Saresa (30-10-2012, 0:07) escreveu:Alessandra Vianna (29-10-2012, 23:48) escreveu:Aqui no Rio a gente fala "cê", mas é muito raro. Nós usamos muito o "tu"... Aquela novela das 19h que acabou há algumas semanas, a das "empreguetes" (gíria para empregada doméstica), a Penha falava muito "vou te contá pá tu" ou "deixa eu te contá pá você", é como o pessoal da periferia fala.
Eu cresci no subúrbio da Leopoldina, nos arredores tem várias favelas (incluindo o agora famoso Morro do Alemão, e a Vila Cruzeiro, onde o Adriano [jogador do Flamengo] adora passar o fim de semana), sempre achei essa variação o máximo! Eu não sou de falar muitas gírias, mas adorava escutar.
Não sou muito de assistir novela... E com exceção dos sotaques paulistano e carioca, os de outras regiões não são apresentados muito fielmente, principalmente os nordestinos. Baianos não falam devagar, por exemplo, e o sotaque de Salvador é bem diferente do restante do estado.Hoje eu moro na zona norte, na região da Tijuca (se alguém aqui conhecer...), também é rodeada de morros, só que por ser um bairro tradicional (de classe média), até o falar desse pessoal é mais diferente.
Primeira vez em que vejo variações dentro de uma mesma cidade
É, há variações...
O pessoal da zona sul, tem aquele falar de surfista doidão, que é usado como exemplo/deboche, sempre que alguém imita o sotaque carioca... que coloca o "i" onde não deve...
Assim: "O que vocêish ishtão faziendo"... Comecei a reparar isso agora, que estou tendo que transitar pela zona sul. É incômodo.
Não tenho mais (já tive) o hábito de assistir novelas, mas essa que falei, eu parei para ver. Meu professor disse que é bom para estudos antropológicos

E os sotaques nas novelas soam artificial. Não gosto.