Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 12:16 Pesquisa avançada

Colored Clouds: um wallpaper simples e colorido [making-of]

Você fez algum desenho e quer partilhar? Faça-o aqui! Partilhe Wallpapers, trabalhos de Webdisgn ou até mockups!
Se quiser partilhe também tutoriais de design: do Gimp, Inkscape entre outros programas.

Colored Clouds: um wallpaper simples e colorido [making-of]

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 27 de Setembro 2013, 0:11

Neste tutorial mostro como fazer um desenho vetorial de nuvens semi-transparentes sobre um fundo colorido, fazendo analogia a um arco-íris. O tutorial é essencialmente um vídeo demonstrativo e no final o resultado é o da imagem ao lado.

Como já devem ter reparado, de vez em quando apetece-me brincar um pouco com o Inkscape e com o Gimp. Geralmente prefiro o Inkscape porque ao produzir imagens vetoriais posso sempre reutilizá-las ou modificá-las. Pelo contrário, o Gimp acaba por ser algo muito pouco flexível, limitando-se apenas a reutilizar as diferentes camadas.

Eu comecei a "brincar" aos desenhos há relativamente pouco tempo, aliás, podem acompanhar os vários vídeos que tenho vindo a publicar no Youtube e aqui no Forum para compreenderem esta minha pequena evolução na nota artística. Acho que estou a melhorar, certo? Pelo menos esforço-me para isso! :D

Bom, quanto a este desenho, apesar de parecer extremamente complicado, na verdade ele é precisamente o contrário. Este desenho é apenas um conjunto de algumas dezenas de círculos fundidos (que produziram as nuvens), um fundo em degradê com algumas cores semi-primárias e parte mais complexa desta imagem foi utilizar uma camada no inkscape com um efeito de clarear. Como podem ver, isto apenas deu algum trabalho, de resto é extremamente simples.



Relativamente ao efeito final de usar a camada apenas para clarear, basicamente este efeito tornou possível criar o degradê de transparência. Eu podia fazer um degradê simples para cada nuvem, no entanto o efeito não seria muito natural (apesar de o produto final não o ser também :lol: ). Nesse sentido, fiz umas nuvens brancas e pus umas sombras negras. Ao definir a camada com o efeito de apenas clarear, apenas as zonas brancas ficaram visíveis e as negras ficaram transparentes. Acho que o efeito é bastante interessante.

No final do desenho vetorial ainda decidi pegar no Gimp e fazer um efeito de desfocagem gaussiana, mas apenas a uma zona da imagem. Para isso usei uma máscara circular fazendo com que a desfocagem fosse geral mas mais ou menos no centro da imagem a desfocagem gradualmente desaparecesse. O efeito também me parece interessante e você pode comparar o antes e o depois da desfocagem nas duas imagens abaixo.



Tal como é costume, para além do vídeo demonstrativo ainda disponibilizo o ficheiro com o código fonte, o ficheiro SVG, que você poderá transferir e até reutilizar da maneira que quiser! Se você apenas quiser a imagem PNG original recomendo que clique aqui para a versão sem desfocagem e aqui para a versão com desfocagem.

Entretanto, todo o processo de desenho pode ser visto neste vídeo:
Anexos
Colored_Clouds_1080p.svg.zip
Ficheiro SVG com a imagem original (código fonte).
(5.51 KiB) Baixado 781 vezes
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Colored Clouds: um wallpaper simples e colorido [making-

Mensagempor Exploit » Dom, 29 de Setembro 2013, 5:14

sou do tipo que gosta de conceitos mais escuros mas o desenho está muito bonito.
Avatar do usuário
Exploit
 
Mensagens: 1297
Registrado em: 31 Agosto, 2011

Re: Colored Clouds: um wallpaper simples e colorido [making-

Mensagempor Rafael Schonberg » Dom, 29 de Setembro 2013, 12:48

Claudio experimenta com outras cores.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Avatar do usuário
Rafael Schonberg
 
Mensagens: 901
Registrado em: 19 Novembro, 2012

Re: Colored Clouds: um wallpaper simples e colorido [making-

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 30 de Setembro 2013, 11:39

Olá Rafael,

Ainda ontem apresentei uma pequena variação, neste desktop que apresentei, que pode ver na imagem abaixo. Por acaso seria uma boa ideia fazer algumas variações. Vou fazer isso em breve, com a ajuda do excelente programa Gpick e vou gravar um vídeo. É interessante mostrar estes pequenos pormenores, pelo menos para quem tem interesse nestas coisas :D

Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Design

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 36 visitantes