Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 0:15 Pesquisa avançada

Logos de distribuições sobre uma base "ubuntued" [Making Of]

Você fez algum desenho e quer partilhar? Faça-o aqui! Partilhe Wallpapers, trabalhos de Webdisgn ou até mockups!
Se quiser partilhe também tutoriais de design: do Gimp, Inkscape entre outros programas.

Logos de distribuições sobre uma base "ubuntued" [Making Of]

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 23 de Agosto 2013, 12:28

-- Imagem --
O desenvolvimento de logotipos é algo muito interessante de se desenhar, pela simplicidade que eles exigem. Por outro lado, criar logotipos com muitos pormenores baseados em degradês por vezes torna-os realistas, bonitos.

Nesse sentido, e a pedido do Davysson, resolvi fazer um pequeno ícone (Avatar) com o símbolo do Arch sobre uma superfície semelhante ao contorno do símbolo do Ubuntued. O resultado não é algo de extraordinário, mas até me pareceu suficientemente elegante.

Enquanto eu fiz o desenho, resolvi gravar todo o processo de construção para quem quiser saber como fazer tal desenho. O programa que utilizei foi o Inkscape e utilizei muito poucas funcionalidades do mesmo: apenas degradês, sombras interiores e exteriores e o resto são modelos já existentes (símbolo do Ubuntued e do Arch).

Tal como costumo fazer, partilho também o "source code", ou melhor o ficheiro SVG, onde podem editar como quiserem ;) Segue então o vídeo demonstrativo:
Anexos
Ubuntued_Arch.svg.zip
Ficheiro SVG com o símbolo do Ubuntued
(2.83 KiB) Baixado 900 vezes
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Ícone do Arch sobre uma base "ubuntued" [Making Of]

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 23 de Agosto 2013, 13:08

Entretanto, resolvi aplicar algumas modificações. Inicialmente resolvi criar um efeito de "um conjunto de peças que ao aproximarem-se elucidam o símbolo do arch". Bom, não sei explicar este efeito, mas basicamente é um efeito em que se aumenta o logotipo, e corta-se a base.

O resultado foi 3 peças cinza claro sobre um fundo escuro.

Depois, não estando ainda satisfeito resolvi investigar como criar um efeito mais realista. Vale lembrar o que eu disse no post acima em que ao preencher objetos sem ser com cores elementares ou degradês irá tornar o ícone pesado. Mesmo sabendo isto, queria pôr um efeito metalizado, adicionar textura. Inicialmente demorei a chegar lá (aliás podem ver por este segundo vídeo), mas consegui criar o efeito que eu tinha em mente inicialmente.
ImagemImagem


Para um efeito perfeito, eu deveria ter utilizado uma máscara para cortar os "riscos metalizados", no entanto, como eles estavam tão transparentes achei que não valia a pena. Em todo o caso, se eu tivesse começado agora a fazer este efeito, teria utilizado sem dúvida uma máscara (que no Inkscape não é exatamente como funciona no Gimp, mas vai dar ao mesmo) e assim evitava ter de andar a fazer cortes e sobre-cortes ao símbolo do arch.

Bom, o resultado está apresentado nas imagens acima e o vídeo, mais longo, pode ser visto aqui em baixo. Novamente, em anexo vão os dois ficheiros com o "código-fonte". ;)
Anexos
Ubuntued_Arch_v2_ruidos.svg.zip
Ficheiro SVG com os efeitos metálicos
(351.02 KiB) Baixado 805 vezes
Ubuntued_Arch_v2.svg.zip
Ficheiro SVG da segunda modificação
(4.6 KiB) Baixado 819 vezes
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Ícone do Arch sobre uma base "ubuntued" [Making Of]

Mensagempor Davysson Silva » Sex, 23 de Agosto 2013, 17:49

Esse efeito metalizado ficou muito bom :lu: :lu: :lu:
Obrigado :venia: :venia: :venia:
Avatar do usuário
Davysson Silva
 
