Então Claudio.
1) Sobre a demora para iniciar a reprodução ela pode ser configurada. Aqui demora mais porque eu defini no gnome-mplayer um cache maior. Como minha conexão por enquanto é de 100kbps prefiro que ele demore um pouco a iniciar mas não sofra "engasgos" posteriormente. Se o utilizador tiver uma conexão mais descente 512kbps ou 1024kbps pode reduzir o cache ou desabilitá-lo no gnome-mplayer e a inicialização será mais rápida ou instantânea.
2) Sobre o video eu pretendi dar ênfase no conky (para mostrar a utilização do processador) ai nos testes onde realizei a filmagem mais distante tive problemas porque ou não dava para ver ou ficava desfocado.

Dai o jeito foi fazer assim mesmo.

3) Sobre colocar o vídeo no fórum. Sinta-se a vontade. Não há qualquer restrição para o uso do mesmo.
4) Sobreo comentário a cerca de alguns vídeos (que utilizavam mais processamento do que outros) eu verifiquei se quando rodavam estavam com qualidade diferente (260, 480, 720) e por vezes a qualidade está igual mas a utilização do processador é diferente. Se achar exemplos posto aqui a título de demonstração/curiosidade.
5) Pois é esse leitor de PDF, utilizando-me de uma expressão comum aqui no Brasil mas que não sei se aplica-se, ou se possui semelhante em Portugal, é uma verdadeira mão na roda. Dispensando a utilização de leitores pesado (Adobe Reader) ou de leitores separados (evince, pdfview). Facilita o uso no dia-a-dia.
De fato a participação em fóruns é um pouco limitada pela quantidade de tarefas e compromissos. Além disso vou compartilhando dicas nos fóruns de alguns SO que uso (aptosid, ubuntu, vector). Mas sempre tomar conhecimento de alguma novidade e/ou dica procurarei reportar por aqui.