Claudio Novais (31-03-2013, 2:08) escreveu:Talvez pudesse dar um post sim, mas mais no sentido de poupar bateria através de menos processamento

Em todo o caso, pela minha experiência um ponto que vale a pena é: nunca deixar a bateria por carregar quando está abaixo de 20% ou 30%. Isso faz diferença, estraga-a. Nota-se semanalmente que ao fazer isso ela vai envelhecendo.
Sobre os tais 70%, não me parece que faça diferença, mas não sou entendido nesta matéria. Talvez o Luís tenha uma palavra a dizer sobre isto!

No máximo, apenas se deve deixar ir aos 10~15% (o chamado «uma vez por festa») sendo regular os 27~28%, não se esqueçam que não é só a saúde da vossa bateria que está em causa, mas a vida do vosso disco rígido e do CPU, cuja falta de energia pode falhar no quesito da refrigeração ou corromper dados... Não sei se é o vosso caso, mas há portáteis que ao serem desligados aceleram a ventoinha para injectar ar refrigerado, baixando assim a temperatura para uma zona saudável, para que o CPU não fique com a temperatura que estava e sem refrigeração associada (por exemplo estar a 50ºC quando ligado e com a ventoinha ligado, ao encerrar-se isso pode subir para um valor superior, antes de começar a baixar).
Se for para lhe espetarem logo de seguida o carregador sem o desligar, então podem deixar ir até os 8% (valor máximo), sendo recomendado os 10~15%. Porquê acima dos 8%? Simples, porque quando se liga o carregador, vai haver ainda algum ruído na alimentação, apresentando alguma ondulação, a qual é preciso repor com recurso à bateria, por isso abaixo dos 8%, o vosso hardware iria sentir essas ondulações que vos podem parecer coisas banais, mas que podem acidentalmente provocar um ligeiro abanão nas cabeças de leitura dos discos rígidos (podendo gerar sectores danificados), ou irregularidades no controlo da ventoinha...
Quanto à carga, os novos computadores nunca recarregam a 100%, é sempre a 90~99%, por isso é deixar sempre chegar a essa marca. Carregar até os 70% não tem qualquer sentido, até porque há controladores que podem apresentar problemas de calibração por depois se criar um "hábito" em torno desses 70%...
Actualmente a minha bateria dura umas 2h (aproximadamente) e apenas tem 78% da capacidade total, isto não foi resultado de um mau carregamento, aliás, se eu tivesse feito isso dos 30 e dos 70%, agora estaria ainda pior... Ela está assim, porque a utilizei para outros fins que a maior parte dos utilizadores não o faz. Utilizei para alimentar um carro autónomo, cujos motores eléctricos causam um enorme
stress à bateria, levando à sua fadiga...
Para vos ser sincero, a cada utilização por bateria, devia seguir-se uma carga em repouso, i.e., com o computador desligado. Porquê? Porque a própria carga provoca aquecimento, mas se estivermos a usar durante a carga, essa temperatura vai aumentar drasticamente. Por isso uma carga à temperatura ambiente é sempre mais saudável para o PC e para a bateria, tendo em conta que para uma bateria durar muitos anos, a temperatura média terá de rondar no máximo os 25ºC.