Bem-vindo: Ter, 6 de Maio 2025, 23:08 Pesquisa avançada
Saresa (29-10-2012, 1:28) escreveu:O brasileiro tem a fama de ser muito hospitaleiro com estrangeiros, e isso explica um pouco o porquê
Ainda não tem o Ubuntu instalado? Veja:
|
Dicas para melhorar o Ubuntu:
|
|
Claudio Novais (29-10-2012, 2:34) escreveu:Saresa (29-10-2012, 1:28) escreveu:O brasileiro tem a fama de ser muito hospitaleiro com estrangeiros, e isso explica um pouco o porquê
Isso porquê vocês são portuguesesO povo português é conhecido por ser extremamente hospitaleiro, principalmente comparando com qualquer outro país europeu!
É unânime essa opinião de quando os estrangeiros cá vêm!
Saresa (29-10-2012, 0:34) escreveu:Luis Cardoso (26-10-2012, 1:02) escreveu:yuryrodrigues (26-10-2012, 0:59) escreveu:Luis Cardoso (26-10-2012, 0:57) escreveu:Aqui apenas podem registar com o nome de Luís, pois é o que está em vigor! Existe uma tabela de nomes, mas se for de gente famosa (tipo a Lionce Victória, ou sei lá como se escreve), é como se a tabela não existisse...
Em Portugal não são os pais que decidem os nomes dos filhos??![]()
Aqui no Brasil os pais tem liberdade de dar o nome que bem entenderem aos filhos. Da forma que melhor intenderem(vide meu nome).
Podem escolher, mediante uma tabela de nomes permitidos!
Aqui no Brasil algumas coisas são muito comuns na hora de batizar os filhos:
1- Fundir dois nomes num só, geralmente o do pai e o da mãe;
2- Colocar um "son" no fim do nome para parecer estrangeiro (Anderson, Jef(f)erson... Weberson... Wallyson... Richarlyson... );
3- "Aportuguesar" (ou "abrasileirar", sei lá) nomes estrangeiros, geralmente de famosos. Ex: Maicon Jackson, Dêivid, Diéverson (Jefferson?), Cal Marques... até hoje não sei se é erro dos pais ou do escrivão na hora de fazer a certidão de nascimento;
4- Misturar o 2 e o 3.Mas uma pergunta, para vós fato é o quê?
Fato é um acontecimento real, uma informação concreta sobre algo que ocorreu. É a versão não distorcida por testemunhas ou envolvidos. Em Portugal seria facto, e fato seria um tipo de roupa que aqui chamamos de "terno", com calça e paletó, certo?
Eu tenho um fato, e isso é um fato!
Eu tenho um fato, e isso é um facto!
O pássaro foi para o canto da sala,
e com o seu canto, nos deixa a um canto!
Saresa (29-10-2012, 3:15) escreveu:Claudio Novais (29-10-2012, 2:34) escreveu:Saresa (29-10-2012, 1:28) escreveu:O brasileiro tem a fama de ser muito hospitaleiro com estrangeiros, e isso explica um pouco o porquê
Isso porquê vocês são portuguesesO povo português é conhecido por ser extremamente hospitaleiro, principalmente comparando com qualquer outro país europeu!
É unânime essa opinião de quando os estrangeiros cá vêm!
Aí, mais uma coisa que herdamos de vocês ^^
(Em negrito: mais uma expressão usada de forma diferente. Em PT-BR, diríamos "... quando os estrangeiros vêm aqui/vêm p[a]ra cá". O "cá" geralmente só é usado no final das frases.)
Pronominais
Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro.
Saresa (29-10-2012, 10:26) escreveu:Quanto a isso, Luís, também gostaria de saber se há muita preocupação com a norma culta na língua falada da mesma forma que na escrita. No Brasil, não há muito essa necessidade, exceto em situações mais formais. Inclusive o escritor Oswald de Andrade (1890-1954), um dos fundadores do Modernismo, mostra isso em um poema:Pronominais
Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro.
formal: Tenha a gentileza de me dar um cigarro.
"normal": Oh pah, arranja aí um cigarro!
Saresa (29-10-2012, 10:26) escreveu:Outro elemento: o dialeto caipira, usado principalmente na zona rural e interior de São Paulo, norte do Paraná, leste do Mato Grosso do Sul, sul de Minas Gerais e Goiás.
Um exemplo: essa história do Chico Bento, personagem de Mauricio de Sousa, em que um primo da cidade vem visitá-lo para seu aniversário, mostra bem as diferenças (se bem que exageradas).
http://www.monica.com.br/comics/primo/pag1.htm
Voltar para Seja livre e converse! [OFF-TOPIC]
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 31 visitantes