Mensagens: 933
Registrado em: 14 Junho, 2011

Re: Ícone do Arch sobre uma base "ubuntued" [Making Of]

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 23 de Agosto 2013, 19:03

@Davysson Silva,

Ótimo! :D

Entretanto, esse seu avatar ficou um pouco sem anti-aliasing. Como você reduziu a imagem? Se calhar exportar diretamente do Inkscape para o tamanho desejado ficaria melhor, não!? :|
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Ícone do Arch sobre uma base "ubuntued" [Making Of]

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 23 de Agosto 2013, 21:41

Já que estás embalado nisto do design, que tal um do Debian? :upsiu:

Só se não der muito trabalho, ok? ;)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Ícone do Arch sobre uma base "ubuntued" [Making Of]

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 23 de Agosto 2013, 21:44

Em breve. Neste momento estou indisponível mas dou novidades, sim! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Ícone do Arch sobre uma base "ubuntued" [Making Of]

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 23 de Agosto 2013, 21:47

Claudio Novais (23-08-2013, 21:44) escreveu:Em breve. Neste momento estou indisponível mas dou novidades, sim! ;)

:OK: :rox:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Ícone do Arch sobre uma base "ubuntued" [Making Of]

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 24 de Agosto 2013, 2:10

Como prometido, aqui está a versão Debian. Voltei a utilizar o último ficheiro SVG utilizado acima, alterando obviamente o logotipo para o do Debian.

Como não sabia ao certo como utilizar as máscaras demorei algum tempo a criar este "ícone". Para além disso, o logotipo original vinha definido com um tamanho muito grande e infelizmente eu não sei o suficiente de Inkscape para diminuir o tamanho de facto. Ou seja, se eu diminuir como normalmente se diminui o objeto vai continuar com características grandes, o que afeta diretamente os filstros utilizados. Nesse sentido, tive de aplicar alguma "engenharia" e criar um novo logotipo com cortes repetidos (vocês podem ver melhor no vídeo).
ImagemImagem


Bom, apesar dos precalços, o resultado parece-me que é o esperado. Pensei em fazer um efeito de logotipo grande como foi o segundo ícone que fiz para o Arch. No entanto acabei por não o fazer porque achei que ficaria mal. No entanto se alguém quiser, a partir de agora é muito simples fazer isso mesmo.

O resultado, tal como podem ver nas imagens acima, apresenta o logotipo do Debian sobre uma base com a forma do logotipo do Ubuntued. Tal como os anteriores, o "source-code" (o ficheiro SVG) é disponibilizado no final deste post. O vídeo do Making Of, pode ser visto a seguir:




EDIT:
Como passatempo extra, resolvi acrescentar uns brilhos manualmente (código fonte também nos anexos):
Imagem
Anexos
Ubuntued_Debian_Metal_shinnig.svg.zip
Ficheiro SVG com os brilhos
(408.56 KiB) Baixado 801 vezes
Ubuntued_Debian_Metal.svg.zip
Ficheiro SVG do ícone com o logotipo do Debian, com efeitos metalizados.
(407.75 KiB) Baixado 790 vezes
Ubuntued_Debian.svg.zip
Ficheiro SVG da versão limpa (sem efeitos metalizados)
(328.06 KiB) Baixado 805 vezes
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Ícone do Arch sobre uma base "ubuntued" [Making Of]

Mensagempor nuno_nunes » Sáb, 24 de Agosto 2013, 10:28

Consegues fazer igual sobre este quando puderes do ubuntu e do manjaro

Imagem
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Ícone do Arch sobre uma base "ubuntued" [Making Of]

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 24 de Agosto 2013, 16:33

@Cláudio :yeah:

Vou só experimentar fazer uma coisa, se der depois partilho o resultado! É só uma ligeira modificação xD
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Próximo

Voltar para Design

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 21 visitantes

cron