Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 15:44 Pesquisa avançada

Bodhi Linux 2.4.0 Next: a próxima versão do sistema com E17

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Bodhi Linux 2.4.0 Next: a próxima versão do sistema com E17

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 4 de Setembro 2013, 13:07

O Bodhi Linux é uma distribuição baseada no Ubuntu que tem duas características espetaculares: é das distribuições mais leves que existe e ao mesmo tempo conta com uma infinidade de efeitos visuais que teoricamente tornariam o sistema pesado. O Bodhi Linux tem estas características porque utiliza o ambiente gráfico Enlightenment!

Atualmente a versão estável do Bodhi Linux é a versão 2.3.0. No entanto, a comunidade não está parada e ultimamente têm desenvolvido a versão Bodhi Linux 2.4.0. Esta nova versão, que está em fase de desenvolvimento, conta com o último Enlightenment, mais precisamente com o e17.3.

O grande diferencial desta versão 2.4.0 é sem dúvida o e17.3, no entanto, há outras novidades, nomeadamente a utilização Kernel 3.8x, um kernel atual. Recorde-se que tanto o Bodhi Linux 2.3.0 como o Bodhi Linux 2.4.0 usam o Ubuntu 12.04 Precise Pangolin, que é uma versão LTS. No entanto, ao contrário desse Ubuntu, o Bodhi Linux 2.4.0 utiliza um kernel bastante mais atual.

Ao nível de aplicações, a filosofia do Bodhi Linux, o que significa que é um sistema extremente "curto" ao nível de aplicações, apresentando apenas um gestor de ficheiros (EFM), um navegador de Internet (Midori), um terminal (Terminology) e o LeafPad para edição de texto (que também é o editor de texto padrão do Lubuntu).


Existe instabilidade?



Atualmente já utilizei este sistema durante algumas horas (duas tardes inteiras) e a estabilidade é algo que me pareceu ter sido uma prioridade. Não encontrei nenhum bug, no entanto reparei que após instalar o Bodhi Linux a minha escolha de idioma português não surtiu efeito. Bom, a solução foi tão simples quanto aceder às opções de idioma e alterar para português. Depois disso, sim, o sistema fico em português.


Está usável?



Este título, em relação ao anterior, parece redundante, no entanto, não é. Apesar do Bodhi Linux ser bastante estável, tanto na versão 2.3 como nesta versão 2.4 que está em desenvolvimento, na verdade é um sistema um pouco cru.

E com isto não quero dizer que os programadores ainda precisam de trabalhar para o sistema ficar bom. Não. Na verdade, refiro-me à filosofia do Bodhi Linux em deixar que os utilizadores personalizem à maneira deles. Ao fazer isto, o sistema torna-se pouco recomendável para utilizadores que nunca tenham visto um Linux à frente. É certo que eles têm uma base de dados excelente onde é possível instalar aplicações muito facilmente, no entanto, essas aplicações precisam de ser conhecidas, algo que um utilizador novato certamente terá dificuldades. Só para você ter noção, não existe um programa definido para visualizar imagens. Precisei de indicar para abrir com o Midori (o navegador de imagens) para visualizar algumas capturas de ecrã que tirei para usar aqui neste texto, tal como pode ver pela imagem ao lado.

Para além disso, apesar de eu ter gostado muito de como funciona o arranque do sistema, parece-me também um pouco assustador para utilizadores mais novos. É que o sistema pergunta logo de início qual é o tema e o tipo de visual que queremos ter, se algo muito clássico, algo muito alternativo ou até algo mais otimizado a tablets. A ideia é excelente, mas talvez falte uma referência "Padrão" para que a confiança em fazer "next > next > next" seja maior. Mas, lá está, não o fizeram porque o utilizador final é que irá personalizar tudo.

No computo geral, é uma distribuição que recomendo vivamente a qualquer um experimentar! A velocidade é surpreendente e os efeitos visuais são em maior quantidade que o Ubuntu. Para além disso, apesar de se ver que vão faltando alguns ajustes de usabilidade, encontramos também pormenores de usabilidade que eu simplesmente adorei! Um deles é o facto de o Bodhi Linux perguntar se eu quero aumentar o tempo de aparecimento do ScreenSaver (imagem abaixo) quando eu não dou tempo para ele sequer aparecer. Ah, outro pormenor é a maneira como o monitor é desligado e ligado, sempre de forma suave. São pequenos pormenores que o pessoal do Ubuntu devia aprender e seguir!



Download do Bodhi Linux 2.4.0



O Bodhi Linux 2.4.0 está disponível para download em várias versões conforme a arquitetura do computador. Você não só encontrará uma versão 32bits e outra 64 bits, como também encontrará uma versão 32bits para sistemas nonPAE. Esta última versão é altamente recomendável para quem não tem RAM superior a 4GB, visto que muitas das primitivas do PAE iriam tornar o sistema um pouco mais pesado.

Para fazer download do Bodhi Linux 2.4.0, visite o link seguinte:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Bodhi Linux 2.4.0 Next: a próxima versão do sistema com

Mensagempor Rafael Schonberg » Qua, 4 de Setembro 2013, 13:46

É pena não ser completo. Mas mostra potencial.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Avatar do usuário
Rafael Schonberg
 
Mensagens: 901
Registrado em: 19 Novembro, 2012

Re: Bodhi Linux 2.4.0 Next: a próxima versão do sistema com

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 4 de Setembro 2013, 15:43

Rafael Schonberg (04-09-2013, 13:46) escreveu:É pena não ser completo. Mas mostra potencial.


