serviço de conhecimento zero. Neste sistema a criptografia dos dados dos usuários é feita em seu dispositivo antes que eles cheguem aos servidores da SpiderOak, dessa forma a empresa não consegue decodificá-los.
O usuário com uma chave exclusiva é o único que pode descriptografar o conteúdo dos arquivos – o que garante a segurança das informações dos clientes, que ficam protegidas de ataques externos e internos.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes

cron