Sobre ele não ser completo, bom, isso é uma questão de gosto. Há certos utilizadores que preferem isso mesmo. Eu por acaso prefiro tudo pronto para ser usado. Para mim tem alto valor ser out-of-the-box, no entanto, muitas vezes não gosto nada das escolhas que fazem, por isso um meio termo acho que é o ideal. Por exemplo, prova de que out-of-the-box pode não ser ótimo para toda a gente é o elementaryOS: eu não gosto do Midori e tenho a certeza que uma quantidade de utilizadores bem grande também não gosta (e nem vou falar do LibreOffice).

Quanto ao potencial, em si ele é muito bom. No entanto, os programadores do Bodhi não vão mudar a filosofia, pelo menos que se saiba. Por isso esse "potencial" está apenas intrinsecamente ligado com o que os utilizadores vão instalar no sistema! ;)

Experimente! Na minha opinião não é um sistema para qualquer pessoa, no entanto, tem muitos pormenores espetaculares! :yeah:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Bodhi Linux 2.4.0 Next: a próxima versão do sistema com

Mensagempor moscoiso » Qui, 5 de Setembro 2013, 0:16

Também prefiro um sistema "limpo" uso o Elementary Os e instalei somente o que preciso para trabalhar (Sublime Text 3, Apache, Inkscape e gimp ...) e jogar, para edição dos doc's edito no GDrive ou WordWeb.
Avatar do usuário
moscoiso
 
Mensagens: 25
Registrado em: 08 Maio, 2012
Localização: Salvador

Re: Bodhi Linux 2.4.0 Next: a próxima versão do sistema com

Mensagempor Exploit » Qui, 5 de Setembro 2013, 0:42

aposto que não usas o midori.. :sneaky:
Avatar do usuário
Exploit
 
Mensagens: 1297
Registrado em: 31 Agosto, 2011

Re: Bodhi Linux 2.4.0 Next: a próxima versão do sistema com

Mensagempor shirulkm » Qui, 5 de Setembro 2013, 1:05

Bom, como dizem:
"As vezes, menos é mais..." ;)
Depois de um tempo vc percebe que o sistema completo, está completo até demais, e prefere algo que seja mais a sua medida, sem muita "gordura". E também acho que o pq dessa leveza, é que seja uma Distro mais focada em computadores mais antigos/modestos.

shirulkm
 
Mensagens: 3
Registrado em: 17 Agosto, 2011

Re: Bodhi Linux 2.4.0 Next: a próxima versão do sistema com

Mensagempor abdo » Qui, 5 de Setembro 2013, 11:04

Testei, mas não gostei...
shirulkm escreveu:Bom, como dizem:
"As vezes, menos é mais..." ;)
Depois de um tempo vc percebe que o sistema completo, está completo até demais, e prefere algo que seja mais a sua medida, sem muita "gordura". E também acho que o pq dessa leveza, é que seja uma Distro mais focada em computadores mais antigos/modestos.

Concordo contigo Shirulkm
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
Avatar do usuário
abdo
 
Mensagens: 696
Registrado em: 08 Abril, 2012
Localização: João Pessoa - PB- Brasil

Re: Bodhi Linux 2.4.0 Next: a próxima versão do sistema com

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 5 de Setembro 2013, 16:48

Olá Abdo, posso saber porque não gostou? É que para quem gosta do OpenBox até fiquei surpreendido. É que ambos utilizam uma filosofia de clique na área de trabalho um pouco alternativa que sinceramente não gosto :|

De resto, todos os efeitos visuais a um preço tão tão leve, é incrível! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Bodhi Linux 2.4.0 Next: a próxima versão do sistema com

Mensagempor abdo » Qui, 5 de Setembro 2013, 18:34

Claudio Novais (05-09-2013, 16:48) escreveu:Olá Abdo, posso saber porque não gostou? É que para quem gosta do OpenBox até fiquei surpreendido. É que ambos utilizam uma filosofia de clique na área de trabalho um pouco alternativa que sinceramente não gosto :|

De resto, todos os efeitos visuais a um preço tão tão leve, é incrível! ;)


Sei lá Claudio, na verdade achei ele pouco intuitivo, me senti meio perdido :conf: , talvez seja a má vontade de aprender algo, mas no Openbox :lu: estou em casa, uso o Tint2 que age como painel e como seletor de áreas de trabalho, uso o Synapse para chamar os programas que quero em uma área de trabalho em uso, e uso o próprio menu para chamar os programas em áreas de trabalho em branco.
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
Avatar do usuário
abdo
 
Mensagens: 696
Registrado em: 08 Abril, 2012
Localização: João Pessoa - PB- Brasil

Re: Bodhi Linux 2.4.0 Next: a próxima versão do sistema com

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 5 de Setembro 2013, 22:03

Claudio Novais (05-09-2013, 16:48) escreveu:Olá Abdo, posso saber porque não gostou? É que para quem gosta do OpenBox até fiquei surpreendido. É que ambos utilizam uma filosofia de clique na área de trabalho um pouco alternativa que sinceramente não gosto :|

De resto, todos os efeitos visuais a um preço tão tão leve, é incrível! ;)

:crazy:

Só podes estar a gozar... Openbox e E17 é como comparar o Gnome ao KDE...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Próximo

Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 50 visitantes

cron